segunda-feira, 7 de junho de 2010

Tudo o que você sempre quis saber sobre buttercream e nunca teve coragem de perguntar!

Como fazer um buttercream
Buttercream de chocolate branco
Buttercream nada mais é que creme de manteiga (Olha aí a tradução butter=manteiga, cream=creme) é um tipo de cobertura para bolos e cupcakes bem simples pois a base é feita somente com 2 ingredientes manteiga e açúcar de confeiteiro. Só isso?! Não! A essa mistura pode ser adicionado extrato de baunilha, cacau, chocolate, café.... Dá para fazer com gordura vegetal ou margarina? Que dá... dá. Fica a seu critério mas com a manteiga fica mais gostoso!!! Lá no tempo do rococó essa cobertura era bastante usada aqui no Brasil mas com a cultura do “xô gordura” ela foi caindo em desuso e agora estamos a redescobrindo. Não vou mentir é uma cobertura muito doce mas maravilhosa! Portanto é legal não colocar muitas voltas no cupcake pois vai ficar bem enjoativo! Aqui vai a receita base...
Vanilla Buttercream
Rendimento: cobre 12 cupcakes
Ingredientes
1 xícara de manteiga sem sal em temperatura ambiente
2 xícaras de açúcar de confeiteiro peneiradérrimas
2 colheres de sopa de leite em temperatura ambiente
2 colheres de sopa de extrato de baunilha

Modo de preparo
1 Na batedeira em velocidade alta e usando o batedor de arame, bata a manteiga até ficar fofa. As colheradas junte o açúcar até ficar fofinho. (vai bater quase uns 6-8 minutos)
2.Junte o leite e a baunilha e bata até incorporá-los.
3.Troque o batedor de arame da batedeira pela pá e bata por mais 5 minutos.
4. Leve a geladeira por 5 minutos e empregue como desejado.

De receita básica na mão vamos estudar o que a gente pode fazer com ela...
Tipos de buttercream
Atenção!!! Todo e qualquer ingrediente misturado ao buttercream não deve ser super misturado a fim de evitar que a massa incorpore muito ar!
- Classico buttercream – Manteiga + açúcar de confeiteiro e pronto! Para cada 100g de manteiga 1 xícara de açúcar de confeiteiro. Essa quantidade pode variar dependendo da consistência desejada.
- Buttercream de chocolate – 200g de chocolate meio-amargo ou amargo derretido e FRIO!!! É adicionado a receita básica de buttercream na etapa 3.
- Buttercream de chocolate branco – 250g de chocolate branco derretido e FRIO é adicionado a receita básica de buttercream na etapa 3.
- Buttercream de merengue – Hummm... esse não dá para explicar facilmente espera um pouquinho que logo, logo eu faço um passo a passo bem legal, tá? Mas logo adianto que são três tipos de base de merengue: Mousseline, Suiço e Italiano
- Buttercream francês – Nesse tipo de buttercream claras batidas em neve e estabilizadas com cremor tártaro em são adicionadas a receita de buttercream. Então para uma receita básica 3 claras batidas em neve com uma colher de café de cremor tártaro são adicionadas. Essa receita é ótima para dar leveza buttercream com adição de outras massas como  100g de doce de leite, 100g de bicho de pé... a receita básica na etapa 3.
- Buttercream alemão – Aqui creme de confeiteiro e buttercream são misturados em igualdade. 220G de creme de confeiteiro+200g de manteiga + 30g de açúcar de confeiteiro. Esse tipo de buttercream não dá para ponto para confeitar com o bico. É usado somente como recheio. Eu só fiz essa receita 2 vezes na escola e depois nunca mais. Achei muito “pesada”... para recheio prefiro outras receitas. Coloquei aqui só para você saber que existe!
- Buttercream de fondant – Similar a pasta americana. É outra receita que merece um post completo sobre ela. Aguardem.

A eterna dúvida: Gordura vegetal ou manteiga?
Olha só vou logo avisando que só uso manteiga. Se você teimar e insistir em usar a gordura vegetal, e nela estou incluindo a temível margarina também, saiba que você pode usar meio a meio na receita ½ de manteiga com ½ de gordura vegetal para não ficar tão trash ou substituir por completo. A meu ver a gordura vegetal só ganha em 3 quesitos estabilidade pois não derrete tão fácil quanto a manteiga em dias muito quentes, não forma aquela casquinha e a textura é mais aerada. Mas no sabor que é o fator principal perde feio! E não venha tentar me convencer que você tem uma receitinha infalível que nem dá para perceber... dá sim!!! Detesto fingimento gastronômico se é manteiga é manteiga! Pô!

Qual a consistência perfeita?
A receita básica é ideal para fazer aquela voltinha do cupcake. Se você quiser fazer um enfeite mais encorpado certamente precisará de mais açúcar no creme. Sendo assim, misture às colheradas até atingir a consistência desejada, ok?!
Mas tem um truque se o buttercream estiver muito grosso adicione colheres (uma de cada vez) de sopa de leite ou creme de leite se estiver muito fino adicione colheres (uma de cada vez) de sopa de açúcar de confeiteiro.
“No pau da goiaba” (meu antigo chef falava assim hahahaha) vai ser assim:
- Consistência firme – flores, laços, folhas...
- Consistência média – Cobrir cupcakes e bolos.
- Consistência fina – fazer arabescos, escrever nomes...

Como adicionar sabor?
O sabor pode ser adicionado substituindo o extrato de baunilha por outros extratos, 3 colheres de sopa de café bem forte frio, 3 colheres de sopa de licor da sua preferência... raspas de limão ou laranja e ainda 1 ou 2 colheres de sopa de geleia voc~e pode misturar bem ou apenas mesclar para dar um efeito bacana ao buttercream.

Como colorir?
Para colorir é fácil é só misturar corante em gel aos pouquinhos com a ajuda de um palito e batendo com a pá até chegar no tom desejado. Não exagera, não!

E a durabilidade, armazenamento e coisa e tal?
- Depois de pronto pode ser congelado por até 2 meses, depois é só descongelar e bater com a pá novamente ou refrigerado por 2 semanas e depois é só deixá-lo em temperatura ambiente e bater rapidamente com a pá só para voltar a textura cremosa;
- Fora da geladeira pode durar por até 3 dias.
- Em dias muito quentes (verão Rio de Janeiro) o buttercream perde a estabilidade por ser um creme a base de manteiga daí é necessário adicionar 1 colherer de chá de pó de merengue para estabilizá-lo;

E a casquinha?
Em dias secos isso é praticamente inevitável a criação de uma casquinha bem fininha no buttercream. Essa cristalização da camadinha mais externa do buttercream acontece, infelizmente! Mas não fica triste!!! Essa textura é normal e dá uma ar crocantinho na cobertura!

Dicas e coisinhas bacanas que você deve saber sobre o buttercream
- Quando misturar algum liquido ao buttercream faça devagar. Nada de brutalidades! O Buttercream é muito sensível e pode separar caso a quantidade de liquido seja excessiva ou adicinado de maneira brusca.
- Ao fazer a opção de adicionar chocolate a massa opte por chocolate em barras, ou chocolate em pó diluido no leite. Isso porque o chocolate em pó deixa o buttercream com uma textura granulada.
- Para fazer um acabamento bem lisinho com o buttercream você tem que aplicar a cobertura e depois alisá-lo com a espatula levemente aquecida para deixá-lo bem lisinha.

Ufa! Acho que expliquei tudo... mas se pintar alguma dúvida pode escrever que eu tento explicar! Bjks

96 comentários:

  1. No pau da goiaba é ótimo!!!

    ResponderExcluir
  2. Mariana Cursino7/6/10 3:40 PM

    Vem cá... rola numa batedeira normal também! daquelas de 1,99? Hahahaha....

    ResponderExcluir
  3. Rola em qualquer batedeira! É só ter paciência! A textura vai ser levemente diferente mas vai dar certo! Bjs

    ResponderExcluir
  4. essas imformaçoes são show de bola ,rsrsrs
    obrigada sam vc deve ser abençoada por ser tao prestativa
    me faça uma visitinha
    http://pitadinhadeamor.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  5. E bota abençoada nisso!!! Amei, Sam!!! Qualquer coisa peço help...rs. Tá nos acostumando mto mal, hein!!Bjooooos!

    ResponderExcluir
  6. Sam, a gente ouve tanto hoje em dia que as pessoas não pensam uma nas outras, que estão cada dia mais individualistas, coisa e tal. Aí, se depara com um blog como o seu (fofíssimo!), preocupado em ensinar tin por tin tin cada detalhe do que sabe e percebe que existem sim pessoas boas, que compartilham idéias, experiências e que dedicam parte do seu tempo às outras pessoas. Parabéns!! É lindo ler seu trabalho!! :)

    Bjs,
    Marcia.

    ResponderExcluir
  7. Marcia, querida! Fiquei com os olhos mareados! Que fofinha! Eu acredito que o conhecimento se multiplica a medida que o passamos, não é verdade?! Agradeço o carinho! Bjks

    ResponderExcluir
  8. Achei seu blog simplesmente maravilhoso! Sua atitude em auxiliar-nos dando dicas é fantástica. Quisera todas pessoas tivessem um pouco de você!
    Obrigada pelas dicas, eu que estou começando, as achei ainda mais valiosas...
    Bjos Márcia Chiaveli.

    ResponderExcluir
  9. Agora não erro mais...ô coberturinha melindrosa...bj e obrigada

    ResponderExcluir
  10. É a 1ª vez q entro em blogs!e o seu é super completo tô abrindo uma cafeteria, e vc tira muitas dúvidas!!!bjs e continue auxiliando os q necessitam...kkkk como eu!!!

    ResponderExcluir
  11. seu blog é lindo! ta de parabens, sempre venho aqui e ADORO o q vc posta ^^

    ResponderExcluir
  12. Laila querida, obrigada e seja sempre bem vinda! Bjks

    ResponderExcluir
  13. Eu fiz o Butter Cream clássico pela 1ª vez e ficou PERFEITO!! Obrigada pela dica, vou experimentar os outros e criar novos... =)

    ResponderExcluir
  14. Olá Sam, adorei esse post, fico penando p/ conseguir o ponto do buttercream... bom, eu usei 200g de manteiga (1 tablete) e praticamente 1 saco de glacúcar, fui colocando aos poucos e mesmo assim não consegui o ponto, ficou meio mole, não ficou igual ao da sua foto :( Help me!!!!
    Ah, eu posso colocar suco de limão? Fica bom?

    Obrigada

    Bjokas

    ResponderExcluir
  15. Estou te seguindo, se quiser me segue tb!!!

    Bjssss

    ResponderExcluir
  16. Daniele, Êeeeeeeeeeeeehhhh! Fico muito feliz que tanha dado certo! Bjks
    Valeska, já te mandei um e-mail! Vamos dar um jeito no seu buttercream!!! Bjks

    ResponderExcluir
  17. Já alguns de seus vídeos na internet, mas hoje peguei o link do seu blog só para "ver por cima", mas é impossível, pois tem tanta coisa maravilhosa! Uma delas que eu sempre quis saber era sobre o buttercream. Adorei a receita do buttercream de chocolate, uma outra opção de cobertura além do ganache. Parabéns pela iniciativa de colocar tudo num blog e compartilhar com outras pessoas. Deixei seu bolg na minha lista de favoritos. Atenciosamente, Celia

    ResponderExcluir
  18. òla Sam abençoada.
    Gostaria que soubesse que me ajudou muito em seu blog, pois há tempos vinha procurando algumas respostas e não as encontrava.Sou blog está me ajudando muito.Continue sempre prestativa e generosa. Bjs
    Eusmar Brasília-DF.

    ResponderExcluir
  19. menina vc é show!!!!! que Deus te abençoe sempre!!! por nos dar tantas dicas maravilhosas!!! sucesso sempre em sua vida!!!! bjos!!!!! clailma Imperatriz-Ma.

    ResponderExcluir
  20. yoo,Sam-chan arigato
    eu estava procurando essa receita ja faz um tempo
    eu só encontrava cupcakes com pasta americana e nao ficam muito kawaii
    eu vou fazer hoje mesmo para o meu cha das 5

    ResponderExcluir
  21. o meu ficou com um gosto fortissimo de manteiga! mas icou lindissimo! meu primeiro cupcake lindo, mas ruim, kkk

    ResponderExcluir
  22. Bárbara, depois me conat o resultado! Bjks
    Jéssica querida, essa eu não posso te ajudar. Quanto mais a gente bate menor o gosto de manteiga mas está sempre presente. Eu também não gosto do sabor forte de manteiga e tento diminuir acrescentando sabores ou chocolate branco. Mas que fica lindo, fica!!! Bjks

    ResponderExcluir
  23. Sam, moro no Nordeste, e aqui é normalmente muito calor, tenho medo de fazer essa cobertura pq minha mãe(confeiteira a muitos anos) sempre me desestimula, e uma vez tentei uma receita que virou uma meleca só, ficou deliciosa, mas não dava pra cobrir os cup cakes senão qdo fosse entregar estaria só o mingal! Tem solução? ou devo continuar usando as coberturas estabilizadas, merengue e pasta americana, e desixar o buttercream só pros que for fazer em casa pra comer geladinho? Bj

    ResponderExcluir
  24. Oi Sam!
    seu blog é o máaaaaaaximo. Vou criar um perfil só p poder participar mais.
    Parabéns!! Adorei a simplicidade e o jeito moleque com que vc se comunica, sem deixar de ser clara e detalhista quando é preciso.
    Virei sua fã....rs
    Parabéns mais uma vez.
    Beijão
    Simone Henaut

    ResponderExcluir
  25. Luciana, segue o conselho da mamãe que é sábio! infelizmente no calor não rola buttercream! =( Ele fica restrito a ambientes refrigerados! Mas ouse no merengue pois aromatizado deve render boas combinações. Outro dia fiz um de mangaba e ficou um luxo puro! Bjks
    Simone querida! Bem vinda!!!! Bjks

    ResponderExcluir
  26. Oi Sam, tudo bem?
    Agora sou seguidora de seu blog e amei tudo, que Deus sempre á abençõe, por vc nos ensinar tudo que sabe, estou aprendendo muitas coisas que eu não sabia sobre cupcakes, enfim tudo.
    Querida, onde posso encontrar pó para merengue?, outra coisa, não é bom fazer o marshmallow, pois pode conter nas claras a salmonela né?, por isso que vc usa o pó para merengue?
    Obrigadinha e espero sua resposta!
    Bjos

    ResponderExcluir
  27. Oi, Silvana. O pó para merengue você pode encontrar em lojas que vendem artigos para confeitaria ou na Celebrate ou Barra doce. uso o pó para merengue para fazer glacê real ou emulsionar alguma mistura. Não sou grande fã e em substituição por conta da salmonela prefiro usar a clara pasteurizada da Fleischmann. Bjks

    ResponderExcluir
  28. Sam, vc existe mesmo? Que humor refinado...Queria muito ser sua vizinha...Quando vier ao Rio pode ficar na minha casa (meu marido ja concordou...disse que vai até buscar vc e o Sr. Pudim), o convite é vitalício. Fique com Deus.Bjs.Flavia.

    ResponderExcluir
  29. Flávia, olha que eu vou mesmo, hein?! De mala e cuia e docinhos também... Bjks

    ResponderExcluir
  30. parabens aqui de portugal para si, já vi centenas de blogs mas o seu foi o melhor!!! vai para os meus favoritos.

    ResponderExcluir
  31. Oi, Amiga(o) da terrinha!!! Seja bem vindo e obrigada pelo carinho! Bjks

    ResponderExcluir
  32. Caramba que blog irado!
    Ha tempos tava procurando uma receita que eu entendesse!
    So faltou entender q batedeira é essa sua? A minha nao tem pa..:(

    ResponderExcluir
  33. Oi, a minha batedeira é aquela planetária da arno. Vem com três tipos de pá: folha, gancho e balão (batedor aramado). Bjks

    ResponderExcluir
  34. Olá querida Sam!
    Você realmente é uma mulher iluminada.
    Estou encantada com seu blog. Parabéns!
    Faz pouco tempo que entrei para o mundo dos cupcakes, e quando tenho dúvidas venho aqui ler suas preciosas dicas! Muito obrigada por compartilhar seus conhecimentos.
    Que Deus te abençoe infinitamente.
    Um grande beijo, ma chérie.

    Criss Medeiros.

    ResponderExcluir
  35. OLÁ GOSTARIA DE SABER SE O BUTTERCREAM PODE SER ALÇISADO COM PAPEL MANTEIGA,PARA QUE O BOLO FIQUE BEM LISINHO???VI ISSO NUM VIDEO NO YOUTUB.BJUS

    ResponderExcluir
  36. Neinha, o buttercream resfriado pode sim ser alisado com papel manteiga! Bjks

    ResponderExcluir
  37. olá sam,seu blog é hiper fofo!!
    bem, me chamo Ludmila e gostaria de umas dicas básicas. vou fazer uns cupcakes para a festa do meu filho onde o tema é ben10 e naum sei que tipo de cobertura usar. a festa vai ser em outubro na hora do almoço. vc poderia me ajudar???
    bjussss

    ResponderExcluir
  38. Sam vejo vc uma pessoa adorável, que coisa mágica essa de ser singular e especial, pois a busca da evolução emocional e espiritual é o que nos diferencia dos que resistem em ser sempre os mesmos. Obrigada pelas maravilhosas doações que vc dá no Blog. Bjs
    Patricia Boechat

    ResponderExcluir
  39. Oi td bom? Sou nova no ramo dos cupcakes! Descobri a pouco tempo esses bolinhos lindos e resolvir me arriscar na cozinha! Comprei tudo necessário, forminha, forma, corantes, bicos...etc...mas não me acertei com nenhuma receita ainda! (tudo bem q soh tentei duas mas...) Queria uma ajuda, tirar umas duvidas! Espero que vc possa me ajudar!
    A primeira receita q eu fiz foi um de baunilha com buttercream com geleia de framboesa. O bolinho ficou super umido, grudou muito no papelzinho e msmo depois de um tempo secando na grade continuava super umido e ficou todo melado, grudento! A segunda receita a mesma coisa! Oque estou fazendo de errado!? Eu tirei do forno quando o palito saiu limpo dos bolinhos e em seguida já transferi para grade de resfriamento, fiz certo?
    A outra duvida é a respeito do buttercream, eu odiei a receita que fiz! Ele ficou com muitoo gosto de manteiga! extremamente enjoativo! E falam e usam tanto o buttercream que eu pensei, não é possível q ele seja assim! Também fiz alguma coisa errada? Sera que foi falta de açucar ou ele realmente tem muito gosto de manteiga!?
    Agradeço muito se puder me ajudar! Estou virando fã do seu blog! Acho q vou arriscar meu proximos cupcakes com a sua receita de Devil´s food Cupcake que parecem uma delícia!
    Obrigada!
    bjss
    Ju

    ResponderExcluir
  40. Oi, Juliana. O buttercream tem um gosto suave de manteiga. Me manda um e-mail para conversarmos melhor?! Bjks

    ResponderExcluir
  41. eu posso usar corante líquido em vez de em gel, ou não?

    ResponderExcluir
  42. Frescurite, dependendo da quantidade de corante a ser usado na receita é preferível usar em gel pois o liquido pode desandar a receita. Bjks

    ResponderExcluir
  43. Sam, estou apaixonada pelo seu blog, leio todo dia sobre cupcakes pq estou aprendendo tudo por internet, e seu blog estao me dando altas ideias.
    Faço tudo sem gluten em casa pois tenho uma filha celiaca, entao pode imaginar que tudo é mais complicadinho, mas ja convivo bem com isso pois vivo fazendo teste em cozinha. AGora estou na onda de cupcakes e estao querendo comprar, mas ainda tenho muito que aprender.
    Essa aula de butercrem foi otima, tenho receio dela por isso nunca testei, tenho medo e horrro a gosto de manteiga (odeio leite....rsrsr), entao por isso ainda nao atentei. Mas ja vi que para fazer aqueal rosa linda que vi aqui preciso tentar essa cobertura.
    Se poder me responder sobre o gosto vou ficar imensamente agradecida, e se quiser receita de bolos sem gluten estou a disposiçao, ok

    ResponderExcluir
  44. Eli, tem gosto de manteiga sim bem suave mas tem! Bjks

    ResponderExcluir
  45. Oi Sam... dúvida, eu tenho a batedeira normal, ainda não comprei a minha planetária. o buttercream vai ficar lindo e maravilhoso na batedeira comum?

    ResponderExcluir
  46. Talita, você vai batê-lo por mais tempo e vai ficar tão bom quanto! Bjks

    ResponderExcluir
  47. Sam ja´sou sua fã incondicional, tudo que a gente pensa em procurar tem tudo no seu blog.
    Eu faço tudo sem gluten, entao vivo fazendo minha alquimias tbem.
    Valeu pela dicas, estou indo para cozinha fazer pela primeira vez meu buttercream e tentar fazer auela rosa linda.
    Bjs

    ResponderExcluir
  48. Sam do céu! Tenho acompanhado seu blog secretamente (rsssss),e nunca me manifestei...virei sua fã anônima, mas hj foi demais! Essas explicações sobre buttercream mudaram minha vida! kkkkkkkk Agora que virei fã de carteirinha mesmo! Muito obrigada por compartilhar conosco toda essa experiência FOFA! hehehehehe Estou começando a fazer cupcakes para vender (em Brasília) e seu blog tem me ajudado mto! bjokasssssssssssss Simone

    ResponderExcluir
  49. oi,tudo bem?amei e agradeço muito pela dica da tendinha,já passei a foto ao meu marido e ele está providênciando a madeira,para fazer,to ansiosa pela minha barraquinha,depois eu mando a foto.
    Eu vou participar de uma feirinha no meu trabalho e vou levar muitos cupcakes para vender,e gostaria de fazer todos coloridos e com voltinhas,eu tenho uma receita muito boa de buttercream de merengue que aceita corantes e fica linda,do qual vc já ensinou fazer,só que eu gostaria de fazer uma cobertura mais barata e que aceitace a adição de corantes,uma receita que rendesse muito,não precisa ser exatamente o buttercream pode ser um merengue ou um marshmallow,eu tenho uma receita boa de marshmallow só que desanda quando adcionado corante,mesmo em gel.
    se tiver alguma dica para me dar agradeço muito.
    bjos e obrigada.

    ResponderExcluir
  50. Ihhhhhhhhh.... barata e que aceita corante numa boa só merengue italiano. Eu já ensinei por aqui acho que na receita do morango total flex. Bjks

    ResponderExcluir
  51. aham eu li sim,vou passar para tomar nota então.bjos obrigada.

    ResponderExcluir
  52. Essa tal manteiga sem sal que é o ó, aqui no bairro nao tem, e deve ser aquela mas carinha ne!!! podia da certo com qualy ^^ a que vc faz vc pode da a marca quero tentar e da certo ^^ bj OBS: Adorei seu Blog

    ResponderExcluir
  53. Não... não rola em qualque batedeira :/ A minha é de mais ou menos uns 20 anos e até que sempre foi bem boa, nunca deu nehum problema. Fui bater o buttercream , mas, como ele é muito pesado no começo, minha batedeira quebrou :S. Fiquei sem cobertura e sem batedeira, rsrs.

    ResponderExcluir
  54. Eu sei que não tem muito a ver com o assunto, mas queria perguntar... você tem uma batedeira planetária? Depois que a minha quebrou queria comprar uma, mas muita gente reclama da da Arno, dizem que não bate pequena quantidade, que é muito frágil, etc... tava pensando em uma da philco, a Power Chef. Qual você tem? Tem alguma recomendação? Desculpe mais uma vez, sei que não te nada a ver, mas... :D

    ResponderExcluir
  55. Oi, eu tenho 2 batedeiras planetárias uma Kitchenaid que é o máximo e uma da Arno que foi minha companheira de guerra por anos e eu gosto muito. Bjks

    ResponderExcluir
  56. Obrigada, Sam. Acho que vou comprar a da Arno, então. Já que a Kitchenaid... não é o caso. Hahaha!
    Bjs

    ResponderExcluir
  57. É a primeira vez que visito seu blog e já adorei,há tempos procurava essa receita até encontrei algumas, más não arrisquei agora estou confiante vou tentar amanhã mesmo depois posto o resultado. Obrigada.

    ResponderExcluir
  58. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  59. Melhor blog EVERRRRR!!! Simplesmente incrivel!!! Estou in love!! Parabens mesmo por esse sonho de blog!Estou iniciando minha carreira de doceira e aqui tem tudo que eu preciso <3

    ResponderExcluir
  60. Não tenho batedeira como faço ??? *0*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se não tem batedeira o lance é bater a mão mas você vai precisar de um batedor aramado(fouet) e muito muque vai dar certo também. Bjks

      Excluir
  61. Ola, antes de qualquer coisa , gostaria de parabenizá-los pelo blog.....está otimo!!!!
    Bem , estou começando a me arriscar na arte dos cup cakes....ja fiz alguns e foi sucesso, mas agora estou tendo pedidos para comercializar os mesmos e agora é que mora o perigo...rsrsrsrsrsrsr
    Tenho uma emcomenda de 400 cup cakes para lembrança de casamento, mas preciso embalalos nestas caixinhas de acetato ....me ajude por favor!!!!!HELP,HELP...
    Qual tipo de cobertura posso usar neles, pois serao dados aos convidados ao sairem da recepçã , e não gostaria que ficassem todos melequentos , parencendo que foram arremesados ( ah, não posso usar pasta americana, pois a noiva abomina a mesma )....Por acaso a de de Buttercream me atende ?????? Me SALVE, POR FAVOR......

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha só o butterceam fica inteiro se o ambiente estiver refrigerado ou se o tempo não estiver muito quente afinal é um creme de manteiga! As caixinhas de acetato tem aquele bercinho que seguram bem então sem melecar então você poderia pensar em coberturas que suportem tipo merengue, brigadeiro, beijinho ou abuse nos enfeites e faça coberturas baixas é outro truque também. Bjks

      Excluir
  62. Oi Sam...adorei as dicas sobre o buttercream...eu fiz antes de ler suas dicas e achei muuuuuuuuiiiiito doce...rsrsrs...acho que a consistência ficou legal, mas manteve a textura do açucar de confeiteiro...ou seja...meio granuladinhu...é normal???responda por favor...tenho alguns cups pra fazer para um aniversário e estou tentando decidir que cobertura colocar, principalmente por que o calor tá demais!!!qual sua opinião??que cobertura fazer para cups de chocolate?Obrigadissimo!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rochelle, de fato é uma cobertura muito doce o ideal é não rechear o cupcake quando a usamos para tentar balancear um pouco a doçura. A textura não estava legal ou você usou muito açúcar ou bateu pouco pois o buttercream é bem cremoso. Se o calor tá pegando esqueça o buttercream a não ser que o ambiente seja refrigerado. Opte por merengue, beijinho, brigadeiro... Bjks

      Excluir
  63. Sam, parabens... é o melhor blog sobre cupcakes que ja li. Vc tira todas as minhas duvidas. Estou pensando em fazer para vender, mas estou com medo ainda. Ja fazem umas 3 semanas que estou pesquisando sobre isso. Obrigada. Sucesso!

    ResponderExcluir
  64. Sam primeiramente quero te parabenizar mais ma vez por fazer os cupcakes mais lindos do muuuuuuuundo!! Eu te mandei um email com umas perguntas,eu moro em salvador e como agora voce esta morando por aqui,gostaria de saber se voce oferece cursos,estou MUITO interessada!Obrigada pela atençao!beijinhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Pri! Tudo bem? meu e-mail tá uma bagunça!rs Ainda não consegui me entender com ele! Vou dar cursos aqui em Salvador, sim. Tô esperando minha mudança chegar para esquematizar tudo direitinho! Bjks

      Excluir
  65. Aiiiiiii eu super entendo!! Entao estou aguardando,me avisa assim que tiver datas please??Bjooos Sam

    ResponderExcluir
  66. ana cecilia spieler23/3/12 8:29 PM

    Nossa, gostei muito das suas dicas. Eu sempre fiz o butter cream com gordura vegetal mas eu na verdade achava muito anti saudavel para os dias atuais porque hoje sabemos dos maleficios da gordura vegetal trans. Vou experimentar só com manteiga e estou curiosa para ver se vai ficar melhor....

    ResponderExcluir
  67. Olá, gostaria de saber o que é sopa de leite

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Juliana! Tudo bem? Acho que você entendeu errado ou eu não soube explicar direitinho. É "colher de sopa" de leite e não sopa de leite. É aquela colher maiorzinha! Bjks

      Excluir
  68. Sam, fiquei encantada com sua disposicao em dizer detalhes/dicas...Parabéns...Moro em Curitiba,clima mais fresquinho, e meus cupcakes eu decoro sempre com chantily, só que em dias quentes, ele vai acentando. Nao fica feio mas nao aguenta muito tempo. Uso o chantily por ser bastante suave e nao tao adocicado. Sempre tive vontade de fazer o buttercream mas achava que era muito "grudento"...suas dicas sao otimas e irei experimentar, com certeza. Faço cupcakes e vendo, todos os dias. Adoro ouvir elogios e conhecer pessoas diferentes. Deus te abençoe sempre. Bjs

    ResponderExcluir
  69. Olá...
    Gostaria de saber,se eu fizer buttercream usando manteiga com sal,vai prestar ??

    Obrigada pelas dicas,beijos!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O ideal é usar meio a meio metade de sal com metade sem sal se for fazer o buttercream usando chocolate, geleia... até dá para usar manteiga só com sal mas se for de baunilha acho que nem todo mundo pode gostar. Eu gosto... mas eu tenho um gosto muito atípico. Bjks

      Excluir
  70. Carol Prince3/6/12 12:35 AM

    Oi Sam, estou LOUCA com o seu blog! Comecei a fazer cupcakes agora e estou babando nos seus!
    Uma curiosidade: qual marca de manteiga você costuma usar pra fazer o buttercream?

    Beijocas e MUITO SUCESSO!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Carol. Eu geralmente uso Itambém e misturo metade sem sal com metade sem sal. bjks

      Excluir
  71. Oi Sam estou aqui lendo e relendo tudo sobre butter cream que vc postou , pq o meu ficou com aquele saborzinho de areia sabe ? Como se o açúcar não tivesse se desfeito. O segredo é bater, bater, bater ? Tenho medo de desandar sabe ? vou tentar sua receita !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Malu, tem que bater, bater, bater... e você pode acrescentar o açúcar aos poucos daí a manteiga vai absorvendo e evita esse granulado que você sentiu. Você usou glaçúcar?! Bjks

      Excluir
  72. Puxa Sam desculpa incomodar pelo face mas li tantos posts que não achava sua resposta ! rsrsrsrsrs . Reli todos de butter cream e achei !!!!!!!! Usei glaçucar sim, mas não passei na peneira, isso faz muita diferença ? Obrigada !!!!!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Malu, não esquenta não pois aqui você está em casa fique a vontade! Faz muita diferença, sim! O glaçúcar é muito empedradinho e deve ser peneirado. Quando for testar novamente adicione lentamente e as colheradas dando tempo da manteiga ir absorvendo o açúcar. Me mantenha atualizada do seu sucesso com o buttercream! Bjks

      Excluir
  73. SAM, parabéns pelas suas dicas. Vou fazer também esta cobertura.
    Bjs Vera. Mairi-Bahia.

    ResponderExcluir
  74. Oi Sam, que lindo trablaho vc faz. Eu vou tentar montar o bouquet de rosa de cupcake no niver da minha filha vou tentar fazer em cor de rosa, que tipo de corante voce me recomenda, o batedor de arame eu sei que tenho, mas a pa, hummm nao sei nao... posso fazer essa segunda parte a mão, senao tento encontrar, minha batedeira é bem basica nao sei se veio nela, me lembro que veio esse de arame(4 partes de metal) e acho que um outro batedor em espiral mas 1 fio de metal... eu nao sou muito dada a cremes,chantis, butter, merengues, sou daquelas que tiram o creminho, rssss sorry!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, vamos lá... corante eu uso em gel pois a cor fica bem forte com gotinhas apenas. Você pode fazer todo o processo com o batedor de arame é só você bater pouco na segunda parte. Ahahaaaaaa... você tira o creminho sua malvada! Bjks

      Excluir
  75. Olá Sam,Parabéns pelo blog!!! Eu irei fazer Cupcakes para uma festa junina, e levarei os cupcakes ja recheados pra la, mas a cobertura eu achei melhor colocar na hora pois tenho medo de estragar tudo no transporte e não faço idéia de como posso levar o buttercream!!! eu levo ele ja no saco de confeitar? eu posso deixar ele por quanto tempo no saco antes de usar? precisa colocar dentro de um isopor com gelo? são tantas dúvidas!!! agradeço muito se puder me ajudar.
    obrigado!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Linda, eu coloco o gelo em uma caixa térmica cubro com jornal e depois com uma bandeja(tem que vedar bem o jornal e o gelo)e aí vou colocando o saco de confeitar já com o buttercream prontinho para aplicar no cupcake. Se você colocar direto no gelo vai ficar durão e difícil de confeitar. No saco e refrigerado ele pode ficar por até 7 dias! Bjks

      Excluir
  76. oiii olha eu adorei as suas dicas mas toda vez que eu faço num dá certo não,a manteiga se separa do resto da mistura o chocolate fica escorrendoo kkk vira uma melequeira danada.... ia vc pode me dizer enque eu estou errando kkk assim e qual o tipo de chocolate melhor para se usar ???? bjus

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mirele, se tá separando assim é porque o chocolate está muito quente. Tudo está em temperatura ambiente? Você deixa o chocolate esfriar? Você usa chocolate meio amargo ou amargo? E chocolate puro? Vamos investigar o que está acontecendo! hahahahaha... Bjks

      Excluir
  77. Oi Sam,

    Mulher, tô doida pra aprender a fazer aquele topper de cupcake com duas cores ou mais, você poderia ensinar??? :)

    Obrigada,
    Bjosssss
    Pamela

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pamela, boa ideia será o post de domingo. Combinado?! Bjks

      Excluir
  78. A D O R E I !!! Obrigada por dividir!

    ResponderExcluir
  79. Oi... Pode usar o corante em gel mix(nao sei se é o apropriado pra chocolate) para colorir todos os tipos de buttercream ou só o básico? EX: posso colorir o buttercream de chocolate com corante em gel? Posso colorir brigadeiro com corante em gel?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Nathália. Pode usar corante em gel sim, nos dois casos, é até melhor pois a cor é mais concentrada. Bjks

      Excluir

Comentários fofinhos!!!