quarta-feira, 11 de agosto de 2010

Planejando o Cupcake: Idéias, cores, congelamento e validades.

Um bom planejamento pode salvar energia, economizar tempo e dinheiro.
Então vamos ao questionário básico de quem quer se organizar e fazer tudo sem pressa. Não importa se você for fazer para vender ou se for fazer para comer com os amigos vale a pena dar uma lida e colocar tudo em ordem para o momento ser mais prazeroso.
1) Pra quando é a minha encomenda ou festa?
2) Vou ter que congelar os cupcakes? Cabe no meu freezer?
3) Dou conta de fazer tudo de vespera ou no dia? (lembre-se quanto mais fresquinho melhor)
4) Quantos cupcakes eu tenho que fazer?
5) Qual sabor?
6) Qual será o recheio? Validade do recheio?
7) Qual será a cobertura? Validade da cobertura?
8) Qual a cor da forminha que vou usar? Tenho o suficiente?
9) Que confeito eu usarei? Tenho pronto ou vou ter que fazer?
10) Que material vou utilizar?
11) Eu tenho em estoque todo o material que vou utilizar?
12) Preciso de espaço geladeira para armazená-los?
13) Qual será a embalagem? Tenho as embalagens?
14) Usarei tags, wrappers, bandeirinhas ou qualquer outro impresso? Estão prontos, cortados e furados?
15) Usarei fitas? De que cor? Tenho a quantidade necessária? Estão cortadas?
16) Virão buscar ou terei que entregar?
17) Terei que disponibilizar alguma peça como pratos e suportes para cupcakes? As peças estão limpas e devidamente embaladas?
Paleta de cores
Pra não se perder e ter mil idéias de última hora pense no tema e nas cores que você pode usar e harmonize tudo para não virar um carnaval. Seria algo como desenvolver uma coleção (que chic, hein?). Se você vai vender converse bem com o seu cliente e anote as cores que ele sugere e desenvolva os padrões. Ex.
- Chá de bebê de menina – tons de rosa rosa seco, rosa antigo, rosa clarinho e pérola.
- Festa de 30 anos – rosa e marrom
- Festa de piratas – preto, vermelho e branco
- Halloween – roxo, laranja e preto
- Natal – Dourado e vermelho; branco e prata.

Antes de fazer os cupcakes
1) Deixe todo o material separado, pesado e o que for de peneira, devidamente peneirado!
2) Tira a manteiga da geladeira no mínimo uma hora antes de usá-las o mesmo vale para os ovos.
3) Separe todos os utensílios e eletrodomésticos que você vai utilizar.
4) Prepare a sua ficha de custos e a receita anote qualquer alteração. Não esqueça de tirar foto do seu cupcake depois de pronto e anexar a sua ficha de gastos.
5) Se você for fazer desenhos com a pasta americana procure fotos, desenhos e outros materiais que possam te ajudar para deixar o seu trabalho perfeito.
6) Faça um rascunho do que você quer fazer. Geralmente eu faço um desenho antes com tudo bonitinho do jeitinho que eu quero para me guiar na hora de montar os cupcakes.

Quando eu tenho uma encomenda muito grande de cupcakes eu geralmente faço de véspera e deixo para decorar no dia. Ou se a entrega for no final do dia e eu acordo cedão e faço no dia. Não aceito muitas encomendas por dia pois sei das minhas capacidades e da qualidade que eu quero manter nos meus produtos. Ex. Se eu tiver uma encomenda de 300 cupcakes para o sábado não aceito encomendas para a sexta e no sábado só pegarei essa encomenda. Planejo com antecedência e já começo a fazer no inicio da semana pequenas decorações de pasta americana para que sequem e fiquem só esperando a hora de ser aplicada. Se você está organizando uma festa e o cupcake é apenas mais uma das coisas que você tem que fazer, mais uma vez repito que planejamento é a solução! Aqui toda vez que escrevo sobre uma cobertura ou alguma outra coisa procuro falar também sobre a possibilidade do congelamento. O ideal seria comer sempre o cupcake fresquinho mas nem sempre isso é possível. Para acabar com o mistério do congelamento fiz uma tabelinha com validades e forma de congelar e descongelar. Aqui está ela:
Clique duas vezes na tabelinha para vê-la completa e num tamanho bacana!
Só para finalizar. Eu uso ziploc para congelar ou aquelas marmitinhas de alumínio descartáveis. São bem práticas e fáceis de empilhar e etiquetar. Se congelar o melhor é fazer tudo em separado(cobertura, recheio e bolinho) e deixar para montar na hora. Bjks

29 comentários:

  1. oi Sam....

    Amei esse post, está anotadinho e hoje a noite vou ler e reler....
    bjs querida.... obrigada por nos ajudar nessa empreitada de fazer cupcakes.

    bj
    Dayane Bastos

    ResponderExcluir
  2. Mônica Pertucci11/8/10 2:40 PM

    Dá vontade até de chorar de emoção tamanha sua fofura! Amo seu blog e você. Abçs Monica

    ResponderExcluir
  3. Meu deus, num é que vc acatou minha sugestão, e super rápido? Meu deus, por isso é que gosto tanto desse blog. Muito muito muito obrigada mesmo! UAU!!!!!!

    ResponderExcluir
  4. Sam, vc é incrível! Isso sim é que é planejamento! Tudo nos mínimos detalhes, com todas as dúvidas que podem surgir e as devidas soluções. Eita, esse blog é bom demaissss! Não é à toa que está entre os meus favoritos! Obrigada, amiga! Bjo!

    ResponderExcluir
  5. Dayane, por nada querida! já, já respondo o seu e-mail!
    Mônica, chorar pra quem cozinha só cortando cebola, hein?! Brincadeira minha avó quem diz isso! Obrigada pelo carinho! Bjks
    Querida amiga Lu, já mudei esse planejamento umas 2 vezes!! Cada hora lembro de mais algum passinho! Obrigada sempre! Bjks

    ResponderExcluir
  6. Oi querida....nossa cada dia uma surpresa melhor nesse blog....amei esse post....quanta dica importante.E ainda hoje eu estava aqui pensando em uma festa em outubro que terei que fazer mini cups..pensando como fazer...kkkkkk....caiu como uma luva!!
    Obrigada sempre...beijos

    ResponderExcluir
  7. nossa seu post me ajudou muito, depois de uma ano ainda tenho muito que aprender.obrigada.

    ResponderExcluir
  8. Ahhh que tabelinha excelente hein Sam!!!!!....Obrigada...

    ResponderExcluir
  9. Sam!!!
    Como sempre vc surpreendendo a gente que te acompanha. Maravilhoso esse post!!! Adoro a maneira como vc compartilha seus conhecimentos com a gente.Muito obrigada por mais essa super dica valiosa e que chegou na melhor hora possivel minha 1ª grande encomenda.
    Abraços e muito sucesso pra vc!!!
    Erika

    ResponderExcluir
  10. Poxa Sam, Parabéns pelo seu trabalho q está maravilhoso. Meu filho completa um aninho em Novembro e eu quero ter o prazer de preparar esses bolinhos tão fofinhos! Posto uma foto quando os fizer!
    Ps: Eu tb o chamo de Sam, pois se chama samuel!!!
    Bjs

    ResponderExcluir
  11. Erika, bjks!
    Bjks pro Sam também e manda a foto dos Cups do filhote, hein?!

    ResponderExcluir
  12. Oi Sam, suas dicas tem me ajudado muito, agora vou te seguir!!! são detalhes preciosos para quem gosta dos adoráveis cupcakes,o modo que expõe as dicas é facilimo de aplicarmos na hora das nossas produções, Mui grata por dividir suas experiências, até mais beijus.

    ResponderExcluir
  13. Sam,
    vc sabe me dizer se podemos congelar geleias caseiras que faço para rechear os cupcake?

    Bjs,
    Vanessa

    ResponderExcluir
  14. Sam, meus bolinhos nunca ficam do mesmo tamanho! A colher de sorvete serve para medir porções de receitas mais líquidas como as do cup? O que você me recomenda? Beijo e parabéns pelo blog, venho aqui everyday!

    ResponderExcluir
  15. Sam querida!
    Seu blog é uma verdadeira FOFURICE!
    PARABÉNS!!
    Vc sabe me dizer quantos dias antes da encomenda posso fazer os confeitos com pasta americana? Para uma encomenda no sábado por exemplo, quando devo iniciar? Elas não racham até o dia de utilizá-las? Onde devo guardar até o dia de usar?
    Existe algum produto para que a pasta americana seque mais rápido ou você me aconselha a deixar que sequem naturalmente?
    Vc poderia fazer um post só com sugestões de confeitos hein San?!
    O mercado nacional é tão pobre nesse sentido né?
    Acho q indutrializado, só existe:bolinha pequena e grande, estrelinha, boquinha, trevo e coraçãozinho ou estou enganada? Pelo menos no RJ foi isso que encontrei...Em SP é diferente??
    Se souber de outros confeitos, please, me da um help urgente!
    Preciso tanto de sugestões de confeitos....ás empaco aí....pois, quero fazer alguma coisa diferente e o mercado não oferece opçoes.
    Obrigada querida!
    Muito sucesso e continue blogando....AMO seu blog!
    Beijo grande,
    Rose

    ResponderExcluir
  16. Vanessa, pode congelas as geléias sim. Por 3 meses em saquinhos bem fechados e com o máximo de ar extraído.
    Pri, colher de sorvete. Aqui tem um post que fala sobre ela.
    Rose, dependendo da modelagem você pode fazer até com 1 mês de antecedência. As modelagens devem secar bem antes de serem guardadas. O melhor é acondicioná-las em latas com um sachet de sílica para tirar a umidade. Para secar a pasta americana mais rápido só adicionando cmc a pasta. Anotei a sugestão dos confeitinhos! E realmente o mercado nacional é uma vergonha para os confeiteiros! Bjks e qualquer dúvida me mande um e-mail para conversarmos melhor!

    ResponderExcluir
  17. o seu trabalho é maravilhoso e a sua disponibilidade de ajudar a todos com suas dicas, mostrar a pessoa linda que é.Pretende ingressar nesse nincho do cupcake, gostaria de saber quel é o prazo de validade, para comercializar.Grata

    ResponderExcluir
  18. Olá, anônimo! Tudo bem? A validade do cupcake é de no máximo 3 dias. Boa sorte no novo empreendimento! Bjks

    ResponderExcluir
  19. olá...
    estou organizando uma festa para o dia dos namorados, e pensei em fazer cup cakes para lembranças... na média de 300 aprox.
    a festa é no sabado e estava pensando em fazer os cupcakes na quinta e decoralos na sexta(já que sabado sem chance...) pra decoralos com pasta americana, como faço a conservação do cupcake apos de pronto... tem perigo de estragar fora da geladeira?
    obrigado... blog maravilhoso!

    ResponderExcluir
  20. Oi,
    é lindo a sua generosidade,sonho em aprender a fazer tantas fofuras,ja faço algumas coisinhas nas festas de familia, mas gostaria de ter uma renda com isso, estava totalmente perdida, ja que falta grana para pagar cursos, mas o seu blog alegrou o meu coração.
    Que Deus continue te abençoando, muito obrigada!

    ResponderExcluir
  21. Simplesmente maravilhoso o seu blog.

    ResponderExcluir
  22. Sam

    Seu blog é maravilhoso, parabéns!!!

    Eu vou fazer a festinha dos meus filhos em agosto no tema fundo do mar e vou fazer os cupcakes que vc ensinou (tartaruguinha, polvo, etc...). Queria saber com quanto tempo de antecedencia posso fazer a decoração dos cupcakes com a pasta americana (essas que vc postou: baleia, estrela do mar, tartaruguinha, polvo..).

    Um beijo bem carinhoso!

    Renata

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O polvo, a sereia, o carangueijo... você pode fazer com até 3 meses de antecedência. Guarde em local seco e fresco com até aplicar no cupcake. Bjks

      Excluir
    2. Ah, que legal! Não tinha a menor ideia que podia guardar por tanto tempo. E onde seria um local seco e fresco? Pode ser fora da geladeira? Super beijo e obrigada! Renata

      Excluir
    3. Oi, Renata. Eu faço assim forro uma caixa com papel toalha e coloco os enfeites dentro e guardo no local mais fresquinho da casa. Nada de geladeira. Bjks

      Excluir
  23. Sam, os cupcakes tem que ficar em balcão regrigerado, para vendas??? Precisam ficar regrigerados para os clientes verem e comerem no local??? Bjos, obrigada por dividir, que Deus sempre multiplique tudo pra vc.
    Viviane Carvalho.
    caeciv@hotmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Viviane. Já respondi sua pergunta no post do móvel para cupcake. Bjks

      Excluir
    2. Desculpa!!! Como fuço tudo, não conseguia lembrar onde postei, rs, obrigada, bjks!

      Excluir

Comentários fofinhos!!!