segunda-feira, 16 de julho de 2012

Cupcake de morango e suspiro

Cupcake recheado com morangos e ganache de chocolate branco coberto com suspiro
Tô numa gripe danada! Eu detesto ficar gripada... nem sei por que eu falei isso acho que ninguém gosta. Mas eu garanto mil vezes que melhor que eu fique gripada do que meu marido. Já perceberam como eles ficam charmosos, dengosos, mexicanos (mega dramáticos) parece que o mundo (deles) está acabando! Uma vez, eu tinha acabado de casar e morava em Penedo, meu marido ficou gripado. Lá pelas tantas da madrugada ele começou a tossir muito e ficar tonto e reclamar muito de dor na garganta, ele mal falava e de fato parecia que ele estava mega mal. Eu enfiei ele dentro do carro e segui até o Hospital que ficava a 20 minutos de casa pegando a Dutra (eu tinha um medo danado e ainda não tinha dirigido pela Dutra ainda mais de madrugada). Chegando lá a médica examinou, examinou... tirou temperatura e disse que era apenas uma gripe, que a garganta estava limpinha e que ele não estava com febre nem nada. E ainda brincou que não era nada e que homem faz drama para gripe! Recomendou repouso e imediatamente o liberou para ir para a casa. E eu fiquei ali com aquela cara de concha não sabendo se eu beliscava o Sr. Pudim ou se eu gargalhava da situação. Daí eu aprendi uma grade lição que boa parte dos homens são fracos para doença e que usam a doença para denguinho extra! Basta meu marido tossir um pouquinho e ele já se sente o último dos últimos... é um sofrimento sem fim! Tenho que achar graça dessas pérolas da vida a dois! E desejar com todas as minhas forças que a gripe fique longe dele!

Cupcake de Baunilha
Rendimento 12 unidades
Ingredientes
- 1 e ¼ xícara de farinha de trigo
- 1/2  xícara de manteiga
- 1 xícara de açúcar granulado (açúcar união premium se não tem vai de refinado mesmo! Não é cristal!)
- 2 ovos
- 2 gemas
- 3/4 xícara de leite + 1 colher de sopa de vinagre ou suco de limão
- 2 colheres de sopa de extrato de baunilha
- 1 colher de sobremesa de fermento em pó

Modo de preparo

1) Pré-aqueça o forno a 180°. Coloque as forminhas de papel na assadeira de cupcake. Peneire a farinha e o fermento juntos.
2) Junte o açúcar, a manteiga e bata até ficar fofinho (foto).
3) Adicione 1 ovo de cada vez batendo muito bem após cada adição até formar um creme. Acrescente as gemas e bata bem.
4) Misture o leite com a baunilha. Reserve.
5) Adicione alternadamente o leite, a farinha e o fermento peneirados. Não bata demais a massa bata apenas o suficiente para incorporá-los.
7) Preencha 1/2 das forminhas (foto).
8) Leve para assar por 20 a 25 minutos até estar dourado. Faça o teste do palito.
9) Depois de assado espere esfriar por 5 minutos na própria forma e depois transfira para a grade de resfriamento.

Suspiro
Rendimento 3 xícaras de chá
Ingredientes
- 3 claras
- 1 xícara de açúcar refinado
- Uma pitada de cremor tártaro* (Explicação no final do post)
- 1 colher de café de essência oleosa de limão ou 1 colher de sopa de suco de limão ou extrato de baunilha.
Utensílios: Batedeira, material para banho maria, saco de confeitar, cortador redondo de 6cm, um prato com farinha ou açúcar de confeiteiro, assadeira, papel manteiga ou silpat e bico 8B da wilton


Modo de preparo
Cupcake recheado com morangos e ganache de chocolate branco coberto com suspiro

1) Misture as claras e o açúcar e leve em banho maria (foto) mexendo constantemente até atingir a temperatura de 60°C (morna). Se você não tiver um termômetro faça um teste colocando um pouquinho das claras entre os dedos e esfregue para ver se ainda há algum grão. A mistura fica bem liquida e esbranquiçada (foto abaixo antes e depois de aquecida).
Como fazer merengue suiço

2) Leve à batedeira, junte o cremor tártaro e bata em velocidade média alta até obter um merengue em ponto de pico firme. Quando o merengue estiver firme acrescente a baunilha ou o limão e bata só para misturar. Utilize em seguida.
Cupcake recheado com morangos e ganache de chocolate branco coberto com suspiro

3)  Forre uma assadeira com papel manteiga ou silpat. Coloque farinha de trigo ou açúcar de confeiteiro em um prato e passe a base de uma aro de 6cm nele (foto). Marque o silpat com o aro (foto). Faça 12 círculos.
4) Coloque o merengue no saco de confeitar e faça voltinhas dentro dos círculos. (foto). Usei o bico 8B da Wilton também conhecido como bico francês. (foto abaixo).
Bico francês


5) Leve para assar por 40-50 minutos em forno pré aquecido a 180°C. Como o mínimo do meu forno é 180°C eles ficam levemente moreninhos há quem faça um truque para abaixar a temperatura do forno deixando a porta entreaberta. Aí você escolhe! Desligue o forno e deixe os suspiros esfriando lá dentro. Depois de frios destaque e aplique sobre os cupcakes. Eles ficam macios por dentro e bem sequinhos por fora.


Recheio
Cupcake recheado com morangos e ganache de chocolate branco coberto com suspiro


Morango (foto): Pique 15 morangos em quadradinhos junte 1 colher de sopa de açúcar e deixe os morangos macerando por 30 minutos antes de usar. Se você quiser dar um "up" no recheio junte gotinhas de vinagre balsâmico nessa etapa.
Ganache de chocolate branco (foto) (você pode substituir por creme de confeiteiro)
Ingredientes
- 250g de chocolate branco do bom bem picadinho
- 150ml de creme de leite
Modo de preparo
1) Coloque o chocolate picado finamente em um recipiente de vidro ou que possa ir ao microondas.
2) Aqueça  o creme de leite até sair fumacinha e misture ao chocolate. Deixe descansar por uns 5 minutos e depois mexa bem até derreter todo o chocolate. Caso isso não aconteça leve ao microondas por 30 segundos até derreter completamente. Deixe descansar por 2 horas em temperatura ambiente coberta por um plástico filme.

Montagem
Recheio
Cupcake recheado com morangos e ganache de chocolate branco coberto com suspiro

1) Corte o miolinho do cupcake. (foto)
2) Coloque um pouquinho da ganache. (foto)
3) Coloque uma colher generosa de morangos. (foto)
4) Cobra com a ganache. (foto)
Cobertura
Se você quiser você pode só cobrir o cupcake com o merengue e fazer voltinhas ou estrelinha e depois dar um charminho extra com o maçarico ou deixar branquinho se você não tiver maçarico. Fiz tudo usando o bico 8B da wilton olha que bonitinho...
Cupcake recheado com morangos e ganache de chocolate branco coberto com suspiro

Aplique o suspiro sobre a ganache
Cupcake recheado com morangos e ganache de chocolate branco coberto com suspiro

Metadinha da Maldade (minha mãe está comendo!)
Cupcake recheado com morangos e ganache de chocolate branco coberto com suspiro


Importantíssimo
A validade desse cupcake é de apenas 24h por usar morangos frescos!
Sobre o cremor tártaro - O cremor tártaro aumenta o volume e confere uma certa elasticidade as claras em neve.  Quando a gente faz suspiro ou merengue fica mais difícil errar o ponto das claras usando cremor. Outro exemplo, quando a gente acrescenta sólidos aos ovos batidos sempre diminui muito o volume, né? O cremor ajuda na hora de acrescentar a farinha a massa pois ela fica mais fofinha e não "murcha" com tanto quanto a mistura dos ovos batidos sem o cremor. O cremor tem várias utilidades pode até substituir o fermento junto com o bicarbonato num dia de crise de despensa. Também ajuda com caramelados, balas, maçã do amor... controlando a cristalização do açúcar. Não há substituto para o cremor mas ele pode ser subtraído da receita. No caso das claras em neve ajuda colocar uma pitadinha de sal no lugar do cremor caso você não tenha ele em mãos.

88 comentários:

  1. Ain, maldade mesmo!! hmmmmm
    Onde encontro um desses por aqui??

    Bjs

    ResponderExcluir
  2. Oi, Sam!

    Tb tô mega gripada e chateada, mas até o meu nariz tomatão ficou mais calmo com o seu cupcake lindo e delicioso!!!

    Vai pra lista das "mais, mais"!

    Ah, um charme o seu azulejo azul, hein?! Amei!

    Bjão

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Andreaaaaa, nem te conto é adesivo de azulejo! hahahaha... queria dar um charminho e adesivei tudo! Bjks

      Excluir
  3. Oi Sam!

    Essa gripe está judiando de muita gente! Espero que vc melhore logo, viu?
    Estou adorando esses posts com muitas fotos, lindíssimas por sinal!
    Esse cupcake está de matar!!! Tô morrendo de vontade de testar essa receita... ai que delícia!

    Beijos e se cuida! Ótima semana pra vc!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cintya, obrigada! Até minha mãe que veio me visitar pegou a danada da gripe! É mole? Bjks

      Excluir
  4. Que delicia!!! Vou fazer, faço quase todos os que vc ensina, sempre da certo!

    Beijão

    ResponderExcluir
  5. Meu pai amado !!! Sou louca por morangos. Vou aproveitar que chove bem fininho em Niterói e levar minhas filhas pra cozinha. Kkkkkkkkk
    Bjs,
    Aline Amorim

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obaaaaa! Adoro farra na cozinha! Elas vão adorar! Bjks e boa diversão!

      Excluir
  6. adorei a receita.
    amei ainda mais a forma de fazer a cobetura.
    Acabo de postar la no blog uma receita tua, cupcake de chocolate com iogurte natural, uma dádiva de bom.
    Beijo
    boracozinhar-lu.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Lu. Essa receitinha é muito boa, né?! Vou lá no seu blog! Bjks

      Excluir
  7. Adorei....
    Esclareça algumas duvidas:
    Açúcar granulado = açúcar cristal?
    onde encontro o cremor tártaro?
    att

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Fernanda. Açúcar granulado é o açúcar premium da união não é o cristal! Ele fica entre o cristal e o refinado se você não tem o costume de usar ele vai de refinado mesmo. O cremor vende em lojas de artigos para confeitaria. Bjks

      Excluir
  8. Oi Sam! Sou nova por aqui, e estou super curtindo suas dicas!
    Posso fazer a cobertura com o ganache também?
    Bjs!

    ResponderExcluir
  9. Tem algum substituto para o cremor? Ou só funciona com ele mesmo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Kk! Coloquei um update sobre o cremor no final do post! Bjks

      Excluir
  10. Oi Sam! Que arraso!!!!!!!!!!
    As fotos então nem se fala!Fico encantada com as fotos...Parecem de editorial de revista! Vc ainda fotografa com a câmera da Sony, ou comprou uma profissional???? Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Juliana. Comprei uma Canon T3i quando eu fui para Londres. A máquina ainda não é uma pro mas é uma dslr e estou, aos poucos, investindo em boas lentes. Tô adorando! Achei que deu um up danado nas minhas fotos! Bjks

      Excluir
  11. Oi Sam! Desculpa a pergunta boba, mas qual é a utilidade do cremor tártaro? Faz ficar mais durinho? Estou morando em uma cidade pequena no interior e não encontrei aqui. Será que dá certo faz sem ele?
    Obrigada!!! Bjusss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Carina. Coloquei um update sobre o cremor no final do post! Bjks

      Excluir
  12. Hummmmmmmmmmmmmmmm,que deliicia! Sam vc comprou o cremor tártaro aqui em salvador mesmo? E quanto aos cursos.. você não vai mais nos dar o prazer de aprender com você?Beiijoca

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pri, comprei no Bazar do Valter tem de várias marcas. Aulas só em janeiro de 2013! Pode deixar que eu vou colocar tudo aqui. Bjks

      Excluir
    2. Iupiiiii! O bazar do walter é um dos poucos lugares que encontramos produtos bons! Me poe no topo da listinha da primeira turma haha! Preciso de uma teacher foférrima como você para me tornar mais organizada na hora do preparo dos cups, porque apesar de me esforçar para não sujar tudo, no final das contas até o filtro de água não se salva do ataque das coberturas e recheios rsrs Bjo

      Excluir
    3. Pri, pode deixar que eu vou colocar! Bjks

      Excluir
  13. tô rindo muito com a historia da gripe do seu marido! é a mais pura verdade! como os homens sao fracos para gripe! hahaha

    e nada melhor do que deliciosos cupcakes para cura-los!

    http://deliciasdaisa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isadora, eles são fraquíssimos, né?! O meu infelizmente ficou gripado... agora vou aguentar essa... Bjks

      Excluir
  14. Também estou gripada e agora sem palavras....preciso fazer urgente.
    Parabéns!!!!
    Beijos e fique boa logo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ana, essa receita ajuda a levantar o astral! Hahahahaha... desculpas de uma gripada gordinha! hahahahaha...

      Excluir
  15. Adorei a idéia.Só tinha feito de limão com marshmalow por cima.Esse de morango é de ficar sem palavras.Aliás é sua especialidade, nos deixar sem palavras com essas fofurices deliciosas.Beijos e boa semana pra você.

    ResponderExcluir
  16. Katia Almeida17/7/12 8:54 AM

    Ahh que maravilha estas receitas com fotos, estou amando *-*
    Vou fazer agora... já tenho Bolinhos de Baunilha que acabei de tirar do forno..
    hummm só você mesmo Sam...
    Aqui em casa meu Marido é mega manhoso tmb, uma dorzinha ele ja fala que a garganta esta tampada, esta com febre, ja se joga no sofá..e sem contar com os " ai ai"...são todos iguais só muda de nome...rsss
    Ah Sam Que Deus continue te abençoando muiitooo...
    Bjao

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Katia, querida! Esse merengue tá muito custoso, hein?! Assim que tiver um tempo farei um vídeo de merengue para ver se dá uma luz! Bjks

      Excluir
  17. Katia Almeida17/7/12 10:21 AM

    ah Sam que raivaa... eu não te disse que o merengue e eu não nos entendiamos ? hahha não virou.. devo ter feito alguma coisa errada...:(
    Ficou mole esparramou na formaa.. hahahahahah

    ResponderExcluir
  18. Sam, vc é INCRÍVEL!!!
    Vou testar essa receitinha agora, jah que tem uns moranguinhos dando sopa na geladeira XD

    Deixa eu te falar uma coisa, eu tô com um iphone e comprei dois apps de receitas maravilhosos:
    - Primerose Bakery: Tem receitas perfeitas e todas com medidas em gramas, e eu ADOREI, achei que fez toda a diferença! Todas as receitas que testei até então são redondinhas!
    - Hummingbird Bakery: Tem mais receitinhas e videos! Eu achei o da primerose melhor, mas o curioso desse app que que todas as massas de cupcake são feitas misturando os secos com a manteiga, depois acrescentando o leite com os ovos diluidos! o_O Eu n unca tinha visto receitinha de bolo assim, e todas as da Hummingbird são assim! Cê jah viu? Pq será que fazem assim?

    beijinhooooooos <3 <3 <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anaaaaa, nem te conto comprei os dois também e tive a mesma impressão. Sobre o modo de fazer é conhecido como "two steps" ou "High ratio" e servem para receitas que tem teor elevado de gordura (manteiga) que ao ser misturada com a farinha previne a formação excessiva de glútem. Eu acho que esse método resulta em um bolo mais delicado e aveludado. Esse tipo de mistura é legal pois reduz a margem de erro em bolos amanteigados uma vez que você pode bater bem sem se preocupar tanto com o glútem. É considerado um método de preparo mais profissional. Tem um livro muito bom de bolos chamado Rose´s Heavenly Cakes ou Cake Bibble, ambos da mesma autora, e são interessantíssimos pois a autora explica todos os métodos e fórmulas de bolo. Bjks

      Excluir
    2. Eu tenho o Rose`s que vc me recomendou antes de viajar! Eu to lendo ele aos poucos, estudando mesmo! Vou procurar!!!!!! <3 <3 <3

      E vc eh muito incríiiiiivel!!! <3 <3 <3

      Excluir
  19. Ilana Rocha17/7/12 11:14 AM

    Oi Sam, sou sua fã!!! Você é D+++
    Obrigada por suas "maldades" kkk
    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Por nada é sempre bom exercitar o lado negro da força! Hahahahaha... Bjks

      Excluir
  20. Olá Sam, ninguém merece uma gripe, todos a minha volta pegaram, ainda bem que escapei...Homem é mais fraco para doença mesmo, o meu corta o dedo e quase desmaia...rsrsrs
    Esse cupcake está tentador, a combinação de sabores é espetacular!!!
    bjinhos!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nem te conto meu marido pegou a gripe! Tô arrasada! Hahahahaha... Como está a mel? Bjks

      Excluir
  21. Meu Deus! Tô aqui passando mal com seu blog! hahaha
    Fofo e acho que um dos mais gostosos do mundo! <3

    ResponderExcluir
  22. Sam, que coisa mais deliciosa!
    Parabens pelo seu trabalho e pelo fato de que, mesmo depois de tanto tempo, você não se deixou vender como algumas blogueiras por ai. Você não faz merchandising em nenhuma das suas receitas, e isso é otimo pra quem lê.
    Sinceramente, me irrita ler um post em que a pessoa define as marcas de tudo visando o proprio ganho. Eu paro de ler NA HORA.

    Abraços e boa semana para você, Karine.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Karine, eu gosto de falar o que penso e quando eu cito uma marca é porque eu realmente gosto e não estou ganhando nada com isso. As vezes até coincide da pessoa gostar...também acho chato ler um post com uma overdose de marca. Bjks

      Excluir
  23. Vc colocou "vodoo" em mim com esse post e agora vai pagar caro por isso. Muito caro.
    Estou gripado até a alma.
    Vai ter de ficar cuidando de mim a semana inteira.
    Hahaha...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ai, Mozão! Não fala assim tô até com dorzinha no coração! Já que você está muito ruim vai ter que dormir na sala. Vai que eu re-pego a gripe?! Hahahaha... TLV e Bjks

      Excluir
  24. Sam, eu não tinha morangos, mas queria experimentar essa massa e corri para o fogão e fiz agorinha... Nossa foi a melhor massa de cupcake que já fiz na minha vida!!!! Uma delicia!!!!! Fiz com ganache de chocolate por cima, ficou ótimo, da proxima vez experimento com morangos... Vou postar a foto lá no meu blog: http://dBeijoseliciosarotina.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Monica, você é uma fofa! Fico feliz que tenha gostado! Vou lá no seu blog ver suas delícias! Bjks

      Excluir
  25. Sam!!! que receita fantastica!!!!! Vc eh muito fofa mesmo! obrigadaoo!!! uma curiosidade, qual a funcao do buttermilk em uma receita de bolo? bjjssssss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, a função do buttermilk é só deixar o bolo mais fofinho como leva gema, manteiga o ingrediente acido aqui é só para dar aquele up quando entra em contato com o fermento. Bjks

      Excluir
  26. Sam,
    adorei a ideia da voltinha de suspiro. Eu moro em Natal-RN, trabalho com chocolates e doces a mais de 5 anos, comecei com os cup cakes a pouco tempo e morro de medo das coberturas não resistirem a temperatura. A ganache eu já testei e sei que aguenta. rs... Vou fazer de suspiro com certeza. Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ai, ai... adoro Natal. Sou apaixonada pela sua terra! Bjks

      Excluir
  27. Aulas em janeiro de 2013?! Ótima desculpa pra eu ir a Bahia! Bjus!

    ResponderExcluir
  28. Oi Sam,
    Maravilhosa essa receita!!!
    Queria perguntar se vc sabe quanto em gramas é 1/2 xic de manteiga... E se fosse substituir por óleo vegetal ( canola) funciona? Em que medida?

    Bjs e obrigada!!! Suas "maldades" são realmente inspiradoras!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Lisa. 1/2 xícara de manteiga é aproximadamente 113g. Lá no alto do blog tem uma barrinha e lá tem um link medidas e temperaturas lá tem várias tabelinhas de conversão de xícaras para gramas, ml... Uma vez um professor me disse que o óleo pode substituir 1/2 da manteiga sendo assim para 113g você vai usar 56,5g de manteiga e 56,5g de óleo. Espero ter ajudado. Bjks

      Excluir
    2. Muito obrigada! Bjs!

      Excluir
  29. Sam adoro seus posts, suas receitas, suas histórias, vc é maravilhosa!!
    Meu marido fica muito chato quando fica gripado, pega no meu pé e só sabe reclamar de tudo, aff.
    Querida a mateiga tem que ser com sal ou sem sal?
    O extrato de baunilha pode ser substituído por essência de baunilha?
    Beijos e fique com Deus!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Tamara. Aqui eu usei a manteiga com sal. Você pode substituir o extrato pela essência na mesma quantidade. Bjks

      Excluir
    2. Obrigada querida. Bjs

      Excluir
  30. Menina de Deus, sem comentários, só babar!Perfeito

    ResponderExcluir
  31. Oi Sam, eu queria saber como é a receita de 1 unidade de cupcake..Quando você faz pra postar aqui no blog você faz apenas 1 ? Porque eu quero criar um portfolio então eu queria fazer apenas 1 cupcake de vários sabores diferentes..Como faço pra reduzir a receita? Ah e também quero saber como faço para dobrar uma receita..ja fiz algumas vezes dobrando a quantidade dos ingredientes e não deu certo..o bolo solou =( Help mee!!!!!!!!!! Obrigada desde já!!Bjoca

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Pri. Eu geralmente faço a receita inteira até mesmo para testar. Já que você vai montar seu portfólio faça as receitas tire fotos e depois faça um teste com os amigos ou use para degustação de clientes. Dê de presente para possíveis futuros clientes... e por aí vai... Infelizmente não é toda receita que permite dividir ou multiplicar já aprendi isso!Já percebi que receitas esponjosas com base de ovos não permitem isso e que receitas que levam óleo são mais fáceis de serem reduzidas ou multiplicadas... observação pura! Bjks

      Excluir
    2. Muito Obrigada Sam! Eu vou fazer isso!!! beijinhos!!!

      Excluir
  32. Meu Deus, foi a melhor massa de cupcake de baunilha da minha vida!!! ficou muito fofa. meu filho de 8 anos que odeia bolo comeu quase tudo.

    Mas a sua massa fica clara, a minha fica escura. Sera que e por causa da baunilha? Aliás ja fiz o extrato tem 45 dias e ainda esta com cheiro da vodcka. quando fizer com o extrato fica clara?

    Parabens! Graziela

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Graziela, pode ser a cor da gema também. Minha gema estava tão clarinha!!! O extrato fica com cheiro de vodca no início mas o álcool evapora e só o sabor da baunilha vai ficar. Bjks

      Excluir
  33. Thaynara Fernandes19/7/12 11:31 PM

    Sam, precisa mesmo do uso do silpat? posso substituir um dos dois poq nem papel manteiga aqui tem,(interior) pensa fim do mundo, talvez eu possa untar e povilhar a forma?
    Amoo seu blog, Obg bjoos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Thayanara, o ideal seria ter um silpat ou folha de papel manteiga mas se não tem pode untar uma forma que vai dar certo também. Espere o suspiro esfriar para tirar da forma. Bjks

      Excluir
  34. Jesuiiiiiisssssssssssss
    Que lindo e gostoso.
    Tentarei Sam...
    Tentarei
    Beijocas,
    Déa Prado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Déa, tenta e depois me conta!!! Bjks e bom final de semana!

      Excluir
  35. Oi Sam. Olha eu de novo aqui kkkkk. Me ensinaram uma receita de merengue instantaneo que n precisa ir ao fogo (claras, glaçucar e emustab, bater por 10 min na batedeira). Qual a diferença entre cremor tartaro e emustab? Essa receita ai sera a proxima q eu fizer. Uma professora me ensinou a dar mais validade p o morango (so q n vai ficar cm o mesmo gosto de como frescos como esses no recheio ne, mas pra quem vende 24hs de validade é muito pouco) 1 caixinha de morangos, 1 xicara de açucar, mexe e deixa ate começar a ferver (é bem rapido, entao nem da p os morangos amolecerem muito). Bjokas e quero ver se vou fazer umas aulinhas cm vc ano q vem hein!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Vivi! Eu vou ser bem sincera eu tenho o pé atrás com o emustab. É a minha última opção... eu acho que deixa um gosto emborrachado. Sei lá... O cremor ele dá uma elasticidade imagino que o emustab deve emulsificar e manter a clara também e até aumentar o volume um pouquinho. Mas o cremor é mais natureba e não tem aquele tal gosto que eu te falei. Vou fazer esse testo com os morangos. Se quiser vir a Salvador será muito bem vinda! Bjks e boa semana!

      Excluir
  36. Pois é me ensinaram esse instantaneo cm o emustan, n sei se da p substituir por cremor tartaro (vou tentar), mas gostei desse seu ai e mesmo dando um pouco (nem é tanto assim) de trabalho por ir ao fogo cm certeza o gosto deve ficar melhor. Vou fazer o seu e ver a diferença e usar o melhor. Bjokaaaas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vivi, o melhor merengue para se trabalhar é o italiano, aquele a gente faz uma calda de açúcar e junta as claras em neve na batedeira. Ele é firme e fazendo ele direitinho ele tem uma boa durabilidade muito grande. Não estou falando de suspiro e sim merengue. Agora se você for fazer para vender aconselho a usar claras pasteurizadas por causa da salmonela. Alguns professores que eu tive disseram que o processo do merengue italiano mata a salmonela e um professor americano me disse que não e me provou por a+b então prefiro confiar na clara pasteurizada! Bjks

      Excluir
  37. Puxa n sei se vou encontrar claras pasteurizadas aqui em Brasilia, mas certeza irei procurar. Eu pensava que suspiro era so colocar o merengue no forno e ai fazia o suspiro rs. Bjokas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Suspiro é simples sim fez o merengue e coloca no forno, estava falando de merengue puro para ser colocado em coma de um bolo ou cupcake. Bjks

      Excluir
  38. Oláa Sam! amo suas receitas, todas, sem excessão! já fiz algumas sempre fizeram o maior sucesso aqui em casa! Queria tirar uma dúvida, esse rendimento do suspiro de 3 xícaras, dariam pra qntos cupcakes no total? só os 12 da sua receita? pq tenho que fazer 100 cupcakes pro meu chá de bebê, e quero usar sua receita de suspiro!! =)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Daniella, depende da decoração que você quer fazer em cima do cupcake se for uma voltinha bem alta as três xícaras darão exatamente para os 12 cupcakes. Bjks

      Excluir
  39. Sam, Querida,
    Chamo-me Christina, agradeço as lindas receitas. Minha filha me apresentou seu blog e estamos enlouquecidas com as suas ideias e jeito caprichado!
    Mandei um email, não sei se recebeu. Estou com uma dúvida: o suspiro que você ensinou pode ser guardado, se feito com antecedência? Fechado hermeticamente, ou é preciso que sejam feitos e usados imediatamente?
    Aguardo ansiosa por sua resposta!
    Um beijo,
    Christina

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Christina, podem ser armazenados, sim. Mas se na sua cidade o clima for muito úmido recomendo usar em no máximo 3 dias. Guarde sobre papel toalha em uma caixa bem fechada, tire o máximo de ar que conseguir e guarde em local seco e fresco. Bjks

      Excluir
  40. Ah comigo não deu certo :(
    As 3 claras são pasteurizadas??O açucar não derreteu jamais.. devo tentar usando só uma xícara??
    Quero aprender coberturas diferentes de ganache..e menos doces tb..já que todos os cups que faço são recheados..o cup e o recheio ficaram uma delicia!!Fiz tb com pessegos em calda.. ficou bom de mais..só a cobertura que não gostou de mim!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bianca, essas claras que usei não são pasteurizadas. Que açúcar você usou? Que bom que quase tudo ficou bom! Bjks

      Excluir
  41. Oi sam (eu de novo kkkk) posso fazer essa cobertura de um dia p o outro ou sera q com o tempo p suspiro fica mais duro? Vc falou q ele fica durinho por fora e molinho por dentro. Bjokas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vivi, com o tempo o suspiro fica mais mole pois o açúcar vai absorvendo a umidade. Bjks

      Excluir
  42. Oi Sam...fiz a receita no findi e deu super certo. Só os suspiros ficaram maior que o esperado, mas nada que comprometesse. Você tem alguma receita de cupcake com maça? Beijos

    ResponderExcluir

Comentários fofinhos!!!