terça-feira, 23 de novembro de 2010

Cupcake de Natal: Papai Noel atoladinho

Essa modelagem já é vedete dos cupcakes... mas eu acho tão bonitinha!!! Sem contar que as crianças adoram e é muito, mas muito mesmo fácil de fazer!
Material necessário
- Pasta americana nas cores: Vermelho, preto e branco.
- Glacê real
- Bico perlê n°2, saco de confeitar
- Esteca ou palitos
- Pincel e água

Como fazer
1) Cubra o cupcake com pasta americana branca.

2) Perninha: Faça duas bolinhas com a pasta americana vermelha (foto 1). Achate as bolinhas e boleie as laterais (vai ficar como um cilindro gordinho) (foto 2).

3) Faça duas cobrinhas com a pasta americana branca (foto 1). Passe o pincel levemente umedecido em água nas bordas e aplique o acabamento nas perninhas (foto 2). Pressione bem o encontro da ponta da cobrinha para fazer um bom acabamento.

4) Sapatinho: Faça duas bolinhas com a pasta preta (foto 1). Pressione com a palma da mão e role as bolinhas sobre a mesa para formar um cilindro. Achate levemente a paste superior (foto 2). Com uma estequinha ou palito faça uma marcação funda fazendo o "calcanhar" do sapato (foto 3).  Com a pontinha de uma esteca ou palito faça as marcações da sola do sapato (foto 5).

5) Montagem: Passe um pincel levemente umedecido em água na parte superior das perninhas e cole os sapatinhos (foto 1). Passe o pincel levemente umedecido na parte superior do cupcake e cole as perninhas (foto 3). Se preferir cole com glacê real. Quem não quiser fazer a neve pode parar por aqui.

6) Neve: Coloque o glacê real no saco de confeitar que já deve estar preparado com o bico n°2. Comece contornando as perninhas pressionando levemente o saco de confeitar fazendo "mini" movimentos de vai e vem (puxando para cima e para baixo saco de confeitar) (foto 2). Preencha o cupcake e faça umas pontinhas para simular a neve esparramada e caindo pelas bordas do cupcake (foto 3). Deixe secar o glacê real.

Para saber a receita do glacê real leia o post Biscoitinho do dia dos namorados
Bjks
Em homenagem a Lu Yoko que se amarra num P.S.
P.são - Senti que está rolando um drama com as cores da pasta americana! Vamos lá...
P: Como conseguir cores vibrantes com a pasta americana?
R: Compre corante importado! Eu sei que é ridículo falar isso mas é o que rola!
Preto: Como disse eu uso corante importado, pois um trisquinho de corante que eu uso já deixa a pasta pretona. Antes disso eu apelava para 2 coisas ou eu comprava, somente, a pasta preta pronta ou misturava a pasta branca com cacau e depois tingia de preto. Essa última dica recebi em uma comunidade, duvidei da eficácia e fui testar e foi uma belezoca! Ficou pretona! Mas é aquele lance... vou ficar gastando meu cacau lindo e maravilhoso na pasta preta?! Nã, nani, na-não!
Pasta vermelha vibrante: Misturo 2 cores vermelho morango e vermelho Natal para dar esse look do Papai Noel. Ou rosa pink e vermelho para dar um look morangão maduro!
A pergunta que não quer calar: Vale a pena gastar mais para comprar o corante importado?
A resposta que quer calar a pergunta: Simmmmmmm!!! Tem a data de validade maior, não resseca, não desanda a pasta, colore mais e vem o dobro da nacional. Então bati o martelo e parei de me preocupar!!! Me libertei dos corantes nacionais!!! Agora onde comprar são outros quinhentos.... mesmo!!! Dá uma olhada nas lojas que indiquei no aonde comprar que elas costumam ter. 
Agora uma última dica não sai comprando azul jeans, azul céu, azul bebe e azul piscina (exemplo). Compra o azul mais básico de todos e tenha sempre em mãos o corante branco (importado também)! Ele abre as portas do mundo cromoterápico gastronomico! Com o tempo você vai aprendendo a misturar as cores e chegar no tom que você quer. Ufa! terminei! Bjks

32 comentários:

  1. Que cucpake mais fofo, Sam! Não são só as crianças que adoram, eu também acho lindinho demais, além de ser bem facinho de fazer. Com a "neve" em glacê real ficou perfeita mas eu queria saber se dá prá fazer com outros tipos de cobertura, como por exemplo, merengue ou ganache? Ou será que a pasta americana das perninhas do Papai Noel não aceitariam bem esse tipo de cobertura?
    Sam, essas aulas especiais de Natal estão show! Beijos!

    ResponderExcluir
  2. Muito fofo mesmo!Vou fazer para minha filha!! Como faço para as cores ficarem brilhantes? Estou começando no mundo da pasta americana e até agora só consigui cores foscas e manchadas com o açucar que polvilhei na mesa. Usei corante em gel. Preciso de ajuda pois minha filha fará 3anos em janeiro e eu estou animadíssima para fazer os doces!!!!!!
    Obrigada!

    ResponderExcluir
  3. Oi Sam! Que fofoleto! Eu adoro esse papai Noel atoladinho. Já me aventurei a fazê-lo, mas usei neve de merengue. Eu já tinha visto no seu blog mesmo.

    beijo grande

    ResponderExcluir
  4. OI SAM. PARABÉNSSSSS. TA MUIIIIIIIIIIITO FOFO!
    É MTO DIFÍCIL FAZER ESSA NEVE?

    ESSA DECORAÇÃO PODE SER CONSIDERADA 3D? COBRAR R$10 É UM PREÇO JUSTO?

    BJAOOOOO,
    BELLA

    ResponderExcluir
  5. Adorei!!! Estava louca pra aprender esse!! Vou tentar hoje mesmo!


    bjs

    Dani

    ResponderExcluir
  6. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  7. O natal é mesmo inspirador...
    Muito lindo!!!!
    Beijokas.

    Dani Fiks
    www.deliciascupcake.com.br/blog

    ResponderExcluir
  8. Sam! Como dizem meus amigo Jesus me abane!rsrsrs...
    Que lindo!
    Nos dias que vc não postou, senti um vazio.rsrsrs...
    Esse blog virou meu vício.
    Tbm quero saber como faço para tingir no vermelho para chegar nesse tom e no preto.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  9. Querida Sam, não dá nem vontade de socorrer este Papai Noel... de tão fooofo que ele tá! Mais uma deliciosa arte. Parabéns!!! Bjo grande

    ResponderExcluir
  10. Lindo de morrer, só pra variar!!!! Já entrou na minha lista de favoritos to-do. Cheiros, babe!!!

    ResponderExcluir
  11. Lindo demais Sam!
    Eu amei...
    Abraços, Daniana
    http://cozinhasemdrama.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  12. precisoooooooo
    tá fofo demaisssssssssss
    bj

    ResponderExcluir
  13. SAm,

    eu vi um desses em um site, e a pessoa usou a forminha preta, e desenhou tijolinhos na forminha com glacê, ficou parecendo a chaminé mesmo!!! Nao consegui colar a foto aqui pra vc, vou mandar por e-mail.
    Bjokas

    ResponderExcluir
  14. Oi Sam!!!......agora a pergunta que não quer calar, rsrsrsrsrs..........esse corante importado é da wilton???
    Parabéns ficou lindinho!!!......fiz um parecido, só que o meu ficou entalado na chaminé, rsrsrsrs.....
    Bjus...

    ResponderExcluir
  15. PERFEEITO!!
    Sam, eu frequento seu blog já tem alguns meses, mas nunca tinha parado pra deixar um comentário (vergonhaa, pode brigar comigo XD)! Mas eu tenho que comentar porque você com esse post simplesmente acabou com os meus problemas!! A minha avó viu os cupcakes que fiz pro aniversário da minha irmã (nada demais, cupcake de baunilha sem recheio, com voltinha de glacê real rosa e confeitos coloridos em cima) e ficou louca, quer que eu faça cupcakes natalinos para ela levar pra festa onde ela vai passar o natal (com amigos do meu tio). E ela queria um papai noel, mas eu nunca trabalhei com pasta americana, e por mais que eu desenhe bem, eu estava receosa de começar logo com carinhas (eu nem tenho todos os utensílios para cortar, fazer os olhinhos e tudo o mais), então essa idéia do papai noel atolado é perfeita! Eu já conheço o glacê real, e fazer as perninhas com pasta americana não deve ser difícil!! depois que eu fizer eu te aviso como tudo saiu!! Obrigada mesmo pela receita, me tirou do aperto!!!
    beijinhos

    ResponderExcluir
  16. Sam, amei... sobretudo suas dicas de cores... sobre o uso do branco! você tem algum post que nos ajude com a mistura de cores? Super obrigada!!!!!! Bjos e Parabéns!

    ResponderExcluir
  17. Bom dia, Sam! Eu não falei que eu sempre volto aqui mais de uma vez prá ler tudo de novo? Levei até um susto quando vi meu nome no P.S. recebendo uma homenagem sua! O P.S. (que aqui pode muito bem ser entendido como "Pronto Socorro") é uma "mão na roda" prá quem fica perdida com um detalhe ou outro do post.
    Obrigada, passada a surpresa, fiquei feliz, viu! Beijos!

    ResponderExcluir
  18. Lu, que bom que gostou da homenagem! Hahahaha... Olha só eu acho que dá para fazer a neve com chocolate branco e depois com um palito ir modelando ele até secar como eu fiz com a Rena. O problema da ganache é que como está muito quente eu acho que vai desestabilizar rápido podendo então suar a pasta americana. Já o merengue é uma boa tentativa. Vou fazer um teste e depois te conto! Bjks

    ResponderExcluir
  19. AHHHHHHH, Sam, tava mt querendo fazer esse cupcake no natal!! acho ele lindooo parabens e MT obrigado

    ResponderExcluir
  20. Sam, eu imaginei que o ganache, apesar de delicioso, não combinaria mesmo com a pasta americana. Obrigada pela resposta e, antes que eu me esqueça, fiz as trufas de canela e aproveitei prá colocar um punhadinho de nozes trituradas que estavam guardadas esperando um fim. Nem deu prá contar a quantidade de trufas, só sei que enquanto fazia, meu irmão pegava um, meu sobrinho outro e nem esperaram prá passar no cacau em pó. Foi aplaudida e aprovadíssima! Beijo!

    ResponderExcluir
  21. Oi Sam,
    Sigo o seu blog há um tempo já e simplesmente AMO... Hoje, só hoje, li o "Eu, pessoa fofa!" e devo dizer que também queria ser a sua vizinha...kkkk
    Por mim ficaríamos horas a fio cozinhando e batendo um bom papo! Amoooo!
    E este post ensinando a fazer o Papai Noel foi tudo de bom!
    Parabéns e obrigada por compartilhar conosco.
    bjs
    Andrea Janaina

    ResponderExcluir
  22. Eu tava querendo muito um tuto desse papai noel entrando no cupcake. ^^
    E com essa sua ideia de glace, para parecer neve, ficou mais fofo ainda! Amei, Sam!!!
    Bjinhos
    Débora Belarmino

    ResponderExcluir
  23. Sam! bom dia!!
    gostaria de saber se vc irá fazer algo para o ano novo!!! Adoraria fazer algo diferente, é o dia do meu aniversário!!! bjs...

    ResponderExcluir
  24. Caramba! Que lindos! Eu estou encantada com o seu trabalho! Estou começando a fazer cupcakes agora, mas já faço bombons a um bom tempo e depois que vi seu trabalho decidi: quando crescer quero ser igual a você! rs
    Parabéns e sucesso!

    ResponderExcluir
  25. AMEIIIIIIII ESSE PAPAI NOEL ATOLADINHO!!!KKKKKKKKKKK

    ResponderExcluir
  26. sam,como faço para guarda essa modelagem de pasta americana por uma semana.bjoss linda

    ResponderExcluir
  27. Para guardar é fácil forre uma lata ou pote de plástico com papel toalha e coloque a decoração prontinha e já seca lá dentro. Tampe bem e guarde por até 1 mês. Bjks

    ResponderExcluir
  28. Sam mas qual é a marca internacional que vc usa?
    É esse Wilton??

    Adorei voce, adorei seu blog e vc eh muito divertida nos vídeos! ^^ Beijao

    ResponderExcluir
  29. Oi, Carol. Tudo bem? Uso corante americolor! Bjks

    ResponderExcluir
  30. Amei seu blog, foi paixão a primeira vista, este cupcake é demais, no natal arrisquei fazer alguns para os amigos e familiares, não saiu lindo e perfeito com o seu, mas agradou... Se puder de uma olhadinha lá no meu blog, (www.crieicomcarinho.blogspot.com), Parabéns pelo seu trabalho, é realmente lindo...

    ResponderExcluir
  31. Amei seu blog, foi paixão a primeira vista, este cupcake é demais, no natal arrisquei fazer alguns para amigos e familiares. Não saiu lindo e perfeito como o seu, mas agradou... Se puder dê ma olhadinha no meu blog (www.crieicomcarinho.blogspot.com). Parabéns pelo trabalho é realmente lindo...

    ResponderExcluir

Comentários fofinhos!!!