quinta-feira, 11 de agosto de 2011

Outro curso... aprendendo a ser prática!!!

Na semana passada acordei bem cedo e segui meu caminho a casa da Sandra Dias. Olhando no google maps ví que a estação do metrô ficava apenas 17 minutos caminhando do Hotel onde eu estava hospedada. Achei tranquilo! Tsc, Tsc, tsc... ledo engano!!! O que o google maps não mencionou era que a tal caminhada se dava por uma ladeira íngreme. Nunca xinguei tanto o meu "oráculo" favorito. Nunca!!! Blasfemei, gritei, xinguei... peguei garoa na escovinha!!! E foi só chegar na estação certa e entrar no taxi para chegar ao meu destino que tudo mudou! O taxista bem assunteiro já me adiantou o conteúdo do curso dizendo que já pegou muitas alunas e já sabia o que vinha pela frente!!! Eu já sabia montar bolos em adares, fazer a pasta americana e pererê, pererê... mas me faltava praticidade. Esse lance da gente aprender tudo sozinho por livros ou pela internet é fabuloso mas chega um momento São Tomé da vida da gente onde a gente precisa ver para crer.  Em quatro horas assamos o bolo, recheamos, fizemos a pasta americana e cobrimos o bolo. Em quatro horas!!! Olha que espetáculo!!! Me faltava isso, essa coordenação, a preparação e a sapiência do que pode ser feito com antecedência. Me faltava ter organização e praticidade. Eu sei fazer lindas coisas pequenas, bolinhos, cupcakes, docinhos mas quando  os doces tomam proporções maiores eu fico louca!!! hahahaha... ficava tão concentrada em fazer um bolo com muito recheio e mega fresco que esquecia que depois o bolo era coberto com pasta americana e na hora de cobri-lo era sempre um parto pois o bolo nunca ficava reto. Eram horas de terapia na cozinha conversando seriamente com o bolo para que ele colaborasse com a ação da confeiteira. E agora meus problemas acabaram pois aprendi a barrear um bolo de maneira simples e eficiente. Vi a Sandra fazer a pasta americana que eu tanto amo e "plotei" uns errinhos que eu cometia. Foi ótimo! A Sandra é uma fofoleca e explica tudo sem segredos. Importante, né?! Adorei! E olha que quando eu cheguei no hotel com o bolo em mãos uma hóspede que aniversariava quis comprá-lo de imediato! Eu, gulosa toda vida, propus que cantássemos parabéns no restaurante do hotel juntas assim poderia saborear o bolo. Cantamos parabéns, comemos muito!!! Adorei aquele dia!
Mais uma vez reitero que fiz o curso por conta própria e pagando! Isso não é propaganda! Estou dividindo uma boa experiência que tive.

42 comentários:

  1. Foi praticamente um "conto"!! rsrs
    Adorei o bom humor... ^^

    Bjus

    ResponderExcluir
  2. Oi querida. Eu adoro seu blog, suas postagens, seus doces, sua maneira de se espressar, sempre clara e objetiva. Estou fazendo bolos decorados e me coloquei no seu lugar em seus relatos. Também sofria e sofro, levo 2 dias para fazer um bolo de 2 andares coberto com pasta americana, mas sei que este tempo pode ser reduzido, só preciso de umas dicas. Se puder me dar uma ajudinha, ficarei agradecida. Seu bolo ficou lindo, parabéns!!

    ResponderExcluir
  3. Adorei a história. Vivendo e aprendendo.
    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Sam, conheci seu blog essa semana e estou encantada com você e com as coisas fofíssimas que você faz! Parabéns pela simpatia e criatividade! Sou apaixonada por patisserie, mas por enquanto, só faço para família e amigos, pois trabalho com informática. Tenho muita vontade de fazer o curso da Simone Izumi e os da Sandra Dias também parecem ser bem legais.
    Valeu pelas dicas!
    Beijos.

    ResponderExcluir
  5. Oi Sam!! Seu bolo ficou lindo!!
    Eu já fiz curso de Bolo Decorado, mas definitivamente sou uma negação na hora de fazer bonequinhos!! hahahahahahahahaha
    Ano passado TENTEI fazer um bolo com um Astroboy em cima pro sobrinho e ele ficou mais para MONSTROboy!
    Desisti e fui para os bolinhos tão amados e gostosos!
    Fico ansiosa esperando pelo seu próximo post!
    Bjs Fê

    ResponderExcluir
  6. Adorei sua narrativa...consegui visualisar vc nesse trajeto...rsrs Olha eu tentei uma vez mexer com a tal pasta americana e levei um suador...que nem te conto...nunca mais me recuperei do trauma...rsrs
    Abraços

    ResponderExcluir
  7. Adelaide, eu amo trabalhar com pasta americana, amo! Depois que você pega o jeito é facinho, facinho...
    Fê, morri de rir com a conversa do mosntroboy!!! hahahahahahaha... Bjks

    ResponderExcluir
  8. Sam, que bolo smples e lindo.
    De curiosa fui ver o site da Sandra e por outra mera coincidência, tenho amigos no orkut que tem o perfil dela na lista de amigos. Só não sabia dos cursos e tals.
    Fiquei imaginando vc falando sozinha enquanto pegava a ladeirinha. Hahahaha...
    Beijos!

    ResponderExcluir
  9. Ola..descobri seu blog hoje, e estou adorando, tanta variedade de receitas de cup cake, e principalmente sua simpatia e generosidade de compartilhar conosco. So uma duvida, a xicara q vc utiliza nas receitas eh de 200 ml ou 240ml?
    Um abraço,
    Monica

    ResponderExcluir
  10. Sam
    Você está de parabéns!! Seu blog é fantástico, suas dicas são demais. Assim como você ano passado fiz o curso da Simone e depois da Sandra, e aprendi muito com elas. Sucesso!!

    ResponderExcluir
  11. Que bolo lindo!

    ResponderExcluir
  12. Oi Sam, estou tentando me comunicar, não sei se esta dando certo. Não entendo muito de Blogs, twiter....
    Vou pedir ajuda pra minha filha mesmo, não vai ter jeito - ela vai tirar um sarrinho na minha cara hahahah - Bjos. Até. Thais

    ResponderExcluir
  13. Thais, conseguiu se comunicar com perfeição!!! Bjks

    ResponderExcluir
  14. Sam...

    Quanto tempo!!! Saudadona de vc...
    Então, simplismente me vi no seu relato acima. Perfeita caricatura da pessoa aqui. Sem tirar nem por... inclusive com as horas de terapia na cozinha e conversando com o bolo até em sonho... hahahahaha...
    Lindinha... qnd teremos novidades sobre babys e afins?! (sou mega "inxirida" né?!) Continuo na torcida...
    Beijos
    Elis

    ResponderExcluir
  15. Saaaaaam, você poderia ensinar aqui como fazer bolo de andar????
    morro de vontade de fazer, mas também morro de medo de ele desabar, hahahaha
    fico até imaginando a cena de um bolo maior esmagado por um bolo menor.

    Bjks, Karine.

    ResponderExcluir
  16. Sam ...

    Foi um prazer recebê-la, e passamos 4 horas bem divertidas! Adorei ...
    A pasta americana, e todo e qualquer bolo feito com ela, não é um bicho de sete cabeças, quando você o encara de frente com coragem e determinação! kkkkk
    E no final das contas, nada do que uma organização e bom senso não dê jeito na coisa! O resto fica por conta da prática ...
    Sucesso pra você!
    Beijos

    ResponderExcluir
  17. Ahhh, muito legal seu post! Amei que você gostou do curso, mas a parte que mais achei fofa foi "peguei garoa na escovinha", hahaha, ri demais! Sam, obrigada por dividir as experiências conosco, viu! Eu tbm faço bolos, mas vou prensando... aprendi isso em um curso. Mas ainda preciso me aprimorar muito, muito mais!
    Beijo e sssuuuuucesso!

    ResponderExcluir
  18. Oi Sam

    tudo bom? acompanho seu blog há muito tempo e to adorando acompanhar agora suas aventuras e seus cursos, to doida pra fazer o curso da chocolatria e é muito bom ouvir sua opinião pois confio demais em você e seu blog. Já fi o curso de flores com a Sandra ela é uma fofa mesmo, to doida pra fazer esse mesmo curso que você e juro nao acreditei quando li que vc fez tudo isso em 4 horas!!! paguei um curso de 3 dias pra fazer isso no ano passado. Agora que quero mais ainda fazer esses cursos. Agora to aqui super curiosa aguardando os próximos posts.

    Adoro demais seu blog

    Abraços

    Erika

    ResponderExcluir
  19. Sam, estou aki me divertindo com seu modo de encarar as dificuldades docisticas.....
    Imagino, em SP e assim mesmo, parece tudo muito perto ,mas in loco,pernas pra que te quiero.....mas pelo jeito valeu a pena.
    Seu bolo ficou show.
    Bjs
    Rosana

    ResponderExcluir
  20. Sam, arrasou mais uma vez!!! Lindo o bolo..fiquei curiosa era de que,hein???
    bjcas,
    Grazi

    ResponderExcluir
  21. Grazi, era de nozes com recheio de damasco e ovos caramelados. Estava uma delícia! Bjks

    ResponderExcluir
  22. Que bom que gostou do meu Monstroboy! huahuahauahuahuhauhau
    Esse ano vou me aventurar no Ben 10 (mas NADA com bonequinho vai ser tudo baixinho).
    Depois te mostro o resultado.
    Bjs

    ResponderExcluir
  23. Parabéns Sam, o bolo ficou lindo e com certeza delicioso!!!!

    ResponderExcluir
  24. Sam, tô me acabando de rir com sua historia, kkk. Eu também fico louca com bolo de andares e fiquei hiper mega curiosa para saber como se assa, recheia e cobre com pasta americana um bolo em 04 horas, aff, só de pensar me dá um calafrio, kkk.
    Pena que estou tão longe e não possa ir fazer um curso com a Sandra! Bjs e parabéns pelo lindo e agradavel blog.

    ResponderExcluir
  25. Oi Sam!

    Posso tirar uma dúvida? Os bolos eram de verdade mesmo ou fake? Está tão perfeito, parabéns!

    ResponderExcluir
  26. Sam vc esta de Parabéns pelo seu bolo.
    Já sai de Fortaleza so pra fazer um curso com a Sandra dias, ela é um amor e o curso é maravilhoso, valeu muito apena, ja estou me programando pra ir novamente.Bjs!!!!!

    ResponderExcluir
  27. Oba, deu certo. Conheci seu blog semana passada e fiquei encantada, a primeira pagina que abro quando entro no computador é a sua, depois eu vou trabalhar, hihihi!! Adoro cozinhar, fui fazer o cupcake, comprei os "apetrechos" todos e fui, ficou uma delícia, não sobrou nada, fiz merengue de varias cores....., como estava ansiosa e curiosa e .... esqueci o fermento, Sam ficou bom, bonito, mais baixinho, ganhou o apelido de piris cake. hahahahaha. Vou fazer de novo, o morango total flex agora. Bjos, Até.
    Thais

    ResponderExcluir
  28. Mercês, tudo de verdade. Bolo de nozes, recheado de damasco e ovos caramelados. Chiquerrérrimo!!! Bjks

    ResponderExcluir
  29. Ei Sam, tudo bom?
    Que bacana que vc esta aproveitando as mini férias para se aprimorar na arte que vc tanto ama. Seu bolo ficou maravilhoso e eu fiquei daqui só imaginando os sabores, as texturas... hummmm...rs
    Adoro seu blog e me satisfaço apenas enchendo meus olhos ao ver suas imagens acredita? Não sou nenhuma negação na cozinha, mas tb sei de minhas limitações sabe?...
    Ainda vou fazer algumas de suas receitas, mas nada mto artístico...
    Vc tá de parabéns em TUDO pq dá prá saber que vc é uma super profissional sem perder a doçura e a essência de uma mulher.
    Sobre o google, deixa ele te enganar de novo não. Da próxima vez, além do endereço, pede fotos do trajeto amiga... assim nunca mais ele lhe pegará de calças curtas. kkk
    Bjs e que Deus lhe abençoe em todas as áreas de sua vida.
    Roberta Coelho

    ResponderExcluir
  30. Sam pouco é muito. Quanto mais clean o bolo com pasta mais lindo ele fica. Parabéns ele ficou muito chic.... bjs

    ResponderExcluir
  31. Menina mas que coisa linda de bolo.
    O google já me deixou em algumas enrascadas viu...rs.
    E outra coisa, se eu fosse fazer um bolo desse, certamente eu demoraria uns 4 dias...rs.
    Beijos

    ResponderExcluir
  32. Andre Barreto13/8/11 5:04 PM

    Seu bolo ta lindo! e esse laço perfeito parece de fita!!!!! fiz minha primeira fornada de cupcakes essa semana e resolvi fazer o de maracuja com ganache de chocolate branco... todo mundo que comeu elogiou!! tudo graças a vc, logico!!! Lendo o blog vi q a ganache de chocolate branco eh a mais "traiçoeira", mas n sei se foi sorte de principiante, so sei q a minha ganache ficou perfeita e deliciosa, deu pra cobrir generosamente os cups e ainda sobrou "preu" comer loucamente, q eu n sou bau!! heheheheheheh

    ResponderExcluir
  33. André, que sorte, hein? Fico feliz que tenha tido sucesso!!! Continua fazendo mais receitas! Cozinha é treino! Bjks e boa sorte em suas novas aventuras!

    ResponderExcluir
  34. oi sam , lendo sua narrativa me lembrei das minhas drásticas experiencias com a pasta americana, criei trauma tbm, não me achava capaz, até que uma cliente super simpática me pediu um bolo de noivado, respirei fundo e resolvi encarar meu trauma, fui em frente, mas antes fui fazer um curso básico de aperfeiçoamento com uma professora que já fez aula com a sandra dias. Fiquei super contente com o resultado, ficou perfeito, adorei, digo que foi meu primeiro bolo em pasta decente, rsrsrrs, agora me empolguei que mais e mais, é a vida é assim tropeçando agente aprende,rsrsr,bjs, bele

    ResponderExcluir
  35. Oi Sam, fiquei com muita vontade de fazer o curso da Sandra Dias.Eu faço a pasta americana dela que eu aprendi aqui com vc e até ja decorei alguns bolos e muitos cupcakes mas fiquei na dúvida de qual curso fazer...me ajuda???
    Bjs!

    ResponderExcluir
  36. Ana Cláudia, qual é a sua maior dificuldade? Acho que você tem que atacar onde mais quer aprender! Bjks

    ResponderExcluir
  37. Sam, que tal um vídeonos mostrando como fazer esse laço? Está tão delicado!
    Bj!
    #ficaadica

    ResponderExcluir
  38. Amiga, bom dia!

    Se você tiver uma oportunidade, poderia postar sobre técnica "wet on wet" para biscoitos?

    Beijo no coração

    ResponderExcluir
  39. Oi Sam (olha eu aqui de novo kkkk). Seu blog ja viciou kkkk. Sera q vc poderia colocar a receita da massa, os recheios e o que usou para molhar o bolo? O pessoal aqui em Brasília gosta do bolo bem molhadinho, mas as vezes fica horrivel de decorar (qdo se erra a mão e molha demais kkkk). Ou se vc tiver receitas que ja testou de pão de ló (de baunilha,chocolate...) passa pra mim Please rs. As massas dos cupcakes ficam boas se eu fizer um bolo com elas? Bjokas e obrigadao mais uma vez.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Vivi. As massas dos cupcakes ficam boas como bolos também. Vou tentar postar aqui mais bolos e recheios. Bjks

      Excluir
  40. Brigadaozaozao Saaaam!!! Bjokas

    ResponderExcluir

Comentários fofinhos!!!