sábado, 25 de junho de 2011

Bonjour, que tal um croissant?

Hoje acordei inspirada (leia-se acordei as 5.30)!!! Totalmente afim de me libertar, ao menos por uma dia, da minha dieta, das minhas obrigações, dos meus pré conceitos, dos meus medos. E assim decidi fazer croissants para um café da manhã francês, digno e fresco! Hahahahaha... Essa massa que eu fiz não é a massa folhada tradicional é a massa danish e a diferença entre elas é somente o uso do fermento na massa danish. Esse ingredientes dá uma "fofosidade" a massa criando uma massinha entre as camadas crocantes. Por fora o croissant fica bem flocado e crocante e por dentro fica fofinho. É isso. Essa massa é super coringa pois pode ser usada para tortas, mini tortinhas, recheadinhos... e o melhor bem embalada pode ser congelada por 3 meses!!! O cheiro amanteigado pela casa e o croissant recém saído do forno, todo crocante com uma geleinha é muito bom! Excelente!!!
O principal desafio é encontrar uma boa manteiga para fazer a receita pois as manteigas que usamos por aqui tem muita água na composição o que acaba com a receita e também com a nossa empolgação e as vezes nos faz cair em depressão e chorar copiosamente no chão da cozinha! Vamos falar então de marcas vai de aviação que teoricamente tem 86% de gordura ou se você tiver bala na agulha e acesso vai de President. 
Aproveita o morango que está dando sopa por aí e faça uma geleia bem gostosa para acompanhar essa delícia! E se você se empolgar, como eu, pode fazer Pain au Chocolat, pode rechear com passas, nutella... o céu é o limite!!! Sabe o que eu escutei do maridão?! "Foi o melhor croissant que eu já comi e olha que eu não sou chegado nessas frescuras"... tô toda boba!

Croissant
Tirei a receita daqui
Rendimento 16 unidades 
Ingredientes
- 500g de farinha de trigo
- 270ml de água gelada
- 80g de açúcar
- 1 pitada de sal
- 10g de fermento seco para pão
- 250g de manteiga para folhar
- 1 gema acrescida de 1 colher de sopa de água para pincelar 
Materia: Batedeira, plástico filme, farinha para enfarinhar a mesa, pincel.

Modo de preparo
1ª Etapa
1) Coloque o batedor tipo gancho na batedeira. Na tigela misture a farinha, a água, o açúcar o sal e o fermento. Misture bem até formar uma massa lisa e macia. Enfarinhe a mesa e deixe a massa num formato de um retângulo. Cubra com plástico filme e leve a geladeira por 30 minutos..
2) Forre a messa com um retângulo de plástico filme e coloque a manteiga bem no meio. Coloque outro pedaço de plástico filme sobre a manteiga e com a ajuda de um rolo achate a manteiga até formar um quadrado. Leve a geladeira por 30 minutos.

2ª Etapa

1) Enfarinhe a mesa, retire a massa da geladeira e abra a massa em formato de flor. Coloque a manteiga no centro da massa e dobre cada aba da flor sobre a manteiga. Importante Sempre tire o excesso de farinha com a ajuda de um pincel antes de fazer as dobras.
2) Abra a massa em retângulo com a espessura de 1cm.

3) Faça a primeira dobra no formato livro ou dobra dupla. Leve a geladeira por 30 minutos.

3ª Etapa
1) Abra a massa novamente em um retângulo com a espessura de 1cm. 

2) Faça a dobra simples ou única. Leve a geladeira por 30 minutos.

4ª Etapa
1) Abra a massa em um grande retângulo com a espessura de 0,5cm. Cortes as bordinhas para deixar o retângulo bem perfeito.

2) Corte a massa em triângulos.
3) Enrole cada triângulo da base para a ponta. Coloque em folhas de papel manteiga ou silpat.
4) Deixe descansar por 40 minutos.
5) Com o auxílio de um pincel passe a mistura de gema e água sobre cada croissant.
6) Leve para assar no forno pré-aquecido a 250°C. Asse por 15 minutos ou até que estejam bem douradinhos. retire do forno e sirva-os imediatamente. Ou deixe os croissants resfriando sobre a grade de resfriamento.

Dicas
1) Trabalhe sempre com a massa fria. Se a manteiga começar a derreter pode comprometer o sucesso da receita.
2) Sempre que enfarinhar a mesa não esqueça de retirar o excesso de farinha da massa com um pincel.
3) Use uma boa manteiga pelamorrrrrrrrr!!!
4) Aguns vídeos para você ver e se inspirar Croissant 1,  croissant 2 e croissant 3.

14 comentários:

  1. Nossa! Senti o cheirinho da manteiga daqui! ai, que delícia! Hummmm... amiga aquela receita de nhoque que você me passou fez um sucesso absurdo! Derrete na boca. Serei eternamente grata você salvou o almoço com a minha sogra! Ela perguntou como eu tinha aprendido e eu falei que era segredo de família! kkkkkkkkk... que ela não leia seu blog, amém! Beijos e mais uma vez obrigada!

    ResponderExcluir
  2. Ai que maravilha essa massa de croissant !!! :) Fácil e com certeza deliciosa!!! Parabéns!! beijos e otimo fim de semana !!Tereza

    ResponderExcluir
  3. Hummmmmmmmmmmm... bom feriado! Beijos

    ResponderExcluir
  4. Só de pensar em fazer massa folhada me dá arrepios!
    Nunca me aventurei, um dos meus preconceitos culinários!

    ResponderExcluir
  5. Nossa, deu água na boca! Lembrei da primeira vez que comi um croissant e vi que era uma das comidas mais gostosas, parabéns Sam!

    ResponderExcluir
  6. Aiii Sam! eu fiquei com agua na boca mas parece ser tão dificil de fazer....=/ Beijos, Karina.

    ResponderExcluir
  7. Meu Deus, o que que é isso?!!!
    Quase comi o monitor do PC, enquanto dava uma olhadinha no seu blog, que delicia tudo por aqui!!
    Adorei, bjks.

    ResponderExcluir
  8. Nossa Sam que maravilha de post! Tô muito empolgada :) agora acho que tomei coragem de fazer Croissant. Os vídeos são muito bons!!!!
    Definitivamente, parabéns :)
    Um abraço

    ResponderExcluir
  9. Caraaaaaaaaaacas, esse primeiro vídeo, do rapaz panifier foi simplesmente de tirar o fôlego! QUANTA MASSAAAA! E que equipamentos são aqueles??!!! Diversão garantida pra nós loucas por cozinha! Eu só queria um rolo de abrir massas daquele! 4 kg de massa e 1 kg de manteiga de uma vez só!!!!

    ResponderExcluir
  10. Você fez croissant num domingo de manhã? Ai meu santo, assim você sobe a régua demais para nós mortais!!! Brincadeiras à parte, achei o máximo e me senti compelida a fazer o mesmo! Vamos ver no que dá... beijos e parabéns!

    ResponderExcluir
  11. Bruna, vamos levar em conta que se não fosse a minha insônia meu café da manhã teria uma cara completamente diferente!!! Bjks
    Sweet (gostou?!), o melho do vídeo é a música do creedence que dá um tchan! Confesso que o credence embalou a execução meu croissant. Muito bom! Bjks
    Queila se empolga aí e mão na massa! Bjks

    ResponderExcluir
  12. Desde que eu voltei para o Brasil esse seu croissant foi o melhor que eu já vi até agora!
    Eu comia uns no japão que eram maravilhosos, parecidos com esse seu e alguns tinham pedaços de chocolate no recheio hummm queria poder voltar no tempo rsrs
    Amei sua receita e explicação perfeita como sempre!bjs

    ResponderExcluir
  13. Sammm, a receita parece ser maravilhosa!!masss uma perguntinha: a massa fica doce??
    bjuss

    ResponderExcluir
  14. Laila, a massa fica neutra. Vai depender do recheio ou não! hahahaha... Bjks

    ResponderExcluir

Comentários fofinhos!!!