domingo, 3 de julho de 2011

Pé de moleque, Ramona e obsessões

Eu tenho uma "certa" obsessão por amendoim. Teve um certo tempo da minha vida que eu chegava a sonhar com um trifle de amendoim, doce de leite e paçoca que a minha tia fazia somente uma vez por ano por pura maldade (por que isso?! Detalhe: Ela nunca deu a receita e quando resolver revelar o segredo passou a receita errada. Puro embuste!). Esses meses de festa junina significam  uma overdose de amendoim, pois eu como canjica com amendoim, pé de moleque, fondant de amendoim, cajuzinho... e por aí vai. Essa receitinha de pé de moleque eu peguei há muito tempo no rótulo do leite moça (datada, eu?!? Imagina!), recortei e colei no meu caderninho. É um delícia e super fácil de fazer.

Pé de moleque
Rendimento 20 unidades
Ingredientes
- 500g de amendoim cru e com pele
- 2 xícaras de açúcar
- 1 lata de leite condensado
- 1 colher de chá de bicarbonato de sódio

Modo de preparo
1) Em uma panela de fundo grosso misture o amendoim e o açúcar. Leve ao fogo baixo mexendo bem até caramelizar (caramelo médio)
2) Despeje o leite condensado em fio e mexa até dissolver por completo. Acrescente o bicarbonato e continue mexendo até o pé de moleque desgrudar do fundo e das laterais da panela (5 minutos aprox.). Tire do fogo e mexa até a mistura ficar opaca. Despeje sobre uma forma untada com manteiga ou sobre um silpat ou folha de silicone.
3) Espere amornar e corte.

Pura maldade um mar de pé de moleque...

Detalhe básico: A cara de sofrimento da Ramona numa tarde de churrasquinho. Ela fica assim entediada pois sabe que não pode comer nada...  tadinha!

15 comentários:

  1. A Milu sempre fica com esperanças de ganhar uma carninha quando fazemos churrasco, é a típica cocker brasileira rsrs.
    Essa carinha da Ramona nos deixa com vontade de deitar ali ao lado dela. Linda de viver.
    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Que delícia de pé de moleque.
    Vim te conhecer e já gostei.
    Venha me visitar tb. Tô te esperando.
    Bjs

    ResponderExcluir
  3. pé de moleque já é inrresistivel
    assim em formato de ♥ então, não tem quem resista!

    bj

    ResponderExcluir
  4. Eu adoro doce de amendoim, mas só como se for doce. Salgado de jeito nenhum. Vai entender?
    beijocas

    ResponderExcluir
  5. Hum...que delicia...tbem amo amendoim...adoro pavê de amendoim....aaaffff..me acabooooo..kkkkkk
    Amiga..deixa te perguntar...vc ja viu os cupcakes de colher????...vi esses dias ma net...echei fofos...
    Beijos e otima semana

    ResponderExcluir
  6. Puuuuuuuuuutz achei que era só eu que era DOENTE por amendoim. Acabei de comer uma xícara de canjica com amendoim só por causa do cheiro do amendoim que minha sogra deixou na casa (e olha que tenho intolerância à lactose).
    E também tenho a tenra lembrança da infância que anualmente minha avó alimenta: um pavê de amendoim DIVINO que ela ja me ensinou, mas o meu nao fica igual ao dela (é sempre assim, Sam???!!!)

    ResponderExcluir
  7. Olá Sam..conheci teu blog ainda pouco e fui ficando..estou sinceramente apaixonada pelo mundo da confeitaria..é cada coisa linda..fico louquinha para colocar em prática...trabalho com EVA e cada dia mais tenho vontade de sair misturando tudo, pois acho que a vida é uma festa..beijos querida..amei muito teu blog!!!parabéns

    ResponderExcluir
  8. Cheguei ao seu blog hj e quando vi essa foto do pé de moleque não resisti, passei minha infância fazendo com minha avó que já faleceu. Muitas recordações. Já anotei td, vou tentar fazer aqui.
    Passe pelo meu blog, seja bem vinda, faça parte dele.

    http://espacolazerclaudia.blogspot.com/

    Bjs!

    ResponderExcluir
  9. Luziléia, eu ví e comi e estou tão implicando com ele... nem te conto!?! Hahahaha... achei fofo mas sei lá... tô chata! Hahahah... Bjks

    ResponderExcluir
  10. amooo pé-de-moleque!!!

    maravilhaaaa

    http://deliciasdaisa.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  11. Sam, amendoim é uma delícia de qualquer jeito, doce ou salgado, eu amoooo! Muito boa essa receitinha de pé de moleque, ainda mais com esse capricho em formato de coração! Só vc mesma! Ai, me deu dózinha da Ramona, a carinha dela é muito linda, ainda mais com essa manchinha no focinho...rsrs...
    Olha, flor, quero te agradecer pelo carinho de sempre. Ainda estou em tratamento, amanhã mesmo já tenho uma nova consulta com o cirurgião vascular mas na semana passada ele me deu uma ótima notícia: não sou diabética como meus irmãos que chegam a aplicar insulina todos os dias! Ebaaaa! Não preciso me privar das suas delícias que vc nos presenteia sempre! Um super beijo, flor!

    ResponderExcluir
  12. Lu, querida! Fico feliz por você e força aí! Bjks

    ResponderExcluir
  13. Sam ,por quanto tempo depois de pronto vc fica mexendo?Acho que não esperei o suficiente e ficou puxa puxa...Mas é maravilhoso o gosto desse pé de moleque...Fiz hj de surpresa para meu filho que está a 2 semanas na casa da tia...
    Amei!!!Já vai pro caderno de receitas ,testadas e aprovadas...

    ResponderExcluir
  14. Andrea, mexo por uns 5 minutos!!! Haja muque, amiga!!! Bjks

    ResponderExcluir
  15. é o doce que mais amo na vida!!! Quando estou na tpm, só penso nele... É um vício e claro que esse post é uma grande maldade rs
    Beijinhos

    ResponderExcluir

Comentários fofinhos!!!