sábado, 28 de agosto de 2010

Cupcake de maracujá com ganache de chocolate branco

Amigas, nosso relacionamento evoluiu! Eu fiz um vídeo!!! Êhhhhhhhhhhhhhh!!!! Hoje eu acordei Passion Fruit total!!! Eu queria comer cupcake de maracujá e há tempos planejava em fazer um vídeo para esclarecer de uma vez por todas o drama da tinhosa cobertura de ganache de chocolate branco. Vou passar a receita bem depressinha porque hoje a estrela é o vídeo!!!

Cupcake de maracujá
Rendimento 12 cupcakes forminha 0B
Ingredientes
- 1/2 xícara de manteiga sem sal
- 1 xícara de açúcar
- 2 ovos
- 1/2 xícara de suco concentrado de maracujá (se for natural você pode deixar uns carocinhos para dar crocância)
- 2 xícaras de farinha de trigo
- 1 colher de sobremesa de fermento

Modo de preparo
1) Pré-aqueça o forno a 180°. Coloque as forminhas de papel na assadeira de cupcake. Peneire a farinha e o fermento juntos.
2) Em uma batedeira, em velocidade média, bata a manteiga com o açúcar até ficar fofinho.
3) Acrescente os ovos um a uma batendo bem a cada adição.
4) Junte o suco de maracujá alternadamente com colheradas da farinha e fermento peneirados.
5) Preencha 3/4 das forminhas e leve para assar na grade do meio do forno e posicione a assadeira bem meio do forno.
6) Enfie um palito para ver se está bom ou faça a prova do 6° sentido. Se estiver firme ao toque está bom.
7) Deixe esfriar na assadeira por 5 minutos. Depois transfira para uma grade de resfriamento.

Recheio de mousse de maracujá
Para rechear eu fiz aquele mousse de maracujá basicão 1/2 lata de leite condensado, 1/2 caixinha de creme de leite, 1/2 medida da lata de suco concentrado de maracujá, 1 colher de sopa de gelatina hidratada em 1/4 de xícara de água. Bati tudo no liquidificador. Deixei quietinho para dar uma encorpada, esperei os cups esfriarem e recheei todos.

Ganache de chocolate branco
Para a ganache de chocolate branco eu uso a seguinte proporção 3 partes de chocolate para 1 de creme de leite. Como usei 400g de chocolate branco o ideal seria usar 133ml de creme de leite. O dia estava quente e eu resolvi usar 125ml para manter a firmeza. Deu super certo. Aqui vai o vídeo explicando como fazer a ganache e finalizar os cups de maracujá.

Bjks e bom final de semana!

46 comentários:

  1. Sam!!!! Que tópico maravilhoso! Eu já briguei com o chocolate branco na hora de fazer o ganache porque nem sempre conseguia acertar o ponto. Vc acabou com o meu drama e, finalmente, vou acabar fazendo as pazes com o danado do chocolate branco! E esse vídeo é um presentão que só poderia ter vindo de vc, uma pessoa muito fofa, que compartilha todo o seu conhecimento e experiências como se estivéssemos juntas na mesma cozinha.
    A foto está linda, o texto perfeito, o vídeo impecável mas a estrela continua sendo VOCÊ! Muito, muito, muito obrigada!!! Beijos!

    ResponderExcluir
  2. Sam, você nem sabe quem eu sou, mas acompanho seu blog a um tempinho, adoro as postagens, leio sempre, só que leio pelo GReader, ou seja, assino seu feed. Só que você mudou a forma de exibir as postagens né? Não sei se foi proposital, mas agora não consigo ler a postagem toda, nemv e rimagens, sou obrigada a clicar e e olhar diretamente no blog. Isso me faz perder a utilidade do reader que é ler os blogs que eu gosto diretamente nele. PAra quem assina vários blogs ter que entrar em um por um é um transtorno. Se puder voltar à configuração original ficar bem feliz, caso contrário vou sentir falta de te ler, já que só olho os blogs pelo feed mesmo.

    ResponderExcluir
  3. Oi, Lu! Que bom que você gostou pois foi depois de um comentário que você deixou em um post que resolvi fazer o vídeo! Depois que você fizer me conta como ficou! Obrigada por tudo sempre! Bjks e bom final de semana!
    Nicole, cê sabe que eu nem sabia disso! Que bom que você me contou! Ontem eu fiquei ensinando uma amiga a como ter um blog e mexer nele e devo ter desconfigurado algumas coisinhas. Tenho feedreader também e partilho a mesma queixa de blogs que só mandam o cabeçalho! Não se preocupe que já está completão de novo! Obrigada, Bjks e bom final de semana!

    ResponderExcluir
  4. SAAMMMM..simplesmente ARRASOU!!!!..receita maravilhosa e o video..meu Deus que tuuudoooo...amei...nunca fiz ganache de chocolate branco...na verdade ainda nao acertei 100% o preto quem me dera o branco kkkkkk..mas vc me inspira a continuar e nunca desistir..rsrsrs
    Ainda nao postei fotos com meu bico novo, pois quero colocar uma no capricho pra vc....eheheheh
    Adoro vc e seu blog....
    Beijos e parabens!!!

    ResponderExcluir
  5. Estou enamorada com o seu blog! Bom domingo! Beijos Maricota

    ResponderExcluir
  6. Sam...um detalhe amiga...eu estava lendo denovo a receita do cup de maracuja e vc se equivocou nos primeiros passos e colocou para bater a manteiga com os ovos,eu creio q seria com o açucar..da uma olhadinha..beijosss

    ResponderExcluir
  7. TUDO DE BOM!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
    Adorei mais que demais, pois foi um dos videos mais legais e autoexplicativos, que eu ja vi, principalmente p quem nao tem caixinhas de som em alguns ambientes, como eu!!! Vc é demaissss!!!!!

    ResponderExcluir
  8. Me senti na sua cozinha..rsrs.. esse vídeo foi o máximo, super didático, fofo como tudo que vc faz! Já chegamos ao nível do vídeo, quando teremos aulinha ao vivo???

    ps.: Carlinha agora tem site (uiui) e blog! Conto com a visita de vcs, heim! Bjus

    ResponderExcluir
  9. Sam... ARRASOU!
    Menina adorei o vídeo... pode fazer mais centenas... vc está me ajudando muito, mesmo estando tão longe... Obrigada!

    Uma dúvida... qual bico vc usou pra fazer as voltinhas?

    Bjs

    Beth Carol

    ResponderExcluir
  10. Sam, ARRASOU!!! Parabéns, super didático o vídeo, super bem feito e super tentador!haha A Lu tem razão, VOCÊ é a estrela, obrigada por dividir conosco suas delícias!

    Só um PS: Minha enteada cantou esta música o fim de semana inteirooooooooo!rsrs Demos para ela o cd do Pato Fu (Música de Brinquedo, uma graça! E olha que eu acho a voz da Fernanda morninha de dar sono!)e esta faixa é a preferida dela, não parou de cantar desde sexta à noite! ;)

    Beijocas, boa semana!

    ResponderExcluir
  11. Sam, vim agradecer a resposta rápida e tb por ter arrumado. Foi até engraçado, abri o reader e antes de clicar em "Fofurices" pensei: Hummm....será que ela arrumou?
    Sabe quando clica com um medinho bobo?
    Fiquei feliz ao ver a foto e o post todo pimpão!
    Beijão

    ResponderExcluir
  12. Sam!!!

    Cada dia mais sua fã... rsrsrsrsrs... Até meu marido já conhece vc!!! E qnd eu falo algo sobre cozinha, bolo ou cupcake ele diz: vc leu no blog da sua amiga???? hahahahaha...
    Mas agora vamos para a parte prática. Estou com todos os ingredientes comprados para fazer o cupcake de banana com nutella... mas aqui onde eu moro não existe banana d'água. Comprei a caturra (ou nanica), serve essa??? Achei tão gigante a banana para a quantidade pedida na receita. É isso mesmo???

    Beijos

    ResponderExcluir
  13. Sam, onde vc compra Callebaut?

    Bjos!!

    ResponderExcluir
  14. Luziléia querida! Já corrigi obrigada!
    Maricota! Bjks
    Nat! Compro o chocolate callebaut com uma chocolateria de uma cidade vizinha a minha ou na central do sabor peço pelo telefone e recebo via sedex! Bjks
    Carlinha! Arrasou no site! Tá lindo!!! Bjks
    Carol! Usei o bico 1M da wilton! Ele é ótimo para fazer voltinhas! Bjks
    Mari! Nem te conto... não sabia que o Patu Fú também cantava essa música. Essa versão é a original que é do Pizzicato Five! Fui escutar a do pato fú e está bem parecida, mesmo! Bjks
    Nicole! Eu quem agradeço por ter me avisado! Bjks
    Elis! Te mandei um e-mail ontem. E nem te conto com o meu maridão é a mesma coisa. Quando falo alguma coisa que me refiro a alguma pessoa sobre cupcake ou confeitaria ele sempre pergunta assim: "São suas amigas de cupcake que disseram isso?". è legal porque me sinto muito próxima a vocês e quando não posso postar ou conversar sinto muita falta! Bjks

    ResponderExcluir
  15. Oi Sam, parabéns pelo vídeo! Fiquei suuuuuper feliz em poder aprender a fazer o ganache desta forma. Gostaria de saber qual as melhores marcas nacionais para fazer ganache de chocolate ao leite e o branco, pois moro em Manaus e o Callebaut só se fosse via sedex mesmo! Grata. Bjos. Giancarla

    ResponderExcluir
  16. Oi Sam, adoro conferir as dicas do seu blog.
    Fiquei com uma dúvida. O passo 4 da receita (misturar o maracujá e a farinha com fermento)é para ser feito à mão ou na batedeira?
    Bjs. ^^

    ResponderExcluir
  17. Simplesmente PERFEITO.
    Bjkas
    Dea

    ResponderExcluir
  18. Giancarla, nacional acho que a Nestle e Garoto dão bons resultados. Bjks
    Nenna, pode ser feito na batedeira. Mas tem que ser bem rápido! Bjks
    Dea, bjks!

    ResponderExcluir
  19. Estava lendo a receita e fiquei com uma dúvida: não vai maracujá ou suco de maracujá na mousse?Obrigada.
    Carol Alpino

    ResponderExcluir
  20. Carol, já acertei a receita! Obrigada e bjks!

    ResponderExcluir
  21. sammmmm
    me ajuda pelamordedeus rsrsrsrs, sou a fernanda converso com vc por email, mas vi um post seu para as duvidas por no site pois pode ser a duvida de outras então vamos ao desespero:

    1-) fiz o cupcake de maracuja ( maravilhoso) porem minha massa ficou pesada e embatumada sabe ( parece estar cru mas não está) aiii que que eu fiz de errado??? foi a batedeira será???

    2-) fiz o ganache mas não ficou durinho que que eu fiz de errado rsrsrs????

    aiiii que desespero rsrsrsr
    bjs queridaaaa

    ResponderExcluir
  22. Fê, vamos por partes:
    1) Pode ter acontecido o seguinte:
    - Bateu a massa demais.
    - Bateu pouco a manteiga
    - temperatura errada do forno.
    - Fermento problemático.
    Você assou logo depois que bateu a massa? O forno estava pré-aquecido?
    2) Qual o creme de leite que você usou? O dia estava muito quente? Você deixou na geladeira?
    Se desespera, não!
    Bjks,
    Sam

    ResponderExcluir
  23. aiii sam... assei logo que bati a massa, o forno já estava pré aquecido igual vc explicou.. 200 por 15 min depois que colocou os cup´s 180...
    usei o creme de leite de caixinha da nestle e o dia estava normal.
    acredito que eu bati demais a massa, mas minha batedeira é tão fraquinha que eu ponho no mais forte, talvez tenha sido esse o problema tem que bater no fraco né???
    Não deixei na geladeira o creme de leite não !!! ai meu deus fiz tudo errado ( mesmo assim não sobrou um pra contar a historia ) rsrsrs
    ai sam vou tentar fazer denovo bem devagar

    ResponderExcluir
  24. Fê, não o creme de leite na geladeira e sim a ganache depois de pronta para dar o ponto. Da próxima vez coloque menos creme de leite. Dependendo da marca vai menos creme de leite ainda. E quanto a batedeira ela pode ter deixado a massa mais pesada. Faça assim da próxima vez misture a farinha por último e à mão. Bjks

    ResponderExcluir
  25. SOCORRO SAM.
    NESSA PARTE AQUI DO RECHEIO DO CUPCAKE DE MARACUJÁ "1 colher de gelatina hidratada em 1/4 de xícara de água" QUAL A MEDIDA DA COLHER, É COLHE DE QUE?
    BJAOOOOOOOOO,
    PRISCILA

    ResponderExcluir
  26. Sam, tô querendo fazer essa receita para dar de presente de natal para alguns familiares. Vc acha que essa cobertura de ganache resiste ao calor e a embalagem? Tinha pensando em usar o próprio mousse de maracujá, mas imagino que ele vá derrreter todo. O que vc aconselha?

    ResponderExcluir
  27. Priscila, é uma colher de sopa! Bjks
    Julia, essa cobertura de ganache não resiste ao calor!!! Aconselho você a usar o merengue italiano. É a melhor opção para dias quentes. Bjks

    ResponderExcluir
  28. O creme de leite é o mesmo que natas?

    ResponderExcluir
  29. Oi Sam,
    Estou querendo utilizar esta ganache em outro cupcake e pretenso usar limão siciliano. Você poderia me sugerir uma quantidade ideal para esta? Bjs

    ResponderExcluir
  30. Sam, 2 perguntas:
    1 - a massa do cupcake ficou meio farinhenta e não ficou fofinha. Segundo o meu marido, ficou parecendo massa de bolo de padaria. Isso teria relação com o tempo que bati a massa? Fiz tudo na batedeira, bati o açúcar e a manteiga por 2 minutos mais um pouquinho.

    2 - ainda em relação à massa: o gosto do maracujá ficou bem longe. Usei a fruta mesmo batida com um pouquinho de água. Se eu aumentar a quantidade vai desandar a massa?

    Obrigada,
    Thalita

    ResponderExcluir
  31. Olá, creme de leite é o mesmo que natas. Bjks

    ResponderExcluir
  32. Thalita, massa seca pode acontecer por vários motivos: excesso de fermento, muito tempo no forno, excesso de farinha... quanto ao suco da fruta mesmo o ideal é bater sem água para ele ficar mega concentrado! Tenta de novo porque esse bolinho é bem macio e fofo! Bjks

    ResponderExcluir
  33. Juci, a ganache de chocolate branco pode ser aromatizada com raspas de limão siciliano e uma colher de limoncello. Vai ficar uma delícia! Bjks

    ResponderExcluir
  34. Eu eu tô conhecendo o seu blog e estou achando ótimo, e a minha dúvida é a durabilidade desse cupcake.Quantos dias ele dura sem estragar?

    ResponderExcluir
  35. Olá, no máximo três dias. Desde que bem acondicionado em local seco e fresco. Bjks

    ResponderExcluir
  36. PARABÉNSSSSSSS,O VIDEO FICOU ÓTIMO-DIGNO DAS FOFURICES...E ASSIM FICOU MUITO MAIS FÁCIL P/ ENTENDER.OBRIGADO BJS

    ResponderExcluir
  37. Eu fiz!! Quem provou amou! E olha que nao acertei ainda nas voltinhas!!! Aqui eh muuuuuuito quente (nao sei se eh bem esse o motivo mas...! Kkk) quanto ao vídeo, o que tenho a dizer eh que eu te amei na minha primeira leitura, e meu marido esta te admirando a cada dia que conto seus contos e principalmente quando digo que vc curte Ramones e agora tuh me vem com Pizzacato Five? Estamos cada dia mais apaixonados! Bus

    ResponderExcluir
  38. Oi, Anônimo! Tudo bem?! Eu gosto muito de pizzicato five em especial essa música que marcou uma boa fase da minha vida! Na porta da minha casa tem uma placa de metal envelhecida com os dizeres do ACDC "For those about to rock we salute you"... já viu, né?! Casa de rockeiros! E que bom que a receita fez o maior sucesso. Fico contente! Bjks

    ResponderExcluir
  39. A anônima acima sou eu... Talita Pereira. Tenho te enchido o saco nao eh? Kkkk sempre que as crianças dormem, eu venho escolher uma receita pra tentar fazer. Eu sempre uso o iPad e por isso tem tanto erro na escrita, ele sugere a palavra e jah vai completando como bem entende e eu como sou agoniada, acabo mandando sem ler. Bom, vai me dizer que vc gosta tb de Rush?

    ResponderExcluir
  40. Thalita, como boa baterista devo dizer que adoro o Rush! Bjks

    ResponderExcluir
  41. Adorei o cupcake, *-* ficou muito bom e macio!! Eu só troquei a cobertura, fiz com chantilly pois não tinha chocolate branco ;)

    ResponderExcluir
  42. ola gostaria de saber se posso fazer a ganache de chocolate branco e guardar na geladeira?muito obrigada e parabéns pelo trabalho.

    ResponderExcluir
  43. Pode guardar na geladeira por até 7 dias sempre bem tampadinho! Bjks

    ResponderExcluir
  44. Oiii Vc é um amor...sou do Acre e estou fazendo cupcakes já...tudo por vc doar as suas receitinhas. Obrigada vc é um anjoo..

    ResponderExcluir
  45. olá querida.. bom dia! amo seu blog, sempre que posso estou por aqui!
    gostei dessa opção de cobertura...mas seu fizer ela em comecinho de novembro, vai estar um pouco calor, aí não sei se vai dar certo.. eu faço a ganache com o chocolate meio amargo e misturo o chantily batidofica legal.. será que com o branco daría tbm? você tería alguma receita de massa com castanha do pará?
    Obrigado!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Caroline. A receita de cupcake natural e a de nozes servem para castanha do pará. É só substituir na mesma proporção as nozes pela castanha. A ganache do jeito como você faz pode ser feita com chocolate branco só que você vai ter que colocar mais chocolate branco do que o meio amargo que você usa no preparo. Bjks

      Excluir

Comentários fofinhos!!!