terça-feira, 3 de julho de 2012

Donuts deliciosos e nosso encontro no Salon

Receita de donuts com recheio de chocolate e doce de leite
Cá estou eu a beira de mais uma noite insone escutando a rádio Sky especial anos 80 (deprimente escutar radio na TV eu sei...). Eu adoro escutar essas músicas pois agora está tocando Kátia Flávia mas há umas três músicas atrás estava tocando Meu Mel do Marquinhos Moura (!?!) é de rachar de rir, ou não é?! Eu adoro ficar escutando pois me divirto muito e a cada música me lembro da minha precoce infância nos anos 80 onde eu andava de mochila da company, tinha uma agenda gorda e invejável que geralmente era da cantão e em novembro eu já começava a garimpar o modelo do próximo ano, calçava tênis OP flúor, usava saia balonê e sonhava em ser a Nina Hagen e um dia me casar com o David Bowie. Da Nina eu só tive, anos depois, a cabeleira cor de rosa que eu ostentava com muito orgulho e meu casamento com o David Bowie não rolou mas ele mora no meu coração com o devido consentimento do Sr. Pudim. 
Sobre o Salon du Chocolat sexta às 14.30 em pontíssimo estarei dando pinta por lá e sou figurinha fácil de ser reconhecida! Loira, gordinha, com máquina fotográfica na mão, allstar com glitter, bolsa de bolinha... e assim como combinamos vou colocar um lacinho na blusa e esse será o nosso código secreto das chocólatras um lacinho coloquem os seus para que nós possamos nos identificar!
Além de dar um rolê e fofocar muito eu quero assistir a seguinte programação:
Sexta 06/07
- 15h Sebastien Bovillet - Mousse au Chocolat du Brazil (tá escrito assim no site um inglês-francês)
E gostaria muito de assistir a Chloé Doutre discursar sobre as tendências do chocolate gourmet mas é só às 20h então eu tenho que ver como eu vou organizar meu horário aqui.
Sábado 07/07
- 17h Arnaud Larher - Moelleus au Chocolat
- 19h Diego Lozano - Bonbons recheados com frutas brasileiras
Domingo 08/07
- 17h Jean Paul Hévin - Chocolates quentes
É isso... tá combinado, hein?!
Agora se mais embromação a receita do donuts que é mais do que perfeita. Esquece o donuts do supermercado e vamos lembrar daquele donuts gostosinho que vendia na Dunkin' Donuts.
Receita de donuts com recheio de chocolate e doce de leite

Donuts
Retirei daqui
Rendimento 16 donuts
Ingredientes
- 1/2 xícara de leite
- 2 e 1/2 colheres de sopa de açúcar
- 1/2 colher de café de sal
- 1 ovo
- 2 e1/2 colheres de sopa de manteiga
- 1 colher de chá de extrato de baunilha
- 1 colher de café de raspinhas de laranja
- 2 xícaras de farinha de trigo
- 1 colher de chá de fermento biológico instantâneo
- Óleo para fritar

Modo de preparo
1° Passo: misturar a massa
- Se você tem máquina de pão: Coloque os ingredientes na ordem acima na cuba e coloque no modo amassar. mas é só para bater a massa não vai crescer ali, não! Depois de uns 5 minutos batendo dê uma olhada para ver se a massa está grudenta se estiver corrija a farinha. É uma massa bem macia e não deve grudar nas mãos.
- Se você não tem máquina de pão pode usar a batedeira planetária com o gancho e seguir a ordem listada dos ingredientes mas cuidado ao misturar a farinha para não fazer aquela zona na cozinha. 
- Se você não tem nem máquina de pão e nem planetária use suas mãos e muque para fazer o pão e misture na ordem que os ingredientes estão listados e dê uma boa sovada. Não precisa ser muito não mas se tiver com alguma raivinha manda bronca para aliviar.
2° Passo: descanso merecido
Depois de apanhar tanto a coitada precisa descansar, né?! Faça uma bola com a massa e coloque-a em uma tigela e cubra com plástico filme e deixe-a descansando por 1h em local morninho e longe de ventos. Eu gosto de deixar ela no forno, desligado é claro, e se estiver muito frio, o que não é mais o meu caso, com a luz do forno ligada. A massa tem que dobrar de volume caso não tenha acontecido dê mais uns minutinhos de descanso para a nossa amiga.
3° Passo: Abrindo a massa
Dê uma leve enfarinhada na mesa de trabalho e abra a massa com no máximo 1cm de espessura, eu medi a minha e tinha 0.8cm (que precisão, hein?!) e ficou ótimo! Corte com o cortador de rosquinha (um cortador redondo com um outro no meio), se não tiver você pode usar dois copos um maior e um menor e se quiser fazer inteiro use um cortador redondo aro 6cm Eu fiz metade rosquinha metade inteiro que era para ser redondo mas depois ficou um tiquinho oval. Fiz o inteiro para rechear depois.
4° Passo: Descansando novamente
Depois de sovada e dilacerada nossa massa precisa descansar de novo! Enfarinhe levemente um tabuleiro e disponha sobre ele os círculos de massa. Deixe crescer por mais 30 minutos. A massa vai triplicar de volume.
5° Passo: Fritando os donuts
Coloque o óleo em uma frigideira, não precisa ser um mundo de óleo, e aqueça. Não é quentão tipo batata frita se não os donuts vão ficar bons por fora e frios por dentro. Faça um teste com um pedacinho de massa antes e não deve borbulhar muito. Frite poucos por vez e vá virando até que estejam bem dourados. Seque em papel absorvente e deixe-os esfriando em uma grade de resfriamento. Importante: Não recheie ou cubra com cobertura alguma até que estejam totalmente frios!
Receita de donuts com recheio de chocolate e doce de leite

Recheio
Aqui sua imaginação pode correr solta! Metade eu recheei com doce de leite (Sr. Pudim gosta, né?!) e a outra metade eu usei aquele nosso velho conhecido que uso para rechear bombas, fazer voltinhas e rechear cupcakes e o que mais estiver afim.
Creme de chocolate
Ingredientes
- 200ml de leite condensado
- 200ml de leite integral
- 3 gemas peneiradas
- 1 colher de sopa de extrato de baunilha
- 1 colher de sopa de amido de milho
- 200g de chocolate amargo 70%
Modo de preparo
1) Em uma panela de fundo grosso misture todos os ingredientes exceto o chocolate. leve ao fogo baixo mexendo bem até formar um creme tipo mingau molinho. Junte o chocolate amargo e mexa bem até derreter.
2) Transfira o creme para uma tigela, cubra com plástico filme colado no creme e leve a geladeira por 3 horas. O creme vai estar firme e muito macio.
3) Corte os donuts ao meio e recheie ou faça furinhos na lateral e recheie com bico.


Cobertura
Eu derreti 100g de chocolate amargo e misturei com 2 colheres de sopa de manteiga sem sal e em temperatura ambiente e cobri os donuts. Eu não quis passar a cobertura em nada mas você pode colocar uns granulados, confeitinhos... ou esquecer cobertura e só passar ele no açúcar de confeiteiro...


Metade da maldade
Receita de donuts com recheio de chocolate e doce de leite


Sabe que música está tocando agora? Modern Love do David Bowie é só falar nele... Oooops, já ia me esquecendo! Eu tenho uma super novidade mas não vou contar agora! Hahahahahaha... aguardem cenas dos próximos capítulos! Bjks

28 comentários:

  1. Eu só me complico na hora do fermento... Esse biológico instantâneo é o que a gente compra fresco na padaria, ou é aquele de saquinho pra pão que compramos no supermercado mesmo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Calíope pode ser o fresco e pode ser aquele de saquinho para pão que a gente acha no supermercado. Bjks

      Excluir
  2. Marcia Tourinho - ssa4/7/12 12:05 AM

    Oi Sam, parece que a insonia bateu geral,rsrsrsr!!!só não estou ouvindo a sky,estou em uma situação mais complicada,na cama com o marido ao lado dormindo e roncando, dá uma raiva!!!! pelo sono que não chega e pelo som terrivel kkkk, enfim, qto ao nosso encontro tb estarei por lá com lacinho conforme combinado. bj

    PS. coincidencias a parte : marido que ama pudim,mochila company,agenda cantão e super fã da Nina Hagem,só a saia balonê que não dava para encarar,rsrsrsrrs!!bj

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Márcia, tô aqui me acabando de rir! Meu marido também está no milésimo estágio do sono e no caso quem ronca, e muito, aqui em casa é a D. Ramona! A saia balonê foi um desvio fashion muito grande na minha vida e olha que eu tenho culote! Acho que meu espelho era igual ao de ilusionista de circo afinava que era uma beleza! Bjks e boa noite!

      Excluir
  3. Oi Sam, nos vemos lá com certeza!!! Minha filha já está personalizando os lacinhos. (como é chocolate ela faz questão de estar presente)

    Sobre a agenda, eu tinha uma outra mochilinha somente para ela, pois era turbinada...rs

    Bjks, Jam

    ResponderExcluir
  4. Oi Sam
    to curiosa pra saber as news hehehehehe, como sempre arrasando nas receitas !
    Sam deixa eu perguntar uma coisa, no livro da Laduree tem umas receitas que pedem açucar semoule, seria o impalpavel????
    bjks pra vc e pra ramona ramones!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tati, o açúcar semoule fica entre o açúcar cristal e o açúcar refinado é um pouco mais fino que o açúcar união premium que é o que eu uso geralmente e gosto muito. Bjks

      Excluir
  5. Sam
    Help me !!
    Que encontro será esse sobre chocolat ?
    Onde ? Quando ??
    Eu também posso ir ??
    Me ajuda Sam ... Please !!
    Beijocas
    Miriam Helena

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Miriam. Claro que você pode ir aqui está o post sobre o Salon du Chocolat. Bjks http://quefofurice.blogspot.com.br/2012/06/salon-du-chocolat-vamos.html

      Excluir
  6. Já tô curiosa pra saber das novidades..tipo amanha já pode postar né,?hahaha


    Sam, te perguntar,nada a ver com o donuts, mas, você sabe aqueles pistilos para flores da wilton? é comestivel?

    bjo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Lorena! Não são comestíveis, não. Sobre a novidade vou fazer mais um "tiquin" de suspense! Bjks

      Excluir
  7. delicia de receita!

    infelizmente não poderei ir na feira! curta por mim!

    http://deliciasdaisa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Oi Sam,
    amo seu blog e você... Com certeza você vai continuar sempre sendo muito abençoada na sua vida. Suas receitas são perfeitas e todas que testei deram super certo... Já fiz vários cupcakes e hoje fiz o de paçoca... acho que é o melhor de todos!!! Amei D+. Obrigada por compartilhar seus conhecimentos de forma tão honesta sempre nos passando cada detalhe da receita que, a maioria das receitas por aí, não são passadas dessa forma. Bem, só tenho a desejar o melhor pra você. Espero sempre encontrar receitinhas novas nessa fofura de site. um beijão. Fabi

    Ah... fiquei louca de vontade de fazer e comer os donuts... farei em breve.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fabiana sua fofa! Que bom que gostou do cupcake de paçoca eu o acho uma tentação! Obrigada pelo carinho! Bjks

      Excluir
  9. O seu blog é muito Minha Sogra hahaha!
    adorei

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hahahahahahahahaha... tô aqui me acabando de rir!!! Amei o comentário! Esse advérbio é excelente! Bjks

      Excluir
  10. Sammmm....nossa menina....nem parece ser tao dificil essa receita ne???...será q consigo???...meu medo é na hora de fritar....tenho medo de queimar por fora e ficar cru por dentro...mas acho q vou tentar....tenho certeza q minhas meninas vão amar.....
    Tô mega curiosa pelas novidadesss.....kkkkkkk
    E louca pra ver o q vc vai trazer pra gente desta feira de chocolate....rsrsrsr

    Beijosss....

    P.S.....mochila da Company era meu sonho(não consegui ter),mas a agenda gorda e saia balonê....kkkkkk....essas sim.....amei relembrar com vc esses tempos.....beijos

    ResponderExcluir
  11. Sammm...acabei de fazer os donuts....uma delicia...ficam sequinhos,apesar de ser fritura ne???!!...
    As meninas amaram....
    Obrigada....agora essa receita vai poder faltar aqui em casa....
    Beijossssssssss
    P.s. Postei fotos la no meu face...quando der dá uma olhadinha....

    ResponderExcluir
  12. Marcado ! Adorei os detalhes... kkkk

    ResponderExcluir
  13. OH GOD! Assim já me matas de inveja de não estar aí pro tal Salon du Chocolat!

    ResponderExcluir
  14. Noossa que coincidência, nós começamos a fazer donuts para vender semana passada e eu até tinha pensado em te pedir uma receita, parece maravilhosa, vou fazer com certeza!
    Obrigada Sam!
    beijos ;*

    ResponderExcluir
  15. Seu nível de maldade tá cada vez maior.Que tortura.Beijos.

    ResponderExcluir
  16. Menina, fui arriscar a receita e não sei o que houve e a massa ficou muito grudenta... não descolou da mão... é normal?! Eu fui tentar "salvar" taquei mais farinha... ficou bom, mas ficou massudo... o que vc acha que pode ter acontecido? Será que errei a quantidade de leite? (minha xícara não é transparente para checar... #abafa) rs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Kk. Certamente a quantidade de liquido estava errada! Deve ter ficado massudo pela falta de fermento! Não desista da receita pois é uma delícia! Tente de novo e compre uma xícara transparente! Hahahahaha... Bjks

      Excluir
  17. Oi, Sam!!!

    Adorei a receita!! Mas fiquei com dúvida... como você faz para rechear os donuts??? É igual cupcake, que tem que tirar um pedaço da massa de dentro? Ou é só colocar o recheio direto com o auxílio de um bico de confeiteiro??

    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ligia, você pode cortar ao meio e rechear, rechear com bico ou aquelas bisnagas tipo de ketchup que vende no 1,99. Bjks e boa semana!

      Excluir

Comentários fofinhos!!!