domingo, 21 de novembro de 2010

Cupcake de Natal: Duende Feliz

Amigaaaaaaaaaaas, peço desculpas pelo abandono mas a desfofurice que passei me fez trabalhar em dobro!!!! Mas tudo bem... já está tudo resolvido e agora posso me dedicar ao blog e outras coisinhas no meu tempo livre. Há quem diga que são elfos e não duendes....
Esse é um PAP fotográfico! Hoje faltou luz quase que o dia todo e eu fiquei com medo da bateria da máquina acabar rápido. Eu acho tão bom quando falta luz... no domingo, é claro! Se for dia de semana eu enlouqueço!!!
Hoje vou passar um técnica bem legal de fazer bolas ou listras na pasta americana. Eu uso bastante e acho que fica muito legal. 
Material necessário
- Pasta americana nas cores: Pele, verde e vermelho.
- Petequinha de maisena
- Corante em pó rosa
- Alisador
- Rolinho para abrir a pasta
- Palito ou estequinhas
- Pincel para fazer o blush
- Pincel e água para colar os detalhes
- Rolinho de papel toalha (como no vídeo do fondant para dar suporte ao chapéu)

Como fazer
1) Forre o cupcake com pasta americana cor de pele.

2) Abra um pouco a pasta americana verde (foto 1). Faça bolinhas com a pasta vermelha e cole-as, com pincel levemente umedecido em água, na pasta verde e com a ponta dos dedos achate-as levemente (foto 2). Abra com o rolo na espessura de 0,2cm (foto 3). Vá abrindo e girando para que as bolinhas fiquem uniformes. Para fazer listras o processo é o mesmo.

3) Corte um triângulo com a base de 6cm. Corte um pouquinho curvado para dar um charminho no chapéu.


4) Passe o pincel umedecido na cabeça do duende e cole o chapéu. Coloque o rolinho atrás do chapéu para dar firmeza e encoste-o em uma súperfície limpa e lisa (eu usei uma garrafinha de 600ml de refri). Faça uma bolinha e aplique na pontinha do chapéu.

5) Faça uma "cobrinha" com a pasta vermelha, passe o pincel umedecido na testa rente a base do chapéu e aplique a "cobrinha". Presta atenção! Não aplique em cima do chapéu! Aplique bem coladinho a ele. Faz uma acabamento mais bonito.

6) Orelha: Faça uma bolinha com a pasta americana (foto 1). Agora da bolinha faça uma coxinha e achate-a levemente (foto 2). Com a estequinha ou o palito faça um friso no centro da orelha (foto 3). Aperte as pontinhas para dar um formato pontudo (foto 4). Aplique nas laterais usando o pincel levemente umedecido com água como cola.

7) Nariz: Faça uma coxinha (foto 1). Com a ajuda de uma estequinha, ou palito,  faça as narinas. Cole no centro do rosto já encostando no chapéu.

8) Com uma estequinha ou palito faça a marcação da boca e dos olhos.

Facinho, né? Agora é só deixar secar o chapéu e pronto! Bjk e até amanhã!!!
P.s. Lendo a dúvida da Júlia resolvi explicar uma coisinha sobre tempo x pasta americana:
O que pode ser feito com antecedência:
- Aplicações como flores, estrelas, nariz, laços... podem ser feitos até com 1 mês de antecedência e colocados para secar e então armazenados em local seco e fresco. Pois serão somente aplicados. Nesse caso só o glacê real vai colar as peças no cupcake.
O que tem que ser feito "na hora":
- A tampinha do cupcake, nesse caso o rosto.
- O chapéu, por exemplo, pois tinha que ser modelado na cabeça e depois a ponta deve ser colocada para secar. O tempo vai variar de pasta para pasta e de região para região. O meu secou em menos de 2 horas mas nos dias chuvosos demora 12 horas para secar!!!

21 comentários:

  1. oi Sam!
    Td bem querida?

    Seu doende, está muitoooo fofo, amei, e essa tecnica da das bolinhas na pasta americana, ficou bem legal dá até para fazer uma arvore de natal...né?

    Querida, tudo lindo... sempre, parabéns

    Bjs
    Dayane Bastos

    ResponderExcluir
  2. Eu já estava estranhando, essa seu sumiço, espero que realmente esteja tudooooo resolvidoooooo
    Como eu disse, desfofurices não combina com vc.
    Bj
    Dayane Bastos

    ResponderExcluir
  3. Oi Sam! Que bom que as coisas se resolveram! Não se desculpe, sabemos que vc não vive só em função do blog embora, é claro, tenho certeza de que vc sabe que somos como crianças esperando doces prá nos lambuzarmos...\O/
    Gostei da técnica das bolinhas na pasta americana, acho que dá prá fazer o efeito de zebra e oncinha fazendo da mesma forma, né! Vc tem idéias ótimas e sempre com a mesma boa vontade, compartilha o que sabe. Eita, que coração gigantesco é o seu!
    * Quanto a falta de luz, Sam, eu fico em parafuso quando acontece por aqui. Nunquinha que eu ficaria feliz como vc, seja em qualquer dia da semana, eu fico mal humorada...rsrs... E prá completar, sem internet também não dá!
    Beijos!!!

    ResponderExcluir
  4. lindo!!!!
    aqui...te perguntei sobre o cakepop...help!o bolo esfarelado que vc usa é o bolo pronto esfarelado mesmo???
    bj

    ResponderExcluir
  5. Sam amei o duende!

    Tudo haver com o Natal, e lembrou outro personagem natalino que quase eu nem vejo em cupcakes!

    Que bom que tudo passou ai e que você está de volta!

    Tava sentindo sua falta aqui já!


    E por favor me responde o que você acha daquelas favas de baunilha que tem pra vender no mercado livre, você acha confiavel ou não??

    ResponderExcluir
  6. sammm
    como tingir a pasta americana????
    procurei aqui masão achei
    bjs
    fefe

    ResponderExcluir
  7. Sam!!! Não suma!!!
    Tá lindo o duende!!! Faz mais... faz em 3-d.
    Sam, tô louca atrás daquele marcador de matelassê que vc disse que comprou da Wilson. Não acho em lugar nenhum nenhum!!! Vc lembra onde comprou???
    Bjaooooo

    Luana

    ResponderExcluir
  8. SAM QUERIDA. NÃO SUMA ASSIM, NOSSO DIA FICA SEM SENTIDO (TUDO BEM, NEM TANTO. MAS QUASE ISSO RSRSRS)

    SAM SEU CUPCAKE DE DUENDE TÁ LINDO LINDO LINDO, MAS PRECISO DE UM HELP URGENTE EM OUTRA COISA. NAQUELA RECEITA DO CUPCAKE DE BAUNILHA COM RECEHEIO DE BRIGADEIRO DE NUTELLA, QUANDO VC DIZ "DUAS COLHERES DE SOPA DE CHOCOLATE EM PÓ", É CHOCOLATE EM PÓ MESMO OU É NESCAU????
    FIQUEI NA DÚVIDA POR SER BRIGADEIRO.

    OUTRA COISA, NO RECHEIO DO CUPCAKE DE MARACUJÁ VC MANDA COLOCAR UMA COLHER DE GELATINA HIDRATADA. MAS É COLHER DE QUE? SOPA?

    HELP POR FAVOR!!!!

    BEIJÃOZÃO FOFÍSSIMO,
    BELLA

    ResponderExcluir
  9. Socorro, Sam!!! DÚVIDA, DÚVIDA, DÚVIDA!.
    Vou testar essa decoração amanha, mas me tira uma dúvida.
    Num outro posto vc disse que logo após de modelar a pasta americana, devemos aplica-la no cupcake. Depois li um outro post seu mandando deixar secar a pasta modelada (acho que era o laço) por duas horas e depois aplicar. Já num outro vc disse que deixa secar de um dia para o outro. Fiquei doidinha rsrs. O que eu realmente devo fazer quando trabalhar com pasta americana?

    E o que devo passar no cupcake antes de colocar a pasta cor de pele para colar? Pode ser ganache?

    Beijinhos Super FOFOS
    :)))))))))

    Julia

    ResponderExcluir
  10. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  11. Oi Sam! realmente eu estranhei o seu sumiço e tbm fiquei preocupada, pq vc só some qdo acontece alguma coisa, espero que não tenha sido grave.
    Adooooooooorei o seu duende, ficou muito fofo......vc tem sido nossas inspirações para as decorações em cupcakes, espero que vc não fique brava da gente copiar os seus modelitos e obrigada novamente por nos dar tantas idéias.
    Bjus...

    ResponderExcluir
  12. Adorei o blog!Vou seguir :)

    ResponderExcluir
  13. Lindo... lindo... lindo!!!!
    Mais uma vez você arrasou!!!!
    Beijokas

    Dani Fiks

    deliciascupcake.com.br/blog

    ResponderExcluir
  14. Dayane, essa técnica é bem bacana mesmo! Boa idéia a da árvore! Bjks
    Lu querida, com essa técnica faço zebrinha e oncinha embora prefira pintar a oncinha a mão!hahaha... coisa de gente doida! Mas sou muito fão dessa técnica acho que dá uma cabamento bem legal. Pena que se errar já era. Bjks
    Mari, eu uso esfarelo o bolo que eu mesma faço. Mas você pode esfarelar o bolo comprado pronto, mesmo! Sem problemas. Bjks
    Ellen, pois é o duende coitadinho vive esquecido!!! Já sobre as favas eu já comprei no ML uma me dei mal (a mais barata) uma tranqueira sem fim. Já a mais cara é muito boa! Já comprei mais de uma vez e gostei bastante! Bjks
    Fefe, no post do lacinho chanel e da pasta americana falo sobre isso. Mas explicando bem ligeiramente... a pasta deve ser colorida com corante em gel em peuqnas quantidades até dar o tom desejado. Bjks
    Luana, se eu não me engano eu comprei o marcador em uma loja de biscuit que estava fechando a loja. Se eu não me engano a Mago tem um rolinho marcador de matelassê. Se eu achar te falo! Bjks
    Bella, nunca uso nescau uso sempre chocolate 50% da Nestle (aquele do padre) ou da Callebaut. Sobre a gelatina é uma colher de sopa. Bjks
    Julia. A melhor colinha é geléia, buttercream ou doce de leite. A ganache nem sempre dá certo. Respondi no post a sua dúvida mas logo te adianto o tempo de secagem varia de peça para peça algumas como o laço devem secar modelados, portanto depende da espessura, formato, condições climáticas, tipo de pasta americana... com o tempo você vai pegando o jeitinho! Bjks
    Elsa, querida. Fique a vontade. Coloco os psp justamente por isso. Bjks
    Cássia, bem vinda! Obrigada e bjks.
    Dani, obrigada! Seu blog está fofo! Bjs

    ResponderExcluir
  15. Muito obrigada, Sam!!! Se encontrar o marcador me avisa sim.
    Vou ficar esperando o próximo post.
    Bjãoooo,
    Luana

    ResponderExcluir
  16. Querida Sam, concordo com a Lu Yoko... eu fico olhando de vez em quando pra ver se tem um novo post seu. E este fim de semana, eu me perguntava o que teria acontecido e só desejava que vc tivesse bem!
    Oh! é o primeiro cupcake de duende que eu vejo, vc surpreende-nos, sabia?! E, claro, que esta mega fofo.
    Bjo grande no coração

    ResponderExcluir
  17. Olá, Sam! Voltei prá comentar mais uma coisinha: A-DO-RO quando vc volta ao post inicial e reedita o texto, socorrendo a gente como vc fez com as dúvidas da Julia. Isso mostra como vc se importa e muito em interagir com todas nós que já passamos por aqui e com outras que ainda vão ler o post. Por isso, eu sempre volto prá ler tudo novamente. Lá no finalzinho, às vezes, tem alguma coisa que complementa o post e que é interessante (e engraçado também...rsrs)...Beijão!

    ResponderExcluir
  18. Sam, acabei de descobrir seu blog e amei !!!! estou começando a fazer os cup cakes , fiz alguns cursos e fuço muiiito na internet.
    Parabens pelo blog, muiiito lindo e adoro suas dicas !!!!!!

    Bjos

    ResponderExcluir
  19. Obrigada por esclarecer minha duvida Sam ^^

    ResponderExcluir
  20. Sam, adorei esse cupcake, vou tentar fazer! Obrigada pelo comentario fofo sobre os colares no meu blog e tambem por compartilhar essas fofurices deliciosas com a gente!!!!Um beijo!
    Beth

    ResponderExcluir
  21. Esse e o duende mais fofo que ja viii,vou faze-lo para esse natal,espro que fique tao fofinho quanto o seu <3

    ResponderExcluir

Comentários fofinhos!!!