quinta-feira, 14 de abril de 2011

Páscoa fofinha: Salame al Cioccolato

Eu já falei aqui que sou fã de um presentinho de comer, né? Acho mega fofo chegar na casa de alguém com uma coisinha gostosinha para comer. Essa versão de salame de chocolate em nada se parece com aquela feita com nescau e enrolada em papel alumínio. É uma versão bem elegante, deliciosa e que fica uma graça bem embrulhinho mais rústico. É uma boa opção de lembrancinha de Páscoa para adultos.

Salame al Cioccolato
Rendimento 2 salames
Tirei a receita daqui
Ingredientes
- 80g de manteiga sem sal
- 200g de chocolate amargo 70% picadinho
- 100g de glaçúcar
- 200g de biscoito maizena
- 80g de amendoas em lascas
- 80g de passas pretas
- 80g de nozes, pistache, amendoim ou avelã
- 40ml de vinho do porto
- 2 gemas
- 2 colheres de sopa de extrato de baunilha
- 80g de leite condensado
- Pitadinha de sal
- Cacau em pó e açúcar de confeiteiro para polvilhar

Modo de preparo
1) Pique o biscoito grosseiramente, misture as passas, a amêndoa, as nozes e o vinho do porto. Com as mãos dê uma misturada básica. Reserve.
2) Em uma panela de fundo grosso misture o chocolate com a manteiga e leve ao fogo baixo mexendo bem até derreter.
3) Tire a panela do fogo e misture o glaçúcar, as gemas, o leite condensado e a pitadinha de sal. Volte ao fogo bem baixo e cozinhe por 4 minutos sempre mexendo bem. Tire do fogo, transfira a mistura para uma tigela e deixe esfriar por 10 minutos. 
4) Misture o creme de chocolate com a mistura de biscoito. Deixe esfriar por mais 10 minutos.
5) Estique 2 camadas de papel filme sobre uma superfície lisa, coloque a massa e enrole bem dando o formato de salame. Torça bem as pontas e se possível dê um nó para arrematar bem. Se quiser dar uma textura no salame: após fazer esse enrolado de papel filme enrole o salame em uma esteira de fazer sushi. Leve a geladeira por 12 horas.
6) Retire da geladeira e deixe repousar em temperatura ambiente por 6 horas. Tire o papel filme e com a ajuda de um pincel passe uma camada de açúcar de confeiteiro e depois passe uma camada de cacau em pó. Vai dar um acabamento bem rústico ao salame.
Sugestão de embalagem
No youtube tem um vídeo em inglês (feita no thermomix) com a mesma receita caso alguém tenha alguma dúvida. Link

28 comentários:

  1. OI de novo Sam! parece que estamos em harmonia. Acabei de deixar um comentário em seu último post (delícia!) e você me vem com mais essa delícia! Meu deus coco com chocolate tem tudo haver. Abração

    ResponderExcluir
  2. Eu sempre me enrolo com o uso de papel filme. Será que uso um de péssima qualdade?

    ResponderExcluir
  3. Estou contenticima com seu blog ,e como se eu encontrace um tesouro .Continue assim parabens!!!!!ahaa esta receita vai ser uma das que quero fazer assim que eu estiver melhor .bjss

    ResponderExcluir
  4. Nossa,entrei pra tirar duvida de uma receita e qdo abro a pág....Essa delícia....Sam ,sempre nos surpreendendo....

    ResponderExcluir
  5. Deve ser delicioso!!!!
    realmente uma ótima dica de presente, também gosto de dar coisinhas para comer, é tão bom...
    BJS

    ResponderExcluir
  6. hummm...parece ser super delicioso...se fosse vender, por quanto poderia ser??

    ResponderExcluir
  7. Olá,
    adorei todas as suas dicas de pasta americana!
    Acho que graças a elas vou me aventurar no mundo das pastas americanas!
    Seu trabalho é incrível!
    bjo

    ResponderExcluir
  8. Oi para tds...aie....esse salame me persegue, no entanto nunca cheguei a fazer...será?? Oh, my God, vou virar um barril, se for fazer td o que vejo e fico com vontade.....
    Beijos, Sam e obrigada...

    ResponderExcluir
  9. Quand vc vem pra essas bandas de cá?

    :D

    (sim, rolou um interesse tbm!)

    Beijocas

    ResponderExcluir
  10. Oi Sam.. A cada dia vc me inspira mais.. As suas fofurices me deixam doida..
    Beijos

    ResponderExcluir
  11. Sam, Que delícia esse post!! ai tô engordando só de olhar!! Sam, uma dúvida, aquela receita de bolo branco que você me deu...se eu quiser fazer numa forma de 30cm posso dobrar a receita sem problemas??? bjoosss

    ResponderExcluir
  12. Você simplesmente arraza na cozinha! Este salaminho está de dar agua na boca e encher os olhos. Tua embalagem é linda, parabéns Sam! beijo! Você é uma grande inspiração na minhas receitinhas!

    ResponderExcluir
  13. Oi Sam
    Nunca me identifiquei tanto com uma pessoa como foi com você. Eu cozinho ouvindo músicas como 'Never Had No One Ever' ou 'Valerie', dependendo da receita sai até 'Back in black'. TEnho dois filhotinhos: um pastor chamado Johnny (por causa do Cash) e Ted (por conta do urso msm...). Sou formada em História mas respiro cozinha. Minha casa cheira a brigadeiro. Sam, você é a vizinha dos meus sonhos! Espero poder conversar mt contigo!

    ResponderExcluir
  14. Oi, Sam! Faz tempo que não passo por aqui! Uma correria! Sem contar a internet que me deixa na mão às vezes! Hahahaha

    Querida, eu não conhecia essa versão elegantona do salame de chocolate! A que eu fazia, aos 12 anos de idade hahahah, era aquela versão bolachuda e açucarada, que eu adorava só porque era eu que fazia! Hahahaha, essas crianças!

    Fiquei com uma vontaaaade de fazer esse salame seu aí... mas eu não vou nem um pouco com a cara das uvas passas :(
    Aliás, o vinho pode ser substituído por rum? Adoro rum! Se bem que certas substituições nunca são bem vindas né? É o caso dessa sobremesa?

    Ah, flor, obrigada por responder meu e-mail! Fiquei muito feliz em saber que ele conseguiu alegrar o seu dia!

    Abraço!

    ResponderExcluir
  15. Olá, fiz essa receita e é ótimo mesmo. Muito "chic". Dá para fazer com chocolate ao leite? Bjos

    ResponderExcluir
  16. Olá amei essa receita; dá para fazer tb com chocolate ao leite?

    ResponderExcluir
  17. Sam Querida!
    Este final de semana tive uma encomenda de cupcake com cobertura de chocolate branco, e a traiçoeira da ganache quis desandar...começou a soltar gordura, ficar mole...entrei em pânico e na hora pensei "blog da Sam, urgente".
    E não é que vc. tinha a solução? fiz exatamente como vc. escreveu na postagem da ganache branca e funcionou! ficou um arraso meu cupcake!
    Graças ao seu "P.S.", ISSO MESMO! SEU BLOG VIROU PRONTO SOCORRO!!!
    soltou a forminha do cupcake? corre pro blog da sam! não consegue fazer a danada da voltinha? corre pro blog da sam! desandou a cobertura? o blog da sam resolve!!!
    Parabéns!!!
    Pronto socorro virtual!!!
    continue assim! ajudando quem precisa, vc é especial! beijos
    karina.

    ResponderExcluir
  18. Oi, Anônimo. Olha só acho que dá para usar chocolate ao leite mas muito provavelmente teríamos que alterar a quantidade de leite moça. Se você tentar me conta depois! Bjks

    ResponderExcluir
  19. Sam, parece delicioso mesmo, bem diferente daquele que vc comentou de nescau, né... Mas estou com uma dúvida, qdo vc diz leve ao fogo, é leve ao fogo mesmo ou banho maria?
    Ps: Você é uma anjo em forma de gente! Parabéns pelo seu conhecimento e principalmente pelo seu desprendimento em passar tudo que sabe! Raríssimo e digno de muuuuitos aplausos!
    Obrigada.

    Bjão

    ResponderExcluir
  20. Só agora me dei conta...vc mudou a cara do blog!!!que coisa tosca de se dizer, mas estava tão acostumada a outra decoração que levei um susto rsrsrs sem dramas, adoro bolas, mas aquela coisinha toda cutecute de antes me encantava. Olha eu dando palpite no blog de outra, eu mesma queria uma página toda fofinha, mas quando mudei o nome do blog isso já não cabia mais, achei que algo mais carioca seria melhor. Mas enfim, querida faça o que quizer, é só palpite bobo mesmo, mas como praticamente todos os dia venho aqui estranhei.
    Bjs linda
    Rosana

    ResponderExcluir
  21. Oi, Rosana. Também não gostei muito, não! Hahahahahahahahahahahaha... pode palpitar a vontade pois a casa é nossa. Estou tentando novos modelinhos e como não tive muito tempo para o blog nas últimas semanas não tive tempo de analisar e trocar o fundo do blog! Bjks

    ResponderExcluir
  22. Patrícia, é no fogo mesmo. Baixíssimo. Mas vai direto na boca do fogão! Bjks

    ResponderExcluir
  23. Oi, querida Letíciaaaaa!!! tudo bem? Olha só nesse salame vale tudo pode trocar por rum, pode tirar as passas e trocar por ameixa picadinha ou damasco... aqui vale o que tiver dando sopa! Hahaha... Bjks

    ResponderExcluir
  24. Iasmin, somos amigas irmãs gêmeas! Mande-me um e-mail para conversarmos mais! Amei! Bjks

    ResponderExcluir
  25. Carola, vizinha fofa do meu coração. Pode dobrar sem medo de ser feliz! Bjks

    ResponderExcluir
  26. Carol, pode deixar que quando eu for te aviso e levo na mala um monte de delícias! Hummmmmm... Bjks

    ResponderExcluir

Comentários fofinhos!!!