sábado, 21 de agosto de 2010

Pasta americana: Fazendinha fofurices!

Esse tema fazendinha me encanta!!! Há uns 2 anos me pediram para fazer cups com esse tema e eu amei! Achei tão fofo e é um dos temas que, desde então, figuram meu top 10 de encomendas. Por falar em decoração com  pasta americana ultimamente tenho lido por aqui e acolá um papo sobre tipos de decoração com pasta americana daí começam a surgir nomes chics, teorias fantásticas acerca e outras coisinhas... mas preto no branco são apenas 2 tipos: plana que é esse tipo dos bichinhos e 3D que são com bonecos como a Branca de Neve que fiz aqui. A preferência fica por sua conta.
Uma vez que nós sabemos tudo sobre pasta americana pois aprendemos aqui. Agora vamos nos divertir com a fazendinha! Vou explicar bem explicadinho nos próximos dias como decorar os cupcakes. Vamos começar pelo patinho e a vaquinha. É bem fácil você vai ver... E quais são os bichinhos? Vaquinha, porquinho, patinho, galinho, ovelha e cachorro.
Primeiro rascunhei o que eu queria como uma criança de 5 anos...


Depois coloquei a mão na massa... (detalhe essa galinha com catapora, na realidade é uma galinha da angola que eu só fiz uma vez... deu um trabalho imenso pois as bolinhas tem que ser bem pequeninas...).

Modelando o Patinho

O que você vai precisar
- Rolo para abrir a pasta
- Pasta americana tingida de amarelo claro (usei amarelo damasco)
- Pasta americana tingida de laranja
- Pasta americana tingida de preto
- Cortador quadrado 2cmx2cm
- Canudo
- Pincel para colar os detalhes
- Um recipiente com água
- Esteca para fazer os detalhes do nariz (ou use o bumbum do pincel)
- Petequinha de amido
- Pinça

Como fazer

1) Olho: Comece fazendo os olhinhos aproveite e já faça de todos os bichinhos de uma vez.
1.1) Abra a pasta americana preta bem fina (foto 1).
1.2) Com o auxílio do canudo corte círculos (foto 2). E pronto. Deixe os olhinhos num cantinho bem arrumadinhos enquanto você não os usa.

2) Cubra o cupcake com a pasta amarelo claro. Deixe bem lisinho.

3) Bico: Abra a pasta laranja e, com o auxílio do cortador, corte um quadrado.
3.1) Marque a diagonal do quadrado.
3.2) Corte com o auxílio de uma carretilha ou usando o próprio cortador.
3.3) Com o auxílio de uma esteca ou o bumbum do pincel fala duas bolinhas para marcar o "nariz" do patinho.

3.4) Umedeça o pincel (é umedeça mesmo!) na parte de trás do bico e cole no cupcake.

4) Passe o pincel umedecido também onde os olhinhos serão colados e com o auxílio de uma pinça aplique os olhinhos.

5) Prontinho!!! Viu como foi fácil? Agora a Vaquinha... vamos de 2 em 2, ok?

Modelando a vaquinha

O que você vai precisar
- Pasta americana tingida de rosa (usei corante rosa pink)
- Pasta americana tingida de preto
- Pasta americana tingida de amarelo (usei corante amarelo damasco)
- Pasta americana branca
- Pinça
- Petequinha de amido
- Rolo para abrir a pasta
- Pincel para colar os detalhes

- Um recipiente com água
- Esteca para fazer os detalhes do nariz (ou use o bumbum do pincel)
- Corante em pó rosa para o blush
- Pincel macio para aplicar o blush
- Alisador ou qualquer outra coisa que o valha

Como fazer

1) Para cobrir o cupcake: Separe um pedaço de pasta americana e coloque pedacinhos da pasta preta (foto 1). Abra com o rolo (foto 2). Corte usando o cortador redondo e aplique no cupcake (foto 3 e 4) (já preparado para receber a pasta).
2) Faça os olhinhos como descrito na modelagem do patinho e cole-os no cupcake
 
3) Nariz: Faça um rolinho com a pasta rosa (foto 1). Com a ajuda do alisador achate o rolinho (foto 2). Usando a esteca ou o bumbum do pincel faça dois furinhos no nariz (foto 3).
 
3.1)Passe o pincel umedecido na parte de trás do nariz e cole na vaquinha.
 
4) Orelha: Faça 2 cochinhas com a pasta americana preta. Usando o alisador achate as orelhinhas. Verifique se estão iguais e do mesmo tamanho. Com a esteça faça uma marcação do meio da orelha até a extremidade mais fina. Passe o pincel umedecido na pontinha da orelha e aplique no cupcake.
 
5) Chifrinho: Faça uma coxinha com a pasta amarela. Achate a extremidade mais grossa para formar uma base. Passe o pincel umedecido na base e cole na vaquinha.
 
6) Maquiagem: Passe delicadamente o pincel no corante em pó rosa e aplique nas bochechas da vaquinha. (não é para usar o pincel úmido, não! Hein?! Se usar vai fazer um estrago no seu trabalho!). Depois de um tempo o corante em pó intensifica a cor então para evitar que a bochecha fique muito corada aplique bem pouquinho. Quase nada mesmo!
 
7) Com o auxílio da esteca faça a marcação da boquinha.
E pronto! Amanhã mais 2 decorações! Bjks
P.s. Um segredo: a Vaquinha é a minha favorita!

30 comentários:

  1. Ahhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhh! Volto logo após passar meu faniquito de fofura com comentários pertinentes! Bjks, Flá

    ResponderExcluir
  2. Ai Sam, que fofurinhas os seus bichinhos de fazenda!!! Não sei te dizer qual é o mais fofo, todos são lindos! Eu sei que dá o maior trabalho fazer figuras em 3-D mas eu acho mais gracioso a decoração plana nos cupcakes. A sua explicação PAP ficou show!!! É disso que eu amo no seu blog, tudo muito explicadinho, sem segredos (e quando tem, vc não esconde o jogo). Não tem como não ser sua fã. Eu entro aqui todos os dias prá ver se vc postou alguma coisa e fico toda feliz quando vejo novidades! OBRIGADA, SAM! BEIJOS!

    ResponderExcluir
  3. Lindossssssssssss! Eu já me aventurei a fazer bichinhos, o que eu mais gosto de fazer, é o sapo, todo verdinho com aqueles olhos típicos, são fofos demais! ;)

    Parabéns por ensinar aqui, Sam! Eu fiz um curso "ao vivo" para aprender a fazer os bichinhos e lhe digo que sua didática é bem melhor, e olha sua aula é EAD!rs

    Beijo e bom domingo!

    ResponderExcluir
  4. Sam, td bem querida!

    Analizando as centenas de blogs e site que visito, posso te afirmar que o seu blog é muitoooo completo, didatico, muito facil de entender tudoooo e todas as receitas são maravilhosas, eu que diga né...rsrs já testei o cup de chocolate e é um escandalo mesmoooo....
    Querida sucesso, pq vc é muuito iluminada em dividir tudo com a gente...
    Um super beijo
    Dayane Bastos

    ResponderExcluir
  5. Adooorei todos os bichinhos. São muito fofos!! Parabéns!!!

    ResponderExcluir
  6. Flá: Volta logo!
    Lu: Confesso que quando comecei o blog pensava nele apenas como um mostruário do meu trabalho. Mas depois que algumas coisas aconteceram comigo tanto boas quanto ruins eu pensei mas porque nenhum site, blog ou sei lá o que me fala abertamente sobre isso? Daí então resolvi escrever francamente sobre tudo o que se passa e como fazer e conhecer o básico da confeitaria e decoração sem erros. As vezes, por observar meus alunos, vejo que falta muita informação básica sobre produtos, higiene alimentar, qualidade, investimento.. e sobra invencionismo e purpurinadas!!! A geladeira continua branca! Hahahah... ela está aguardando o $$ pois a fábrica que pinta e reforma fica em São Paulo e cobra uma fábula para fazer isso. E como eu acredito que se for para fazer tem que fazer direito... fiz uma poupancinha para a reforma dela que será... vermelha!!! Vai ficar linda, né? Ai, ai... imagina uma foto bem bacana dos meus cups ali bem anos 60?! Não vejo a hora!
    Mari: Fiquei toda boba e pomposa! Ai, ai...
    Dayane: Obrigada e bjks! P.s. Vi suas msgs no msn só hoje estou aprendendo a mexer no ipod que ganhei do maridão e "desregulei" meu msn todinho!!!! Fiquei com um monte de mensagens truncadas! Vou dar corda na minha cabecinha pra aprender a mexer direitinho! Bjks
    Dri: Obrigada e bjks.

    ResponderExcluir
  7. Sammmmm...amei amei amei....nossa tudo tão lindo e vc nos mostra que é tao simples....seus pap saõ Mara!!!!!Obrigada por dividir conosco....quero fazer logo os meus...kkkkk
    Beijos

    ResponderExcluir
  8. Fofos demais!!! Amei! Acho o máximo você dividir suas técnicas! Você conhece o blog http://thefrostedcakencookie.blogspot.com/ ? Tem uns tutoriais de toppers em 3d bem simples e legais também. Fica a dica pras suas leitoras. Beijo! :D

    ResponderExcluir
  9. Luziléa, por nada! Estava com saudades? Resolveu o lance com os mini-cups?
    Luna, ainda não conhecia esse blog! Como ele é legal! Amei a dica! obrigada! Bjks

    ResponderExcluir
  10. nossa amei esse pap! parabéns a vc por tanta criatividade e o melhor, vc nos ensinar! deus continue te abençoando.

    ResponderExcluir
  11. Olha sem palavras...perfect!Sou mãe de um bebe de 9 meses ja é madrugada, estou morta de cansada mais mesmo assim nao consigo desgrudar do seu blog!tô anotando tudinho!pois vou começar amanha a fazer os meus primeiros cupcakes!tenho certeza que vai dar certo!(tb com essas suas explicaçoes ate uma criança consegue fazer!de tão bem explicadas que são elas!)Parabens!Não vejo a hora de treinar logo os bichinhos para fazer no aniversario de 1 ano do meu filhote que eu Amo!Aproveitando gostaria de saber se vc tem outros bichinhos tipo girafa, elefante...o tema do niver dele será arca de noé!mais mesmo só com esses ja vai me ajudar muitooooo!Estou super feliz!Amanha vou criar um novo blog sobre tudo isso e postarei fotinhas para vc ver como ficou ok!(mais não pode mangar nao!heheh)beijão e que Deus te abençoe mais e mais por tudo que vc tem feito por nós!smack!

    ResponderExcluir
  12. Olá!!! Imagina se eu vou mangar?!?! Nunquinha! Já fiz elefantinho, girafa e tigre. Me manda um e-mail que eu te passo as coordenadas!!! Obrigada pelos elogios e bjks no filhote! Tô indo lá te visitar...

    ResponderExcluir
  13. Super parabéns seu blog é lindo! obrigada. E estou aprendendo a mexer ainda, mais estou como0 sua seguidora, me coloca como sua tb, obrigada! bjs!

    ResponderExcluir
  14. oi MEU NOME É GRAZIELA, AMEI OS SEUS BICHINHOS, E QUERIA SABER QUANTO TEMPO ANTES DA FESTA POSSO FAZER E QUAL MELHOR FORMA DE CONSERVAR A PASTA AMERICANA JA MODELADA! oBRIGADA E PARABÉNS

    ResponderExcluir
  15. que trabalho genial, PARABÉNS!!!

    e as fotografias ds diferentes passos estão bem explícitas, quase sem precisar de ir ao texto...

    muito obrigada, amanhã vou experimentar, depois conto ;)

    tem outros tutorials do género? adoraria seguir... obrigada, filipa

    ResponderExcluir
  16. Dabi, obrigada e bem vinda! Bjks,
    Graziela, no máximo com 1 dia de antecedência. Bjks
    Filipa, tem um ou outro por aqui semelhante a esses é só clicar em pasta americana que tem os PAPS que eu já fiz. Depois me manda um e-mail com os cups que você fez! Bjks

    ResponderExcluir
  17. Simplesmente Maravilhosos

    ResponderExcluir
  18. Sam, estou encantanda com o seu blog, tudo é muito lindo...e as dicas são fantásticas, eu estou iniciando meus trabalhos agora, as dicas estão me ajudando muito. Nossa estou montando o meu blog agora, mas que trabalho!!!! Beijos Obrigada.

    ResponderExcluir
  19. Sam seu Blog é muito bom, eu adorei!!!
    Estou pensando em começar a fazer bolos para fora, minha mãe é doceira a mais de 30 anos mas bolos não saõ a sua especialidade. Estou encantada é tudo tão lindo e vc ensina de coração o que é o mais importante, então parabéns e muito obrigado pelo amor em postar todos os detalhes para que a gente que esta começando possa contar com a sua ajuda!!!
    Mas voltando aos bolos, ja os faço para o meu filho Pedro Henrique e para os filhos dos parentes do meu marido, ficam muito gostosos mas ainda não tenho muita técnica então gostaria de uma ajudinha sua, como faço para que a pasta americana fique bem pretinha como a sua?
    O aniversári do meu filho foi no ano passado e fiz do Ben 10 mas eu só consegui cinza, se der para me dar umas dicas de corantes e quantidade ficaria mais grata ainda!!!!
    Muito obrigado!
    Luciane López

    ResponderExcluir
  20. Luciane, obrigada e bem vinda! Eu penei muito com pasta americana preta e sempre optava por comprar pronta até que um belo dia eu comprei o corante preta da wilton e a minha vida cromoterápica mudou! Hahahaha.... um pouquinho a pasta já fica pretona! Apesar de ser caro vale muito a pena! Bjks, Sam

    ResponderExcluir
  21. Muito obrigado Sam!!!
    Agora serei figurinha constante em seu blog que é muito lindo!
    Eu vou tentar fazer os cupcake do relógio do Ben 10 para o aniversário do meu filho dia 15/11, se conseguir mando as fotos para vc ver.
    Muito obrigado pelas dicas preciosas!
    Bjs,
    Luciane López.

    ResponderExcluir
  22. Oi Sam, olha eu aqui de novo, mas é que eu estou lendo o seu blog de cabo a rabo lendo todas as receitas e dicas, mas como eu nunca fiz cupcake, teria alguma massa em especial que é facil de fazer (todas são), que seja praticamente infalivel? Eu vou fazer um teste este fim de semana, fazer os cup's e a decoração do relógio para ja ir treinando.
    Obrigado!
    Bjs,
    Luciane López

    ResponderExcluir
  23. CLAUCIA CC NASCIMENTO24/11/10 2:17 PM

    OLA TUDO BEM???MEU NOME EH CLAUCIA E AMEI SUAS FOFURICES .EM JANEIRO FAREI UMA FESTA PRO MEU FILHO FELIPE DE TEMA FAZENDINHA A QUAL NO BOLO PRETENDO FAZER ESSAS FOFURICES PLANAS JA QUE EN 3D FICA DIFICIL POIS NAO TENHO ESSE SEU DOM,MAS FAREI COM MTO AMOR,E GOSTARIA QUE VC ME ESCLARECESSE UMA PERGUNTA SE EU MONTAR UM BOLO FAKE COM PASTA AMERICANA POSSO FAZER AS FOFURICES COM QTOS DIAS DE ANTECEDENCIA??E QUANTOS DIAS DURA A PASTA AMERICANA MODELADA??

    ResponderExcluir
  24. Sam,

    tenho adorado os seus posts sobre novos toppings para os cupcakes principalmente para mim que estou começando. Vou tomar a liberdade de copiar alguns modelinhos seus porque eles são realmente lindos e você é extremamente criativa! Quando fizer um modelinho de minha autoria, te envio também! Bjs Livia

    ResponderExcluir
  25. Primeiramente parabéns pelo lindo trabalho e obrigada por compatilhar essas fofurices. Irei fazer o aniversario de 2 anos da minha filha no tema fazendinha mas sou totalmente leiga quando se trata de pasta americana! Quando vc diz "petequinha de amido" você utiliza quando e onde? e como vc cola a base no cupcake você passa o que antes? doce de leite? e as orelhinhas e o nariz são colados como? também estou na duvida de quantos dias dura a pasta americana modelada? eu tenho q deixa-los em saquinhos depois de prontos? aguardo uma resposta ok! bjs e obrigada

    ResponderExcluir
  26. Adri, já lí o seu e-mail e você entendeu tudo direitinho! Bjks

    ResponderExcluir
  27. Olá , gostaria de agradecer todas as dicas, me ajudaram muito, vc ensina muito bem. Obg

    ResponderExcluir
  28. Lívia Mello2/3/14 8:47 PM

    Perfeito, o passo a passo, pra quem está começando, faz toda a diferença!! OBRIGADA!!!!

    ResponderExcluir

Comentários fofinhos!!!