domingo, 8 de julho de 2012

Salon du Chocolat - Resumo básico!

Primeiro dia aberto ao público salon du chocolat bahia. "Cabruca" "Jean Paul Hévin" "Pralus"
A decoração estava bem caprichada com amendoas de cacau e fruto do cacau espalhados. Na primeira linha chocolate Pralus, Na segunda saquinho de juta cheinho de amêndoas de cacau da cooperativa Cabruca,  na terceira linha chocolates da artesã Fada do chocolate e chocolates Jean Paul Hévin.
1° Dia
Cheguei sexta feira exatamente às 14h e 30min o evento foi aberto ao público às 14h. Sem filas comprei meu ingresso para os três dias e lá fui eu para o Salon. A entrada estava pavorosa e a impressão que a gente tinha era que estava bem fraquinho. Andando mais um pouquinho e descobrindo tudo sozinha pois a sinalização era inexistente descobri onde seriam as palestras e worshops. 
Amma Sadaharu Aoki
Na esquerda stand da Amma belíssimamente decorado com madeiras da Camacã, na direita decoração de cacau e macarons cobertos de chocolate Sadaharu Aoki (Pheeno!)
Depois de muito desencontro coloquei o meu nome na porta para "salvar o lugar" no workshop do Sebastien Bouillet que seria às 15h e fui dar um rolê na parte dos produtores e chocolatiers. Tinha stand da Amma, Bonnat, Domori, Pralus, Harald,  Hévin, Nestlé, Kopenhagen, Sadaharu Aoki... artesãos, cooperativa Cabruca. Tinha também alguns expositores que eu achei nada a ver estarem lá mas essa parte vamos abafar, ok? Na hora em que cheguei e fui passear nenhum "vendedor" (dos expositores) sabia o preço do chocolate ou do que se tratava! Não teve orientação aos vendedores, nem explicação e muito menos preparo para atender o público nacional quiçá os estrangeiros. 
Sucre petillant
Esquerda: WS do Bouillet de Mousse ao Chocolat, Marcinha e sua prima, na direita: Eu e Gi e abaixo e tal mousse.
Deu minha hora e lá fui eu para o workshop que, para variar, foi muito desorganizado. Momento show off: Como eu sei bem francês não tive problemas mas as amigas que estavam com fone sofreram! Foi um tal de cutuca daqui e dali para confirmar as informações que o Chef estava passando danado! Não foi tudo perdido mas achei fraco pois a receita era  um mousse de chocolate para ser emulsionado no sifão ou seja uma receita bem simples e para um público bem específico. Simples e bem básico.
Cabruca
Esquerda:Acima utensílios antigos usados na confecção do cacau, abaixo meu amado Hévin a no alto a direita: bombons Oriol Balaguer e abaixo eu, a baiana e as "miúdas açucaradas"
O must ficou por conta do chocolate que enfeitava o tal mousse feito com Sucre Petillant. Lembra aquele pirulitinho Dip'n Lik que estourava na boca? É o próprio. Aliás quem estiver de viagem a França ou morar lá e quiser me mandar um saco desse açúcar eu aceito! Hahahahahaha.... cara de pau! Proseguindo... saí do WS e lá fui eu dar mais uma volta. Eu ignorei sumariamente Kopenhagen, Nestle e Harald porque esses eu já tenho acesso e me concentrei nos chocolates premium, nobre, goumert, especial ou seja lá como você quiser chamar. Os vendedores permaneciam sem muitas informações ignorando porcentagens de cacau, falando errado o nome dos produtos.... mas quando os chefs estavam nos stands o tratamento era VIP. Dava para trocar uma conversa e saber da história dos chocolates e pererê-pê-pê. E foi nesse momento que eu percebi que a grande sacada do Salon era aquele "papo de botequim" que estava rolando entre os chocolatiers, produtores do mais simples aos mais sofisticados, chefs, chocólatras e curiosos. Fiz as minhas comprinhas e saí de lá às 17h com a cabeça fervilhando de informações e feliz por ter encontrado muitas leitoras do blog, minha querida amiga Queila e de ter trocado uma ideia legal com pessoas que eu muito admiro. 
Salon du Chocolat salvador
A esquerda Bombons Pierre Marcolini, abaixo bonbons Guerlais e ao lado chocolate com açúcar Petillant Bovillet.
2° Dia
Todo o encantamento do dia anterior caiu por terra. O que eu pensei que fosse melhorar piorou vertiginosamente. Foram 30min parada no engarrafamento já quase na porta, 40 minutos de espera por uma vaga, filas imensas de elevador, escada rolante com defeito e uma fila para comprar ingresso gigantesca. Para minha sorte eu já havia comprado o meu convite no dia anterior. Há quem diga que os convites estavam esgotados. Ao entrar no Salon o que eu vi foram cenas de selvageria absoluta. Acredito que a organização não dimensionou bem o evento e boa parte dos stands já estavam fechados por falta de mercadoria. Os remanescentes sofreram com um público mal educado (com suas raras exceções) que estava ali para "comer e fazer valer o valor do ingresso". Eu vi gente mandando expositor abrir uma barra de chocolate ou caixa de bombom pois estava ali para comer e não para ver! Soube da invasão do stand da Kopenhagen, que tinha só demonstração e nada para venda no 1°dia, as pessoas "pegaram" os chocolates na  grosseria e se revoltaram por alguns itens serem apenas decorativos e fizeram o maior fuá! Um caos vergonhoso! Detalhe: os chocolates no primeiro dia estavam muito mais baratos do que no segundo! Vai entender...
Salon du Chocolat Bahia Bonnat
No alto a esquerda chocolates Bonnat, abaixo bonbons Sadaharu Aoki. A direita Acima chocolates Demarquette e abaixo o stand do Atelier Bombom.
Resumo da ópera: Foi o primeiro Salon du Chocolat no Brasil e só a presença dele por aqui já é um fato louvável. O cacau produzido no Brasil é excelente e vem ganhando muita força mundo a fora e isso é motivo de orgulho para todos nós. O evento foi mal planejado, divulgado, dimensionado... etc, etc, etc mas a sementinha foi plantada! E eu que tanto falo da necessidade do consumo de bons produtos aqui no blog na medida do possível fiquei satisfeita com o que eu tirei de bom do Salon. 
Salon du Chocolat salvador
Minhas comprinhas no Salon du Chocolat
Se você quiser ler mais sobre cacau lembra que eu já escrevi aqui a trilogia do cacau? Clica aqui: Don Theobroma cacau - Parte I, A família Theobrama cacau - Parte II, O poderoso Chocolate - Parte III

29 comentários:

  1. Sam, do que me salvei então, né??? O Marido encrendou de eu ir, e meu filho "fez macumba"pra eu nao ir pra Salvador sem ele... resultado... nao fui.
    Mas vou te ligar pois encontrar com vc em salvador tá em meus planos.
    Outra coisa foi que eu deixei um e-mail pra vc pra me dar uma dica sobre um cursinho básico de cake designer em Sao Paulo, já que vou dar um pulinho naquela cidade. Aguardo e tô morrendo de saudadades!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Marcella, procura o curso da Sandra Dias que eu acho que vai ser ideal para o que você quer! Também tô morrendo de saudades! Vem logo pra cá! Bjks

      Excluir
  2. Pois é Sam, concordo plenamente quando diz que o evento não foi bem organizado e dimensionado. Como tudo na Bahia, claro que não começou no horário. A abertura estava marcada para às 14:00, mas às 14:45 ainda tinham organizadores correndo de um lado para o outro com banners, cartazes para serem colados e colocados nos seus devidos lugares. Pessoas que estavam trabalhando no evento não sabiam dar uma informação, nem a localização do banheiro, ou seja, ou a gente se virava ou se virava.
    O preço da entrada fez com que o evento perdesse o foco. Muitas crianças e pessoas que só foram realmente para comer chocolate de graça. Muita gente sem educação, que eram capazes de atropelar os outros para pegar um mísero pedaço de chocolate. Infelizmente, a triste realidade da Bahia. Não gostaria de dizer, mas já estou acostumada com este tipo de situação.
    Para um evento internacional deste porte eu esperava mais organização e mais direcionamento para empresários da área. Quem sabe no próximo? só nos resta torcer.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nanda, eu me assustei muito com o segundo dia! O primeiro estava desorganizado mas achei que era contornável. Já no segundo... fiquei impressionada! Foi triste e eu acho que o estopim foi o valor do convite. Bom, como eu disse acho que uma sementinha foi plantada. Que venham os próximos! Bjks e boa semana!

      Excluir
  3. Poxa Sam, eu tinha me programado pra ir hoje, domingo, mas tive um outro compromisso e não pude ir. Era de se esperar toda essa desorganização, perdoe meu conformismo, mas aqui na Bahia somente as produções musicais dão certo. Todos os eventos fora desse circuito que já fui foram complicados. Sem contar o bando de gente que conheço que foi somente pelo 'chocolate' propriamente, achando que devorariam tudo que encontrassem pelo caminho. Acho que esse evento deveria ter sido organizado somente para os profissionais da área, deveria haver um tipo de cadastro ou o valor mais alto do ingresso. Infelizmente, aqui é assim.

    unhaelegante.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Vamos combinar que foi uma merda! Quem foi no primeiro dia foi no evento de fato nos demais foi no zoológico. Vamos logo partir para a realidade. Esse negócio de ficar rodeando e floreando é muito lindo mas na prática não foi o que aconteceu. Eu vi gente roubando barras de chocolate e colocando na bolsa eu bem acho que os expositores fugiram, isso sim! Eu senti vergonha alheia. De lá não levo nada aliás fiquei 20 reais mais pobre e perdi mais um pouquinho do pouco de fé que eu ainda tinha na humanidade. Só isso. Abraços, Catherina

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Catherine, sua revoltada! Se acalma mulher! Você foi nos dois primeiros dias?

      Excluir
  5. Nossa!!!

    Eu queria ir... mas acabei desistindo quando vi sábado, no jornal, que as filas estavam enormes. Não tenho paciência pra isso!
    Ainda bem que não fui, é complicado participar de um evento onde falta o básico: informação, sinalização, bom atendimento, etc.
    Decepcionante!!

    http://nailseart.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É uma pena mesmo. Apesar de todos os problemas gostei bastante do primeiro dia. Vamos aguardar o próximo! Bjks

      Excluir
  6. Querida Sam
    Acompanho seu Blog desde que voce estava morando aqui no Rio de Janeiro.
    Lamento muito que o evento não tenha sido como todas voces esperavam. Lastimável mesmo que um evento à nível internacional tenha sido um fiasco. Infelizmente esta será a impressão que os Chocolaterie levarão de nosso País .. a falta de organização ... mas uma coisa boa ficou disso tudo.

    MENINA !! Eu vi seu rosto pela priemira vez .. até então só conhecia seus olhos ( me desculpa .. não sou sapata não, tá, rsrrs)
    Mas voce é muiiito bonita.
    Sr. Pudim se deu bem heim, rssrssr.
    Sério .. gostaria muito de poder te conhecer pessoalmente e quando voce retornar a terrinha maravilhosa vamos marcar algo .. bater um papinho ..trocar receitas ..ahhhhh .. falando nisso, onde encontro um cursinho THE BEST aqui sobre Cupcakes ?
    Beijos e boa noite.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Miriam, tô aqui toda boba e morrendo de rir do seu comentário! Hahahahaha... veja os cursos da Ana Salinas e no atelier da gula tem uns bem bons também. Tem uma escola de confeitaria que tem uns cursos também... mas eu esqueci o nome. Vou procurar e volto aqui para te falar. Pode deixar que quando eu for ao Rio vamos marcar um encontrão! Bjks

      Excluir
  7. Sam, é como você falou mesmo, sorte de quem foi no primeiro dia, pq como se diz aqui na Bahia, nos outros dias foi MANGUE!

    Mas, aqui pra nós, com entradas custando 10 e 5 reais, já era de se esperar que a galera só ia pra comer... e quando não viram comida, "a coisa ficou tensa"! Hahahaha! Por isso, eu e Nanda fugimos de lá rapidinho no sábado! rs

    Mas... pelo menos provamos alguns chocolatinhos marravilhosos, conhecemos gente nova, e ficamos por dentro das novidades desse mundo do chocolate! Sem falar que alguns cursos (ou aulas) foram legais! ;)

    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Germanaaaaaa, a gente nem tirou fotinho! Snif, snif, snif... Me conta quais foram as aulas que você achou que valeram a pena? Bjks

      Excluir
    2. Então... não foram muitos, mas tiverem alguns (bem poucos, na verdade)! Hahahaha!

      Não sei se foi coincidência, mas foram dos chefs brasileiros... hahaha!

      O do sábado as 11h da manhã, foi de picolé de chocolate com aspic de manga com maracuja e bolo de castanha... achei a técnica bem legal... tanto do picole, quanto do aspic... e o bolo de castanha tava otimo... mas fiquei com preguiça de anotar a receita! Haahahahah (que vergonha!)

      O de sábado às 13h também foi legal... a chef era super simpatica (Carole Crema)... foi de cupcake de chocolate... e ela teve a "ousadia" de misturar chocolate com dendê! Pois é... foi legal!

      Soube que o curso do chef Diego, as 19h no sabado foi ótimo também... mas n tive paciência de ficar por lá naquele tumulto!

      Pois é... nem tiramos foto... temos q marcar um outro encontro pra registrar os clicks! rsrs

      Bjosss!

      Excluir
  8. como é bom acompanhar vc por aqui...fico sabendo de todas as noticias quentinhas!!!

    http://deliciasdaisa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Sam, eu tentei ir hoje mas a fila estava no 2º andar, fiquei assustada ontem com a falta de educação, então nem me arrisquei, pois imagino que deve ter sido pior e minha filha é muito nova para passar apertos... será que teve algo interessante? se alguém te contar você pode postar para as pobres covardes de multidão?! Bjks
    Jamile

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é... fiquei preocupada com a sua filhota lá! Um passarinho azul me contou que hoje estava como ontem! Eu evitei ao máximo ainda mais que ontem eu levei o Sr. Pudim comigo! Hahahahaha... ele xingou até a minha 10° geração! Eu nem fiquei para o WS do Lozano pois como o maridão estava bicudo se eu estendesse um pouquinho a minha estada lá era capaz dele ter um treco! Hahahahaha... Bjks

      Excluir
  10. Oi Sam
    Que pena que bo Brasil ainda estejamos em tempos deste tipo de coisa! que bom que conseguiu aproveitar mesmo mediante estes contratempos!
    Aqui em SP hj é feriado! é ta muito friozinho!
    bjs querida pra ramona também!

    ResponderExcluir
  11. Decepcionante. Um evento que seria, a princípio, para "pessoas do ramo" foi divulgado a 3x4 como se fosse aberto ao grande público. A estratégia de marketing errou feio. Famílias inteiras (falou em chocolate criança se anima logo, né?!) esperando em filas intermináveis. Mesmo aqueles que compraram ingressos antecipadamente não escaparam da desorganização. Pessoas amontoadas atrás de "amostras grátis", o que não era o propósito da feira. Preços extorsivos em alguns stands. Outros você olhava e se perguntava "estão fazendo o que nesta feira?". Enfim...
    Como você falou da sementinha plantada, quem sabe numa próxima edição, os organizadores não dividam os dias/horários para o público em geral e para quem é da área e possui outros interesses obviamente.
    Abraço,
    Luciana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Luciana, a cada momento fico sabendo de um fato mais cabeludo do que o outro sobre o Salon. Concordo com o que você escreveu. Soube que os organizadores se empolgaram tanto que já estão programando o Salon para o ano que vem. Espero que reparem tudo e faça um evento a altura do nosso cacau! Bjks e boa semana!

      Excluir
  12. Nossa, fiquei meio surpresa com a desorganização... Eu sou do Rio e liguei para obter informações do evento duas semanas antes e ninguém soube me informar os detalhes, schedule, valores....enfim....Enviei um email pra vc solicitando maiores detalhes, pois vc estava ai pertinho e poderia ser mais fácil, mas vc não me respondeu...snif snif...mediante tudo desanimei de ir, pois ficaria super deslocada sozinha...enfim não era pra ser... mas legal as fotos e seus comentários. Bjos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Adriana. Tudo bem? Você acredita que eu não recebi o seu e-mail?! Na medida do possível tento responder todos. De repente foi para a caixa de spam... Ano que vem terá outro mais organizado eu espero. Mas estou com ideia de montar um grupo para que possamos ir a visitação às fazendas e depois ao evento. As vagas foram limitadíssimas esse ano mas conversei com pessoas que foram e amaram! Bjks e desculpas!

      Excluir
    2. Relaxa, isso acontece.
      Bom, no próximo ano, não esqueça de continuar nos informando, pois gostaria muito de ir ao evento e principalmente as fazendas.
      Adoro seu blog e suas dicas divinas.
      Bjos!
      Ps.: Ah, onde vc comprou aquele furador para rechear cupcake, estou no Rio e ainda não vi por aqui. Inclusive viajei e visitei uma loja muito legal em NY ( N. Y. Cake) e não vi...snif snif Só vc mesmo pra nos atualizar com estas novidades.Bjokas!

      Excluir
    3. Adriana, pode deixar que eu vou manter todo mundo atualizadérrimo! Assim que eu souber as datas já começo a divulgar por aqui. O furador de miolo de maçã que eu adaptei para o cupcake eu comprei na spicy por apenas 9 reais!!! Corre lá que ainda está em promoção! Bjks

      Excluir
  13. oh wow....the chocolate! ;)

    ResponderExcluir
  14. Oi Sam, fui apenas no segundo dia e logo que cheguei pela manhã achei tudo muito tranquilo... foi um engano. Também me perdi por falta de sinalização, a tarde começou a encher e o povo fazia fila pra comer chocolate de graça, e como assisti a todos os workshops pude presenciar as perguntas bobas de quem nunca tinha feito nada com chocolate. Muita desorganização e falta de educação. Sinceramente fiquei com vergonha de ser baiana. Espero que o próximo seja melhor.
    Estou aguardando ansiosa pelos sus cursos.
    Bjs.

    ResponderExcluir
  15. Obrigadinha pela dica! Bjos!

    ResponderExcluir
  16. Sam, nunca consigo comentar nada aqui! Não sei porque sou meio anta com blogs...! Poxa, queria dizer que amo você e que já fiz algumas receitas suas e a que mais fez sucesso foi a de maracujá com chocolate branco! Eu sempre faço cupcakes para as crianças do orfanato onde sou voluntária e vc precisa ver os olhinhos dela brilhando quando chego lá carregadinha de doces! Obrigada, Sam!!! Esse fim de semana tentarei fazer para elas o de paçoca mas não acho manteiga de amendoim de jeito nenhum! VOlto para contar o resultado! Um beijo, querida, e você tem muuuuuuitas fãs no Rio, viu? Um beijo da Vivi!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vivi, agora já conseguiu! tô te devendo um e-mail... vou lá respondê-lo. Bjks

      Excluir

Comentários fofinhos!!!