quinta-feira, 17 de março de 2011

O cabuloso universo dos wannabes


Wannabe: A tradução seria algo como "querer ser" . É um termo pejorativo que se refere a pessoas que querem ser alguém ou algo que não são.

PQP (*#!!!) minha sogra
Meu marido tem um amigo "figura" que mandou essa pérola outro dia e ao ser questionado do por que do "minha sogra" na sentença ele proferiu a seguinte pérola: "minha sogra é advérbio de intensidade!". Amei! E como não gosto de falar palavrão (sou uma roqueira de boca limpa) adotei só o minha sogra quando quero xingar alguém! Hahahaha!!!! Pois bem... MINHA SOGRA!
Eu sinceramente não entendo o que leva uma pessoa a pegar a foto e a receita de uma pessoa fofa, como eu, assumir a autoria e ainda publicar na internet como se fosse dela. Eu não entendo! Minha bisavó estava certo ao dizer que as virtudes caíram em desuso até mesmo a própria palavra virtude. Não é possível isso! Já ví até apostila com as minhas fotos e receitas! Santa falta de criatividade! Será que as pessoas sentem algum tipo de emoção fazendo isso? Algum tipo de barato maléfico? Ela (pessoa) quer ser o que ou provar o que fazendo isso? MINHA SOGRA!
Ultimamente ando um pouco de saco cheio com essa lenga, lenga de wannabe. São clientes querendo que eu faça cupcake igualzinho a dessa ou daquela loja, cheio de gordura hidrogenada não se importando com qualidade. São pessoas roubando as imagens do meu blog. Pô, MINHA SOGRA!? Cadê a originalidade, o respeito, a criatividade?  Aqui no blog as pessoas têm a faca e o queijo na mão e podem reproduzir qualquer receita sem trauma e montarem doces lindos e maravilhosos e assim fotografá-los e colocá-los na web. Podem me pedir permissão para uso de qualquer imagem. Mas não! Preferem roubá-las. Isso é preguiça, falta de caráter, de respeito!
Esse assunto dos clientes eu acho bem interessante de ser abordado porque as vezes para não perdê-los podemos nos sujeitar a certos caprichos e de repente passamos por cima de alguns padrões. É muito importante estabelecer um critério de qualidade , ser fiel a ele e principalmente saber dizer, não! Quer, quer! Não quer tem quem queira! Eu sei que para quem está começando perder cliente é o fim da picada mas temos que saber olhar para o futuro e fazer um planejamento. Eu não consigo usar margarina e gordura vegetal. Não consigo! Acho ruim, ensebado e me sinto mal. Eu tenho um defeito grave! Não consigo vender nada que eu não goste de comer. Se eu não gosto não consigo passar confiança, sinto me como se estivesse abusando dos meus clientes. Eu amo o que faço e acho que eu vendo amor comestível. E como meu amor pode ser ruim? Ah, minha sogra!
Pronto desabafei e devo R$150,00 pela consulta terapêutica a cada um que leu todo o post! Obrigada!

45 comentários:

  1. Uhuuuuuuuuuuuuuuuuuu!!! Se o mundo fosse sincerudo como você. Esse lance dos clientes acho fundamental. As pessoas tem que aprender a respeitar o estilo. Não é porque você vende em casa que tem que fazer como o cliente quer! Por um acaso alguém liga pra Kibon pedindo sorvete com menos emulsificante? Agora vou confessar que o ladrãozinho e o papo do Minha sogra roubaram a cena total! Tô rindo até agora! Beijos no cuore!

    ResponderExcluir
  2. Sam, penso exatamente como vc. Primeiro que não entendo o que leva uma pessoa a se apropriar de algo que não é dela e segundo, não entendo como tem gente que só gosta do visual e não do sabor.
    Eu não consigo usar margarina para baratear custos, prefiro deixar de vender a fazer um trabalho inferior só pra ter preço e não perder clientes. O que não quero pra mim não faço para os outros.
    Fiz anteontem tua receita de torta de maçã, minha ideia era fotografar e publicar no meu blog que fiz usando tua receita. Só q levei a torta para uma amiga e não tirei foto e tb deixei o creme de dentro mole e ela não ficou perfeita. Pergunta se fiz o tal do post?
    Não fiz. Vou deixar pra próxima vez q fizer a receita, pra usar foto minha mostrando o meu teste, a minha mão, mas aposto que muita gente no meu lugar pegaria a tua foto e usaria pra dizer q fez a torta.
    Enfim, é revoltante.
    Tuas receitas são ótimas.
    Beijo grande

    ResponderExcluir
  3. Esta certissima...
    Apoio e ponto.

    ResponderExcluir
  4. Adorei Sam.!! EStou começando agora e faço questao de ser respeitada sim, pelo meu estilo e qualidade. Uma cliente falou, nossa achei q as coberturas fossem mais altas como aquelasss..ai..entao ..é q sao cheias de gordura"nojenta"vegetal..aiaiaiaiiii!!Quer quer nao quer...fazer o que!!!!Adorei o post!!nao me deve 150,00 coloco na conta da amizade!!!bjos
    Yara

    ResponderExcluir
  5. Sam me deve 150,00!! haha
    Eu também acho super chato pessoas que roubam fotos e fazem se passar como se fossem suas!! Estes dias uma colega blogueira passou pelo mesmo!! Eu ainda (que eu saiba) não e ainda bem!!
    Sobre os clientes é uma situação mega chata meeesmo!! :(

    Beijos

    ResponderExcluir
  6. O teu texto e o desenho são tão divertidos que o teu desabafo se torna hilário! Desculpa!
    Minha irmã me mostrou teu blog nesta 2a desde então não tiro o olho daqui. Sou publicitária e aaaamo gastronomia, ainda não tive tempo de reproduzir tuas receitas mas deste final de semana não passa.
    Parabéns.

    ResponderExcluir
  7. Tambem fico chateada quando usam imagens de minha autoria e nao dao o endereco, mas assumir autoria...aí é demais mesmo! MINHA SOGRA.
    Bj
    Patricia
    patipins.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. Sam, adorei o post e concordo com tudo, ja fui roubada e tenho amigas que foram tb, daí comecei a usar a marca d´água nas fotos!!!
    Infelizmente o mundo ta cheio de pessoas assim
    Bjks

    ResponderExcluir
  9. Tem toda razão.
    Adorei seus post "faça você mesma"
    Parabéns.
    Dê uma olhadinha no meu blog, faço com carinho.
    Bjs
    Rosana
    atelidedocesrosanaxavier.com

    ResponderExcluir
  10. RSRSRSRS
    To aqui rindo muito Sam!
    Eu uso demais o tal "PQP Minha Sogra", mas o melhor de tudo foi a justificativa! Advérbio de intensidade? DEMAIS!
    Falando sério agora: com os clientes até da pra lidar agora e com esse povo futriquento e desprovido de ética??? afff
    Eu falo tanto no seu blog pras pessoas e sempre que alguem pede pra eu copiar alguma receita e enviar, dou o endereço do blog! É meu caderno de receita particular que eu compartilho com o mundo! (hó a folga! rsrsrsrs )
    Mesmo porque Sam, suas receitas estão todas inseridas num contexto fofo que é o blog propriamente dito. As receitas sao deliciosas,as fotos são ótimas, mas seus comentários mega fofos são tudo!
    Portanto minha amiga e por tudo isso: TÁ PAGO OS R$ 150,00!

    Beijinhos Janaína

    ResponderExcluir
  11. Minha conta é...agência...rsrsrs...
    Lamentável esse lance do plágio, sem comentários, acho que vc devia falar o autor do crime aqui, denuncia! Minha prima já passou por isso e escancarou...falou tudo! Não adianta muito não, mas pelo menos deixa o criminoso bastante envergonhado e sem credibilidade.
    E concordo com sua postura em relação aos clientes, tá certa!
    Beijinhs,
    Marcela.

    ResponderExcluir
  12. MINHA SOGRA mesmo!!! (Adorei isso, apesar de ser MEGA desbocada, vou aderir)
    Essa pessoa deve ser uma infeliz mesmo!!! Eu já vi alguns blogs colocando receita e foto sua, mas sempre mencionando o link daqui.
    Pq não fazer isso? É o mínimo que se pode fazer, já que quer fazer uso (talvez por preguiça de fazer a receita e tirar foto) das fotos lindas que você tira.
    Assino embaixo em tudo o que você disse em relação a qualidade do produto. Isso é o que importa! Se a pessoa quer um produto industrializado, que procure empresa especializada nisso!
    Abaixo aos cupcakes industrializados!! Viva para os feitos com amor e carinho!
    Bjinhos

    ResponderExcluir
  13. Hahaha... Sam, adorei seu post e vc tem toda razão... isso eu chamo de "gozar com o pau dos outros"... hahaha! Tá me devendo 150!rss
    Bjim

    ResponderExcluir
  14. Sam,
    eu ja havia visto em algum site , na mesma hora entrei no seu blog e vi que a foto era a mesma, tenho uma ótima memória fotografica e pensei , que sacan....
    Vc fez mto bem em escrever, pq essa pessoa deve ser fã do seu blog tbm, mas faça me o favor né!!!
    Andrea

    ResponderExcluir
  15. É isso aí, Sam, você o meu total apoio. Mesmo com essas injustiças, não desanime, seu blog é maravilhoso e nós precisamos de você! Um grande abraço, Amanda

    ResponderExcluir
  16. Chego eu aqui, para uma procura desesperada sobre o mycryo (pensei, a Sam deve saber!!!) E o que encontro??? Um B.O. ... e com flagrante e tudo... hahahahaha... conta o criminoso Sam.
    Querida... muito chato isso, penso que realmente alguns valores estão se perdendo. A honestidade é um deles...
    Quanto aos clientes, bom, saber dizer não é fundamental e pronto.
    Saudade dos seus posts fofos...
    Beijos
    Elis
    Ahhh... e os 150 eu cobro em mycryo... hahahahaha

    ResponderExcluir
  17. Sei bem o q vc está sentindo... Tem gente q não tem o mínimo de criatividade e vergonha na cara, e eu penso q se a pessoa não é capaz de produzir suas próprias idéias, então Sorry, muda de área... Porq viver na cópia é osso.
    Eu ainda estou começando, mas qdo me pedem algo com gordura, eu logo falo, é ruim a beça, não costumo fazer. Tb só consigo vender o q gosto, e dizem q o segredo é esse, gostar mesmo do q está fazendo... Comer!!!! e sentir q de fato está bom.
    Eu acho q a internet está aí para nos ajudar a ter idéias, a imaginar... Mas cada um tem q criar o seu... e temos sim q falar aos cliente q não fazemos cópia, e q mesmo assim somos capazes de criar lindos bolos e doces!!!
    Uma pena q alguém tenha a cara de pau de fazer isso, justo com vc, que compartilha idéias tão ricas, por isso é cada vez mais raro pessoas assim!
    Bjãooo

    ResponderExcluir
  18. kkkkkkkkkkk

    ah florzinha...ja vi sim, muitasssss das suas criações, mas a lesada aqui achou que fosse sua com outros blogs kkkk
    já tentou colocar marca d'água nas suas fotos,,,,,acho que assim não há cristão que vá roubá-la!

    bjsss

    ResponderExcluir
  19. Sam, apoio seu desabafo e sinto-me solidária a você. Mas você não nos deve nada, nós é que devemos a você, através do seu belo trabalho podemos ter idéias para criar e reinventar. Como estou iniciando, ler um blog como o seu e até mesmo experimentar suas receitas é sempre muito valioso. Acho muito bacana da sua parte compartilhar seu conhecimento de forma tão aberta e carinhosa. Muita gente por aí não faz isso, ao contrário, tem é muita gente que rouba, viola e outras cositas mais que não vale comentar. Melhor utilizarmos nossa energia fazendo e comendo lindos cupcakes. Ainda não escrevi o e-mail, mas farei. É que quero escrever de forma fofinha...rs. Um abraço fofo pra ti. Avante!!!

    ResponderExcluir
  20. Sam, isso já aconteceu comigo. Eu não comercializo os meus quitutes, mas quando faço algo legal, fotografo e posto as fotos.
    Um dia alguns amigos estavam num chat dentro do orkut, quando apareceu uma pessoa querendo tirar dúvida, meu amigo foi na página dela (na época as fotos não eram bloqueadas) dar uma olhada nas fotos. E não é que ele encontrou meus pirulitos de brigadeiro que eu tinha feito pro niver do meu filho? Ela teve a coragem de cortar um pedaço da foto onde tinha o meu nome e postou como sendo dela!!
    Meu amigo deu um piti no chat e outros amigos meus que tbm estavam no chat mandaram ver na mulher.
    Eles sabiam que era a mniha foto, pois eu ainda tinha a foto no meu álbum e viram detalhes da minha cozinha.
    É muita cara de pau desse poveco.
    E não foi só lá não, depois pesquisaram alguns blogs e encontraram várias pessoas com a mniha foto e a receita sem dar os créditos.
    Bjs.

    ResponderExcluir
  21. Thalita Dal Col18/3/11 9:39 AM

    Amei seu desabafo e assino embaixo! Sou e penso igual a vc!

    ResponderExcluir
  22. Tbém odeio isso.
    Se eu preciso usar foto do blog/site dou os devidos créditos e quando me perguntam receitas de cups eu dou os créditos a vc, pq se não fosse vc e seu blog... onde eu estaria?
    Eu tbém não consigo vender nada que eu não consiga comer, nem mesmo bolo de doce-de-leite.
    Tá certíssima postar isso e se eu fosse eu fosse vc, ainda postaria o link dessa pessoa para gente ver o tanto de originalidade que ela não tem.
    bjo

    ResponderExcluir
  23. Sam, não fica triste não, um dia vai acontecer com elas, é a lei do retorno! Mas olha ainda quero os R$150,00...rsrsrssrs
    Sem brincadeiras, sou muito nova por aqui ainda, agora que estou postando minhas fotos, e acredito que como vc dá a varinhas as pessoas bem podianm pescar seus próprios peixes. Quando vejo algo lindo, corro e tento reproduzir, mas pelo menos fui eu que fiz, logicamente sai diferente. Sabe o que eu descobri? Somos quase vizinhas. Tenho um chalé ao lado do camping ccbb.
    bjs
    Rosana

    ResponderExcluir
  24. KKKKKKK vc eh o maximo Sam. Vim ver qual era a nova receitinha fofa do blog e encontrei um desabafo louco, engracado e super inteligente...rsrs
    Mas infelizmente eh isso... nao temos controle sob essas pessoas que acham que roubando fotos, receitas, modelos, ou seja, criacao dos outros, pode chegar a ser um grande profissional um dia.
    Bjssssssss
    Carla - Irlanda

    ResponderExcluir
  25. Devo confessar que estou me divertindo com esse post e devendo uma grana preta na praça! Hahahaha.... Não apontei dedos sobre "os piratas" pois acho desnecessário. Procurei resolver educadamente antes do bombardeio. Dos 5 casos que entrei em contato resolvi 4. Ou seja, um papo franco ainda surte efeito. Ainda há esperança no mundo virtual! Ainda há... Mudando de assunto tô terminando os desenhos de páscoa e acho que amanhã já começo nosso projetinho páscoa fofinha e feliz! Bjks e até!

    ResponderExcluir
  26. Sam, acabei de chegar aqui. Passei os ultimos dias devorando seu blog. Li de cabo e rabo e já babei, anotei idéias, lojas, nomes que não estou ainda familiarizada. E estou tão tão encantada e depois desses dias acompanhando seu talento, senti até um pouquinho de liberdade de vir aqui comentar. Porque é triste que em um espaço tão lindo como o seu tenha algo tão desprezível como a cópia barata. Digo isso porque já tive coisas minhas (textos e fotos) rolando por aí também. Não se preocupe, gata. Só se estabelece no mercado quem é realmente bom. E você é (e isso que eu ainda nem provei seus cupcakes e docinhos - rola um sedex 10?). Portanto, a pequeneza alheia não pode tirar o teu brilho. Beijos e bom final de semana, infinitos "muito obrigada" por compartilhar tanta doçura com a gente!

    ResponderExcluir
  27. Certíssima em tudo! E nunca perca o bom humor!
    Beijos doces!

    ResponderExcluir
  28. Ai meu Deus !!!
    Sam, já que se levantou do divã, vou me deitar rsrsrs
    Achei muito bom ter tocado neste assunto. Estou começando nesse ramo e talvez faço algo muito errado. Quando vejo uma receita legal ou uma imagem bonita e quando encontro os ingredientes na minha cidade rsrsr logo quero fazer. Resultado: faço, fotografo e coloco no meu orkut. Nunca tinha visto isso como errado, mas agora fiquei na dúvida. Não pego imagens copio e colo, eu faço a receita e tento montar aquela decoração que gostei.
    Agora me ajude!!! Estou fazendo uma coisa errada? Porque se estou, vou mudar.
    Bjs

    ResponderExcluir
  29. Polliana, nem se preocupe! Você faz o que todos deveriam fazer fotografar seus próprios quitutes. A bronca é para quem se apropria da imagem que eu tirei ou clona o meu texto, uma ou outra receita de minha autoria e não coloca o crédito de onde tirou, simplesmente sai postando por aí como se fosse dono(a) das minhas fofurices. Quando digo que as pessoas que leem o blog estão com a faca e o queijo nas mãoes digo porque tento fazer tudo bem explicadinho, passando o pulo do gato para não ficar dúvida nenhuma e para que todos possam comer gostosuras fofas em casa ou vendê-las. Aqui a reprodução das receitas é livre, não se preocupe você pode usar e abusar delas. Bjks

    ResponderExcluir
  30. Oi Sam!

    Infelizmente essa mesma situação de plágio acontece com várias blogueiras que conheço que escrevem sobre maquiagem e certamente acontece também com blogueiros que postam sobre outros assuntos. Entendo a sua revolta, mas não deixe que esse sentimento faça você desistir de compartilhar suas receitas no blog, pois você deixaria muita saudade!

    Bjs da sua leitora fiel!

    Jessica.

    ResponderExcluir
  31. Ufa!!! Ai que bom que não estou fazendo nada de errado, pois adoro suas receitas!!!
    Bjs e muito obrigada

    ResponderExcluir
  32. Sam, seu blog sempre será uma inspiração. Concordo com a Jessica, o importante é manter seus valores e não se deixar abalar!
    Mudando de assunto, nas minhas "pesquisas diárias" aqui encontrei a fonte do seu plano de fundo e estou boquiaberta com tantas criações lindas. Aqui cada dia é uma surpresa! :)

    ResponderExcluir
  33. Você é uma grande inspiração pra mim, Sam! Suas receitas são as que uso e tenho orgulho em dizer pra todos, e continuar a ser solidária com todos que pedem pra compartilhar!!!! Você é sempre tão doce e solícita, que não dá pra acreditar pq pessoas roubam suas coisas!!!! Tudo que a gente pede vc dá um jeitinho e ajuda, nada faz sentido!!!

    ResponderExcluir
  34. realmente é muito desagradável, mas acho que você deveria dar o nome sim. hoje em dia esse tipo de pessoa só faz a coisa certa, quando está exposta. um dia desses eu estava andando na rua uma senhora jogou um papel no chão. eu peguei o papel e disse a ela: "acho que a senhora deixou cair"....ela quase morreu de vergonha...

    enfim, fim dos tempos.......

    grande beijo.

    ResponderExcluir
  35. Oi, Sam!

    Adorei o jeito como desabafou sem descer do salto!

    Ah, um dos comentários sugeriu que você colocasse marca d'água nas fotos, mas a pessoa que pegou sua foto teve a cara de pau de cortar para fazer "desaparecer" sua fofurice...

    Cara de lata!!!

    Beijão

    ResponderExcluir
  36. Querida Sam!
    To estreando por aqui mas te acompanho desde Outubro.
    Tu ficaste chateada com razão. Também acho um saco receitas com ingredientes nada saudaveis e concordo plenamente contigo na falta de originalidade das pessoas quando o assunto é roubar as fotos, no meu blog coloco marca dágua nas fotos, pq infelizmente a cara de pau do ser humano é algo!
    Beijão e continue sempre essa fofurice!:)

    Lica FLores

    ResponderExcluir
  37. Totalmente apoiada!!!!
    Eu não sou confeiteira, mas adoro a profissão e faço cursos pra aprender técnicas novas, e ODEIO quando 'professores de cozinha da internet" usam fórmulas feitas... Eu gosto de pessoas originais, assim como tu, q utiliza a confeitaria como alternativa de criatividade e amor, alem da financeira...
    Eu, quando quero uma referencia de visual culinário, para minhas "boleiras", eu indico o teu blog, seeeempre!!!
    Parabéns!!

    ResponderExcluir
  38. Você é um barato!!!! eu também estou farta de minha sogra!!!! beijocas....não precisa pagar pela análise ..é free hahahaha

    ResponderExcluir
  39. Sam, querida....boa noite!!
    Infelizmente, há quem faça esse tipo de coisa. Mas vc é muito maior do que td isso, pq todas nós sentimos o amor e o carinho que vc transmite, através das receitas que vc posta e da maneira como vc explica nos vídeos,... Não faço muita coisa para vender, mas em compensação....faço bastante para comer...hahahah. Adorei o seu blog e estou sempre passando por aqui. É lindo. Beijokas e sempre que quiser faça análise gratuita com todas nós. Fica com Deus \o/

    ResponderExcluir
  40. é que tem gente que alem de não ter criatividade, também não tem talento ou dom pra nem mesmo pra colocar em prática uma receita tão bem explicada e o jeito é roubar o talento dos outros, mas liga não, esse tipo de gente não vai longe. aliás não vai a lugar algum.
    mas continue com suas fofurices que são uma delícia.

    ResponderExcluir
  41. Oi..
    Hoje é a primeira vez que visito seu blog, e gostaria de dizer que adorei!!
    Você é muito talentosa e o roubo das suas idéias é bastante indignante mesmo..
    Mas infelizmente hoje em dia na internet é assim.. Pessoas que não possuem idéias próprias nem personalidades, fazem da vida dos outros sua própria vida..
    Enfim.. Parabéns pelo seu trabalho, ele é lindo e transmite todo o amor que você sente ao fazê-lo.

    ResponderExcluir
  42. Oi
    desde as 9:00 da manhã q ñ consigo parar de ler seu blog. é LINDO!
    sua generosidade em compartilhar as receitas, sem falar no "passo a passo" das caixas de pizza e a de isopor para transportar os Cupcakes (q são um achado!) Tõ realmente interessada em fazer para vender. E aki no seu blog vi q pra vc é primordial a qualidade dos produtos q vc usa. Parabéns ! Tmb me diverti muito com esse "desabafo" sobre a sua "parente" digamos assim kkkkkkkk Tá fixa no meus favoritos. de lá esse blog ñ sai mais!
    BJs

    ResponderExcluir
  43. Sam! Adorei seu blog, suas artes e principalmente seu jeito de escrever (e também de saber que você é roqueira rsrsrsrs).
    Uma leitora do meu blog indicou seu blog, e eu adorei, e quero aproveitar e perguntar se posso "roubar" algum post seu COM A DEVIDA INDICAÇÃO DO SEU BLOG, CLARO!!!!!!! Eu não posto muito sobre comida (meu blog é sobre artes e organização de festinhas), mas gosto de divulgar trabalhos bonitos assim! Mas você que sabe né! Beijão!
    karen
    www.fazendoaminhafesta.blogspor.com

    ResponderExcluir

Comentários fofinhos!!!