sexta-feira, 6 de maio de 2011

Broinha de fubá

Agora que aprendemos a fazer a massa choux que tal variarmos um pouquinho a massa? O princípio é o mesmo  só mudam alguns ingredientes. Fica um charme fazer uma fornada de broinhas para servir com um cafezinho aos vizinhos. Aliás isso é uma prática bem frequente aqui na minha rua. Vez ou outra cada vizinho faz uma gostosura, dispomos no muro as delicias com um cafézinho bem esperto feito pelo meu vizinho ultra mineiro e ali passamos do fim de tarde até altas horas da noite conversando, sentados no meio fio e comendo uns belisquetes gostosinhos. Em algumas noites o café no muro evolui para um churrasco com direito a jogos de mímica e tudo mais. Adoro meu interiorzão! Tenta aí um approach com a vizinhança. Faça uma fornada de broinhas embale de maneira bem fofinha e leve para o seu vizinho de presente. Pra quem mora longe da família, como eu, os vizinhos se tornam nossos parentes, não é uma verdade?

Broinha de fubá
Rendimento 25 broinhas de 6cm de diâmetro

- 1 xícara de leite
- 1 xícara de água
- 1 xícara de açúcar
- 3/4 xícara de óleo de canola (eu coloco só 1/2)
- 1 colher de chá de sal
- 1 xícara de fubá de milho (tipo fino, bem fininho)
- 1 xícara de farinha de trigo
- 1 colher de sopa de semente de erva doce
- 4 ovos grandes
Fubá grosso para decorar// Silpat ou papel manteiga para forrar a assadeira// Bico 1M e saco de confeitar

Modo de preparo
1) Pré aqueça o forno a 200°C. Forre a assadeira com silpat ou papel manteiga.
2) Em uma panela de fundo grosso coloque o leite, o óleo, a água, o sal e o açúcar e leve ao fogo alto até ferver. Retire do fogo e junte de uma só vez a farinha e o fubá. Volte ao fogo e misture bem até formar uma bola bem lisinha sem nenhum carocinho de farinha. Tire do fogo, coloque a bola numa tigela para não cozinhar demais. Deixe descansar por 5 minutos e então adicione a erva doce, misture bem e deixe descansar por mais 20 minutos.
3) Junte os ovos 1 a um mexendo com uma espátula firme, muita vontade e muque firme até deixar a massa bem lisa. Repita o processo com cada ovo e bata bem a massa até que esteja homogenea e brilhante (pode ser feito na batedeira com o batedor folha). O ponto certo da massa é fácil de achar, coloque uma quantidade na ponta dos dedos indicador e polegar, a massa não pode escorrer e tem que formar um fio grosso.
4) Coloque o bico 1M em um saco grande e descartável de confeitar, faça vontinhas de 5cm de diâmetro no papel manteiga (ou silpat) deixe um espacinho entre as voltinhas. Molhe a pontinha do dedo na água e achate a pontinha (para não queimar a broa). Salpique fubá grosso por cima das broinhas.
5) Leve ao forno obedecendo a seguinte ordem:
5 minutos: Aumente a temperatura para 230°C.
15-20 minutos: Baixe a temperatura para 200°C e asse até que estejam douradas.
10 minutos: Baixe a temperatura para 180°C para que as bombinhas sequem.
6) Deixe esfriar dentro do forno. Sirva morninha com um bom café!

19 comentários:

  1. Uau, Sam! Que receitinha show essa das broinhas de fubá! E o melhor é que tem cheiro e sabor de delicinhas caseiras, bem ao estilo cozinha do interior que eu adooooro! Aproveito prá te perguntar se vc tem alguma receitinha de cupcakes de fubá com goiabada ou outra variação.
    Eu sou bem urbana mas o corre-corre daqui onde a gente mal tem tempo de conversar com as pessoas me faz pensar em viver num lugar mais tranquilo, sem o stress que acaba com a saúde da gente. Vc tem toda a razão de adorar o seu interiorzão. Acho que eu também adoraria, principalmente se a convivência com a vizinhança for pacífica e amistosa como é por aí. Beijos, adorei a receita da vez.

    ResponderExcluir
  2. Passei para visitar, seguir e te desejar um ótimo dia das mães e um bom fim de semana. Marta.

    ResponderExcluir
  3. Meninaaaaaaaaaaa Que show o visual desse bolinho!
    Adorei.
    Parabéns... como sempre!
    Beijos, Carol.

    ResponderExcluir
  4. Lu, minha querida! Eu tenho uma receita delicinha de fubá com goiabada! Me deu até vontade de comer faço amanhã e posto aqui em seguida! Bjks

    ResponderExcluir
  5. Sam...Vc é mesmo uma fofa!!! Bjks!!!

    ResponderExcluir
  6. Sam, imagine a cena vc com seus vizinhos fazendo um lacnhe no muro...que delicia!!! Isso realmente só se ver no interior.

    Bjs

    Andreia Braga

    ResponderExcluir
  7. Ah, Sam! Vc é mesmo um doce de pessoa! Cupcake de fubá com goiabada...hummmm! Já começo a pensar até em festas juninas e logo, logo estarão aí. Vou aguardar sua receita, tá! Beijinhos

    ResponderExcluir
  8. Nossa em prédio é tão difícil fazer amizade com os vizinhos! Estranho muito!
    Essas broinhas ficaram um luxo!
    Bom fim de semana bjs

    ResponderExcluir
  9. Ai que delícia!!! vou fazer essa receita para minha cunhada que é louca por broinha de fubá...Adoraria ser sua vizinha!!!Não só pelos doces mas pelas conversas, adoro suas histórias!!!e morro de rir com as aventuras da Ramona, como sou veterinária, agora todo cliente que vem reclamando que o cachorro dele é terrível, eu conto a história do dinheiro que ela comeu...rsrsrs eu tenho uma labradora também, só quem tem um sabe como é....bjinhos e tudo de bom !!!

    ResponderExcluir
  10. Sam.
    Além de deliciosa,(deve estar, né...)
    Olha o formato da broinha, adorei...
    Bjs
    Rosana

    ResponderExcluir
  11. Sam, que inveja, viu!

    Infelizmente, aqui nessa selva de pedras, não vemos mais esse tipo de confraternização. Raramente ouve-se um "bom dia", infelizmente...

    Quanto a receita, amei e o meu pai ainda mais! rsrs Ele é alucinado por broinha de fubá. Aqui nas Minas Gerais é muito comum encontrá-las, mas achá-las com uma carinha tão deliciosa assim, só fazendo em casa mesmo! Aproveitarei a receita. Bjos

    ResponderExcluir
  12. Oi pessoa Fofa!!! Sempre visito seu blog, mas não deixo comentários (que feio né...rs) mas só para deixar registrado para todos que suas receitas são fantásticas, e SEMPRE DÃO CERTO!!! Eu mesma já usei várias... ;)
    Um beijo grande

    ResponderExcluir
  13. SAM,
    NÃO TENHO ESSE BICO DE CONFEITAR COMO POSSO FAZER??Pode me dar uma dica?
    Beijo

    ResponderExcluir
  14. Descobri ontem seu blog e já estou apaixonada !!!!
    Até fiz cupcakes pra sobremesa do Dia das Mães, mas fiquei com uma pequena dúvida...
    Coloquei as gotas de chocolate no freezer e mesmo assim elas desceram... o que pode ter dado errado ??
    bjs da mais nova fã
    Daniele

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Daniele. Tenta colocar as gotas em uma tigela com farinha de trigo, depois é só peneirar e juntar à massa. Costuma dar certo! Bjo

      Excluir
  15. Daniele, algumas receitas são muito liquidas e não aceitam bem recheios secos, como gotinhas de chocolate, passas, nozes... infelizmente não tem truque que sustente as gotinhas é questão de anotar no rodapé da receita e descobrir uma receita mais robusta que suporte as gotinhas. Aqui no blog tem algumas. Bjks

    ResponderExcluir
  16. Márcia faça bolinhas com uma colher e passe no fubá fino e leve para assar. É uma alternativa! Bjks

    ResponderExcluir
  17. Oi Sam!
    Essas broinhas de fubá são do tipo que ficam bem fofinhas e úmidas ou ficam mais pra secas e compactas?
    Beijos

    ResponderExcluir
  18. Oi, Luisa. Essa é daquela que fica fofinha, oca e úmida por dentro. Bjks

    ResponderExcluir

Comentários fofinhos!!!