- Geleia
- Bolinho
- Cobertura merengue italiano
- Cobertura Buttercream de merengue italiano
Começaremos com a geleia de morango caseira
Geléia de morango
Rendimento 1 xícara
Ingredientes
3 xícaras de morango cortados pedaçudamente
1 colher de sopa de suco de limão
½ xícara de açúcar
Modo de preparo
1) Misture tudo e leve ao fogo baixo até dar o ponto. Espere esfriar.
Ponto: Coloque uma colher de café de geleia num pires e espere esfriar se a geléia formar um montinho e descer só até a metade do pires estará boa.
Cupcake de morango
Rendimento 12 unidades
Ingredientes
- 1 xícara de farinha de trigo
- 2 colheres de maisena
- 2 ovos
- 50g de manteiga sem sal
- ½ xícara de açúcar
- ½ xícara de leite
- 1 colher de sopa de extrato de baunilha
- 1 colher de chá de fermento
- ½ xícara de geleia de morango
Modo de preparo
1) Pré-aqueça o forno a 180°. Coloque as forminhas de papel na assadeira. Junte a farinha de trigo com a maisena e peneire 5 vezes.
2) Numa batedeira em velocidade alta bata a manteiga com o açúcar até ficar fofinho. Acrescente os ovos um a um batendo bem a cada adição.
3) Some a baunilha e o leite batendo bem.
4) Junte a farinha peneirada com a maisena aos poucos e bata rapidamente só para misturá-la.
5) Fora da batedeira junte o fermento a mão e em seguida misture a geleia só para mesclar. (foto)
6) Preencha 2/3 das forminhas e leve para assar. Por 20 minutos ou até o palito sair limpo.
7) Depois de assado deixe esfriar na assadeira por 5 minutos depois transfira os cupcakes para uma grade de resfriamento. Deixe resfriar por 1 hora.
A cobertura
Como disse antes essa receita vai ser total flex. Você vai aprender a fazer uma cobertura de merengue italiano e uma cobertura de buttercream de merengue italiano. Uma é só um passo a mais do que a outra. Preparados? Então vamos lá...
Merengue Italiano de morango
Rendimento 4 xícaras de cobertura
Ingredientes
- ½ xícara de clara de ovo (eu uso pasteurizada mas se quiser usar a natural você vai usar +-5 claras)
- 1 colher de café de cremor tártaro
- 1 xícara de açúcar
- ¼ xícara de açúcar (não está repetido não)
- ¼ de xícara de água
- ½ xícara de geléia de morango caseira
- 2 gotinhas de corante rosa se desejar
Toda a operação vai durar no máximo 10 minutos portanto esteja atenta ao tempo. Vamos lá...
Modo de preparo
1) Misture as claras e ¼ de xícara de açúcar e o cremor tártaro. Leve para bater em velocidade máxima. Deixe batendo enquanto você vai fazer o xarope de açúcar.
2) Em uma panela misture a água e 1 xícara de açúcar. Leve em fogo baixo até ferver (foto). Depois que começar a ferver conte 6 minutos mas se você tiver termômetro culinário até chegar em 104°.
3) Despeje delicadamente, com MUITO CUIDADO e de uma só vez o xarope fervendo nas claras em neve. A mistura vai ficar bem levinha mas firme deixe bater por 2 minutos, raspe a lateral para ter certeza que toda a clara foi incorporada e volte a bater por mais 10 minutos ou até a mistura estar fria.
4) Bem se o seu objetivo era ter um merengue consistente e gostoso aqui termina o passo a a passo . É só misturar delicadamente a geléia de morando e umas gotas de corante (opcional). Colocar no saco junto com o bico 1M e decorar! Como você já aprendeu aqui.
Agora, se o seu objetivo é fazer meringue buttercream... vamos em frente. Partindo do ponto onde a geleia ainda não havia sido adicionada, ok?!
Buttercream de merengue italiano
Ingredientes: 300g de manteiga sem sal em temperatura ambiente
Rendimento: 5 xícaras
Modo de preparo: Com a ainda ligada na velocidade máxima junte aos poucos a manteiga cortada em pedacinhos. Depois que toda a manteiga for incorporada bata por mais uns 2 minutos ou até que a mistura esteja bem firme e aerada. Quando isso acontecer troque a velocidade para baixa e junte a geleia e o corante (se quiser). Passe uma espátula nas beiradas e bata novamente só para dar aquela misturadinha básica. Leve a geladeira por 20 minutos. Coloque no saco de confeitar com o bico 1M e decore fazendo as voltinhas. Você já aprendeu aqui.
Importantíssimo: Se o sabor a ser adicionado for liquido de ve ser colocado no final do merengue e inicio do buttercream. Se for chocolate derretido frio, geleia e qualquer ingrediente mais robusto vai no final para dar uma batidinha bem de leve e pronto. Ok?!
Sugestões, possíveis problemas e dicas
- Se o creme não quiser juntar? Continua batendo que vai dar certo.
- Se tiver muito mole? Enfia na geladeira por 30 minutos e depois bate de novo.
- Se não quiser de morango, pode ser de baunilha (2 col. De sopa), chocolate (100g de chocolate amargo derretido e resfriado), limão (raspinhas ou gotas de óleo de limão), Café (2 col. De sopa de nescafé diluídas em 1 colher de sopa de água)
- O sabor dessa cobertura parece um chatilly fresco bem levinho. A cobertura pode ser congelada por 1 mês. Para reutilizá-la basta deixar em temperatura ambiente e bater um pouquinho para deixá-la fofinha de novo.
Se pintou alguma dúvida na cachola assista esses vídeos que eu achei no youtube mostrando exatamente como se faz está tudo em inglês mas não se preocupe se você não souber nadica de nada as imagens falam por si só! Bjks
Video 1
Vídeo 2
Video 3 parte 1 Video 3 parte 2
Amei, deve está uma delicia!
ResponderExcluirPosso usar essa massa para fazer de baunilha?
Fiz um de chocolate no find, infelizmente não usei sua receita e ele praticamente explodiu.
Vou tentar sua receita de baunilha no fim de semana, com recheio de brigadeiro, o que acha?
Você já usou gracê real como cobertura? Vi que algumas pessoas usam...
Pode usar para fazer cupcake de baunilha sim! É só acrescentar 2 colheres de extrato de baunilha na massa. O glacê real fica durinh passei a receita dele no post do biscoito foi aquele glacê que usei na receita para decorar os biscoitinhos. E nem é tão gostosa assim... uso mais para fazer flores, folhas e alguns detalhes. Eu particularmente não gosto do sabor e olha que eu adoro limão!!! Bjks
ResponderExcluirEntão acho que não é esse glacê que estou falando...é aquele mais molinho que algumas pessoas usam para grudar a pasta americana?
ResponderExcluirÉ essa mesma!!! Ela é bem molinha mas depois que seca fica bem durinha! Dependendo da consistência demora horas para secar mas seca. Com ela é possivel fazer decorações com bastante antecedência usando bicos e decorando em cima de uma folha de papel manteiga. É bem versátil para usar em decoração.
ResponderExcluirNossa amei essa receita...vou providenciar os morangos para faze-la....
ResponderExcluirVc é especial ...dividindo tanta gostosura e fofurisse conosco...te agradeço por isso...Beijos e parabens
Sam, posso te fazer uma pergunta?! Lá vai: Você tem que tipo de batedeira? Acha que vale a pena ter uma planetária para quem esta enveredando este mundo de culinária? E das nacionais, qual é a melhor marca na sua opinião?
ResponderExcluirFoi mais de uma pergunta, né?!rs Mas eu adoro o seu blog e suas dicas!
Beijos e obrigada!
Luziléa, você que é uma graça! Sempre presente aqui no blog! Bjks
ResponderExcluirClara vou ser bem sincera a minha vida se divide antes e depois da batedeira planetária. O bolo fica mais fofinho, as claras batidas redem mais. E o melhor o movimento é unico parecido com um fouet. Já a batedeira de duas pás rasga a massa e consequentemente quanto mais batida mais glutem desenvolve o que é uma desvantagem para quem faz bolo. E outra vantagem da planetária são os diferentes tipos de pás aramado, folha e gancho. Naciolnal tem a arno que lançou agora um modelo que tem o bowl de inox que é excelente. O modelo planetário mais simplão (modelo mais antigo) que é o que eu tenho é muito bom também. No meu trabalho tem uma kitchen-aid que é o meu sonho de consumo!!! É excelente!!! Pode perguntar sempre! Bjks
Sam, esse seu cupcake de morango está um pecado de tentador! Eu vou te seguir, embora não tenha um blog. Meu negócio é ler e apreciar os blogs caprichados dos outros...rsrs...Mas vc está de parabéns por compartilhar suas experiências e dicas que são muito valiosas prá quem está engatinhando...Bjo!
ResponderExcluirOi, vim aqui novamente! Acho que não vou poder te seguir, não sei onde clicar para ser uma seguidora do seu blog, paguei micão...rsrs...Mas não tem problema, seu blog Fofurices já está entre meus favoritos, ok! Bjo!
ResponderExcluirLu, eu sou tã por fora desse lance de seguidores!!! Tenho que aprender a blogar direito!!! Vou ver como coloco isso aqui! Eu que paguei micão pois ainda não domino a arte de blogar!!! ahahahahaha... Bem vinda e obrigada! Bjks
ResponderExcluirSam, a quantidade de fermento é esta mesma? 1 col. de sopa? Não transborda não? Geralmente costumo ver 1 col de chá de fermento para 12 cupcakes... Fiquei na dúvida!
ResponderExcluirBjos
Mari, minha querida! Graças a D´us que você me alertou para isso é uma colher de chá!!! Escrevi errado! Desculpe-me! Obrigada pelo aviso! Já corrigi na receita! Bjks
ResponderExcluirOlá Sam,
ResponderExcluiramei o seu blog. Estou começando a arte dos cupcakes e sempre procuro novidades. Fiz este cucake de morango e tive dois problemas, veja se vc pode me ajudar:
A massa não cresce. Ele molhou as forminhas e não cresceu depois de cozido e também não ficou fofa.
O outro problema foi no merengue. Ele ficou mole e ruim de usar no saco de confeitar. Ele saia desuniforme e não deu para fazer o desenho.
Me ajuda?!
Vanessa, quanto a cobertura dependendo do dia ele fica molinha o que é facilmente contornado por 30 minutinhos na geladeira. Há quem faça com antecedência e deixe 12 horas na geladeira em dias muito quentes ou úmidos.
ResponderExcluirQuanto ao bolo
Você assou logo depois que bateu a massa? O forno estava pré-aquecido?
Me conta direitinho como foi tudo. Vamos solucionar esse mistério! Bjks
Oi Sam, sim assei logo depois que bati a massa e o forno estava pre aquecido. Eu acho que foi o morango que acrescentei na massa, pode não ter dado "O Ponto".
ResponderExcluiressa receita dá só pra 1 cupcake ?
ResponderExcluirOi, Moniquinha! Tudo bem? A receita rende 12 cupcakes. Bjks
ResponderExcluirOlá Sam, acabei de conhecer o seu blog e achei ele maravilhoso, a maneira como você divide seu conhecimento me deixou empolgada para me aventurar na cozinha. Vou tentar fazer cupcakes de lembrança para o aniversário de 1 ano do meu filho, eu queria algumas dicas. Posso deixar o buttercream azul? Pelo que li nas suas dicas posso fazer a receita sem colocar a geléia. Nossa, eu não sabia que existe clara pasteurizada e não faço idéia do que vem a ser cremor tártaro. Vou pesquisar...
ResponderExcluirBem, parabéns!
Beijos
help Sam! E se o merengue, depois de confeitar vários, começar a fica aerado, meio desandado, bato novamente? geladeira? Fiz tudo tão certinho... sniffff
ResponderExcluirbjusss
Flávia, para deixar o buttercream azul é só acrescentar gotinhas de corante de preferência em gel. Bjks
ResponderExcluirCalra, é só colocar na geladeira para ficar firme novamente. Bjks
Ola, Sam fofinha,
ResponderExcluirSeu blog e' a inspira,cao numero um das apaixonadas por cupcakes. Estou seriamente pensando em entrar para o ramo.
Ainda nao cheguei no merengue italiano mas recheei cupcakes de baunilha com a geleia de morango e quem experimentou gostou muito. Por acaso vc sabe se eu po,co congelar a geleia? Eu prefiro geleia fresca mas nem sempre se acha morango...
obrigada
Kristie, pode congelar sim por 3 meses! E entre logo para o ramo! Bjks
ResponderExcluirolá, se eu usar o meregue buttercream e por cima uma cupula de pasta americana ele pode ficar fora da geladeira? nao estraga? é para uma festa!!! e ele tb nao fica mole??? beijos
ResponderExcluiroi sam gostaria de saber quanto tempo dura omerengue no cupcake fora da geladeira?
ResponderExcluirAnônimo, olá! Tudo bem? O a cobertura de buttercream de merengue dura 24h fora da geladeira em temperatura amena!
ResponderExcluirNossa. estava procurando um receita e encontri uma perfeita e que ainda se divide em várias!
ResponderExcluirParabéns.
Amei o seu Blog! Muito Fofo mesmo! Eu uso muito essa receita de buttercream italiano, mas quando deixo na geladeira de um dia para outro, quando volto a bater, ela passa de branquinha e maravilhosa (como estava no início)para amarelada (da cor da manteiga)! Isso acontece com voçê? Será que tem jeito de isso não acontecer.
ResponderExcluirOi Sam,
ResponderExcluirMandei um e-mail pra vc mas não obtive resposta.
Qual o jeito mais rápido e fácil de entrar em contato com vc para tirar dúvidas.
Obrigada.
Sheila
Oi, Sheila. Tudo bem? Tenho que pedir um milhão de desculpas ando muito sem tempo de responder meus e-mails. Tô trabalhando muito mas essa semana espero conseguir colocar a minha vida em ordem. Bjks
ResponderExcluirOi.adorei a receita fiz, tudo certinho mas meu creme antes de acrescentar o morango talhou o que fazer. este creme depois que coloca a manteiga tem um tempo que pode bater senao talha?
ResponderExcluirOi, anonimo! Tudo bem? Você deveria ter insistido mais um pouquinho pois logo no início parece talhado mas depois toma corpo de novo!!! Bjks
ResponderExcluirSam de Deus... o que é isso?!
ResponderExcluirHoje estava testando algumas receitas para a bienal e fiz este cupcake... Fofíssima... que cobertura é esta?!?!?! sento e como ela purinha... é coisa de louco...rs
Obrigada por este néctar... só você.
Beijos
Cons
Ana disse: Oi! Fiz e adorei! A massa fica fofinha e úmida por causa da geléia de morango. Aqui em Brasília, nessa época, ficam vendendo morango na estrada. Eles cobram R$ 5,00 por 4 caixas. Coloquei como cobertura seu mashmallow que leva chocolate meio amargo criando aquela casquinha...Mais uma vez, parabéns!
ResponderExcluirBjs
Ana, morei muitos anos em Bsb e as promoções de morango realmente são imbatíveis. Bjks
ResponderExcluirOi Sam!!! Parabéns pelo Blog!!! Tenho uma dúvida quanto a esta receita...
ResponderExcluirQuando bati a manteiga(usei margarina culinária)com o açúcar, o creme ficou com uma aparência "talhada"...
Mesmo batendo bastante, adicionando os ovos continuou talhada. Usei tudo em temperatura ambiente.Em qual parte eu errei??? Tirando isto, estou adorando tudo por aqui!!! Muito obrigada!
Oi, anônimo. Tudo bem? Dá uma lida aqui nesse post na teoria número um eu dou umas dicas sobre a margarina e acredito que o erre veio daí. http://quefofurice.blogspot.com/2010/11/as-fabulosas-teorias-da-forminha-solta.html Bjks
ResponderExcluirOi Sam, preciso da sua ajuda.
ResponderExcluirVou fazer este cupcake mas fazendo só o merengue italiano básico. Queria colocar umas florzinhas pequenas em pasta americana, mas estou morrendo de medo de amolecerem. Me diga se posso colocar pasta em cima do merengue. Minha outra opção seria um glacê simples de cream cheese com açúcar de confeiteiro. Mas continuo com medo de colocar a flores de pasta e ficarem moles. Bjk
Juci, pode colocar sem medo. Escolha flores leves e já secas pois a pasta americana é muito pesada quando ainda úmida e pode afundar no merengue. Bjks
ResponderExcluirSam, acabei fazendo com o glacê de creamcheese. Ficaram dignos de dizermos "que fofurice". Bj e obrigada!!
ResponderExcluirOi Sam! Fiquei curiosa em saber mais dessa clara de ovo pasteurizada. Em que tipo de embalagem é vendida? Depois de aberta, é longa a duração, ou deve ser utilizada logo? Obrigadíssima!! Bjs
ResponderExcluirSimone, essa clara pasteurizada vem em embalagem tetrapack de 1 litro. Deve permanecer na geladeira e consumida rapidamente. Para evitar desperdícios eu congelo caso vá demorar muito para usar. Bjks
ResponderExcluirAdoro teu blog...e to louca para fazer esse de morango!estou fazendo de vagarinho alguns cupcakes e estou adorando!!
ResponderExcluirParabens pelo teu trabalho!!!
Sam, qual o que vc gosta mais? Só o merengue ou com acréscimo de manteiga?
ResponderExcluirOi, Anonimo! Tudo bem? Para essa receita prefiro com acréscimo de manteiga o sabor é bem parecido com o de chatilly. Bjks
Excluir