segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

Caneta com tinta comestível

Ter um kit de canetas comestíveis em casa quebra um galhão (não tô chamando ninguém de macaco gordo)! As canetas são úteis para decorar docinhos, bolinhos, pães, biscoitos e por aí vai. Não precisa ter muita habilidade para usar! Você pode fazer bolinhas, corações, escrever nomes e até fazer desenhos mais sofisticados. As canetas são solúveis em água e, a única ressalva, pintam somente em superfícies secas. O que significa que para pintar sobre a pasta americana você vai precisar esperar que ela seque primeiro. Para quem não está a fim de fazer altas decorações com a pasta eu acho a caneta uma boa solução.  Eu uso a caneta para fazer detalhes como olhos, botões de roupa, sombrear alguns desenhos. Agora vamos ao que interessa. Aonde eu encontro a caneta? Essas da foto são da Mago. São boas? Errrrr... comparativamente não. As cores são limitadas e a caneta começa a falhar logo. Mas é o que tem aqui no Brasil. Não dá para desenvolver um super trabalho artístico mas dá para se virar e isso basta. Se eu não me engano o kit com 5 canetas custou R$8,00 e eu achei numa loja simples na minha cidade ou seja deve ser fácil de encontrar. 
Se você se deparar por aí com canetas da Americolor (o corante preto da americolor super black é excepcional), raibow dust ou kopykake pode comprar pois não tem erro. Algumas tem até ponta dupla, uma mais grossa e outra mais fina.  "Ah, Sam! Você nem falou das canetas da Wilton, poxa!?! " Não falei pois não acho que são boas! São finas, chatinhas... peguei implicância! hahahahahaha... gaste na americolor e fique satisfeito.

6 idéias para usar as canetas
1) Desenhar a mão livre no papel arroz. Ex. Cartões comestíveis, desenhos engraçados, bilhetes super secretos tipo "coma depois de ler"...
2) Deixar recados no pão. Ex. "Esse é meu". "Lambi o pão". Tô brincando... mas seria muito fofo desenhar em tortas, pães... imagina servir um cachorro quente cheio de coração.
3) Desenhar em frutas. Algumas como a maçã podem ser desenhadas depois de descascadas.
4) Pintar bolos, cupcakes, doces e confeitos cobertos com fondant, marzipã ou pasta americana.
5) Escrever ou deixar recados no prato. Olha que fofo! Ex. Você pode escrever o nome de quem vai sentar naquele lugar, deixar um recado para o maridão, escrever um poema... muito inspirador, não?!
6) Usar stencil para decorar bolos e cupcakes. Na realidade essa é a melhor finalidade da caneta!!! Dá para fazer cada arabesco lindoooooo!!!

P.s. Depois de uma longa pesquisa ví que em alguns sexshops (não que eu saiba! Hahahaha... ) vendem canetas comestíveis com sabores (vamos abstrair o uso carnal e focar na gastronomia). No único sexshop da minha cidade não tem e a vendedora ainda me olhou com uma cara... Enfim, se alguém achar por aí me conta se serve para confeitar. Pelo que eu lí a composição das canetas é a mesma. 
Já respondendo...
Esse minibolo é um cupcake coberto com marzipã (para nivelar) e depois coberto com pasta americana. Bjks

21 comentários:

  1. Lindo cupcake Sam ^^


    Estas canetinhas as vezes salvam mesmo a nossa pele ^^

    Beijos

    Visite o meu blog http://cupcakesfun.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Verdade, essas canetinhas salvam mesmo a nossa pele rs

    Bjs

    ResponderExcluir
  3. Oi Sam, que bom que está de volta eu estava com uma saudade...
    Já vi esta caneta mas nunca usei, esta que você falou que vende no sex shop eu já vi na Casa do Biscoito, vou usar depois digo o que achei. Enviei um e-mail para você falando do seu Cupcake de baunilha,mas não sei se recebeu.

    Beijinhos doces

    Dani Fiks

    ResponderExcluir
  4. Olá, Sam! Lá vem vc com mais idéias prá facilitar a vida das cupcakes lovers! Prá quem não leva muito jeito e nem tem muita paciência prá fazer detalhes pequenos utilizando a pasta americana, essas canetas são um achado! Esse seu minibolo ficou muito fofo e com esse laço chanel simples vermelho ficou show!
    Bom, eu nem sei onde ficam os sexshops daqui da minha cidade mas dei uma pesquisada no Google e achei umas tais canetinhas gel comestíveis nos sabores chocolate, leite condensado, morango, cereja, doce de leite, menta, enfim,...prá todos os gostos...rsrs. Mas não sei se funcionaria prá decorar cupcakes, não tinha nada lá no site da loja explicando sobre isso, só em termos carnais mesmo...kkkkkkk!
    Beijos, flor!

    ResponderExcluir
  5. Olá Sam!

    Sou de Belém e tem um tempinho que acompanho seu blog. E foi justamente ele que me fez me encantar ainda mais com cupcakes.
    Agora tem um detalhe: fazer cupcake nessa minha cidade é tarefa impossível! O que seria de mim sem a internet? Sim... aqui eu mal consigo achar as forminhas de papel, imagine as canetas comestíveis? Enfim, continuarei na luta com os cupcakes pois eles são encantadores!
    Parabéns pelo blog!
    Glenda

    ResponderExcluir
  6. Ah, essas canetinhas são bacanas mesmo!
    Saudadeeeeeeee!
    Beijocas!

    ResponderExcluir
  7. Sam, não consigo de jeito nenhum fazer uma buttercream sem gosto forte de manteiga! sempre fica com um gosto superforte de manteiga, nunca fica tipo baunilha! to postando aqui devido a esse ser o post mas recente, por favor, me responda, nem que seja por email (jessicapveiga@hotmail.com) preciso muito saber, dicas e receitas que nao fiquem com esse gosto desgradável! Muito obrigada pela paciência. Beijos :(

    ResponderExcluir
  8. Oi Sam!
    Onde encontrar essas canetas da Americolor?

    Ah...as canetas comestíveis nos sabores chocolate, doce de leite etc... também são encontradas nas versões infantis e nas lojas de doces.

    bjs

    ResponderExcluir
  9. maysaraiva@hotmail.com14/12/10 11:44 AM

    Procurem pela internet na armarinhosantacecilia,ou na barradoce(ambas em São Paulo),lojas virtuais.Comprei as canetinhas da Mago(não gosto deles mas já que fabricam...),se é que são eles mesmos que fabricam...
    "Quebram o galho" e,dizem,que são recarregáveis(?).
    Glenda,pela internet eles despacham para Belém sem problemas.Dá uma geral nessas duas lojas,vc vai encontrar muita coisa util lá.
    Bj Sam!
    Obrigada pelas dicas todas,tem sido muito uteis!!!

    ResponderExcluir
  10. Oi Sam! Eu comprei estas canetas, mas ainda não usei. Tbm acho que elas são super úteis. Esse mini bolo está muito foooofo! Bjo

    ResponderExcluir
  11. Sam,
    Já visito o seu blog há algum tempo, e o ultimo post que a Talita fez sobre o seu blog, reforçou a minha admiração pelo seu blog, suas receitas e seus posts.
    Vc é muito espontânea, e eu morri de rir com o post de hoje, falando do sex shop.
    beijos

    ResponderExcluir
  12. Querida Sam

    Hoje tenho uma festa de confraternização e resolvi fazer cupcakes para presentear. Na busca por uma receita legal (já testei várias) achei o seu Devil´s food Cupcake. FANTÁSTICO!! Fofinho, delicioso, virou O cupcake de chocolate.
    Recheei com ganache de chocolate branco e maracujá e cobri com sua receita de ganache de chocolate ao leite. Ficaram perfeitos.
    Tenho certeza que o pessoal vai adorar.
    Obrigada

    bjs

    Juliana

    ResponderExcluir
  13. Otimo para nossos fofinhos em casa nao eh?! Crianca ama pintar o 7!!

    www.umpedacodobolo.blogspot.com

    Bjs.

    ResponderExcluir
  14. Olá Sam!!!! Muito legal essa ideia da caneta. Cada vez mais eu adoro essa área de confeitaria.

    Bjs

    Andreia Braga

    http://geadocesegostosuras.blogspot.com

    ResponderExcluir
  15. Adorei seu blog, viu?
    Ta de parabéns!
    Já virei seguidora ....
    rsrs
    :)
    E essa caneta hin?
    Nota MIL!!

    Imagina chamar minha filha pra decorar um bolinho pra ela? Ia ser um arraso rsrs
    Bjos.

    http://www.fazergourmet.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  16. G.N.S. também sou de Belém, mas encontro a maioria das coisas que quero, já foi na casa do sorveteiro? Sempre passo por lá e já vi essas canetinhas lá sim. espero que vc encontre.

    ResponderExcluir
  17. Parabéns pelo seu blog, seu trabalho é muito lindo.

    andreaquitutes.blogspot.com/

    bjs,Andréa...

    ResponderExcluir
  18. recebi um e-mail discretíssimo me alertando que a caneta do sex-shop não serve para nossas decorações pois são muito liquidas!!! Hummm.... obrigada pelo aviso!
    As canetas da Americolor comprei em NY mas tenho algumas alunas que pediram pela amazon e chegou direitinho!!!
    De fato as canetas são recarregáveis. Segundo o fabricante é só colocar corante liquido na caneta. Cá pra nós eu prefiro comprar outra!Bjks

    ResponderExcluir
  19. Jéssica, pode ser desde a marca da manteiga até o tempo que o buttercream é batido. Se você quer evitar sabores fortes use uma manteiga sem sal da itambé, e adicione sabores ao buttercream. Bjks e qualquer coisa me mande um e-mail.

    ResponderExcluir
  20. oi...
    gostei muito do seu blog me apaixonei...
    não sei se alguém já respondeu mas eu trabalho com produtos de sexshop e me aventuro na cozinha,kkk
    as canetas de sexshop estão mais pra cobertura de sorvete essa e consistência dela...
    by:kitta

    ResponderExcluir
  21. Legal, eu queria pintar uns ovos, pois não confio que pintar a casca com canetinha comum seja 100% atóxico... talvez seja ignorância minha, mas sempre é bom garantir.

    ResponderExcluir

Comentários fofinhos!!!