segunda-feira, 11 de julho de 2011

Pasta americana, batedeiras e um insight

Ontem quando eu me preparava para fazer o bolo da foto eu tive uma ideia brilhante!!! Resolvi tentar fazer a pasta americana na batedeira planetária usando o batedor de gancho e um pano de prato para cobrir a batedeira e evitar que o açúcar de confeiteiro voasse pelos 4 cantos da cozinha!!! Operação arriscada, eu sei, ainda mais quando se tem prazo de entrega mas assumi os riscos e botei a batedeira para trabalhar (coitada! ela já trabalha muito) e voilà! Não é que deu certo?! Aliás certíssimo!!! Nunca mais exercito meu muque na bancada! Pensando bem... seria até bom continuar exercitando o meu muque pois tenho um projeto braço de Madonna em andamento mas a praticidade taí para isso... deixar a flacidez fluir solta no meu corpão de sereia! Hahahaha... Já que eu falei em batedeira vamos conversar mais um pouquinho sobre ela,  a nossa amada e querida batedeira. No mercado existem 2 tipos de batedeira:

Batadeira portátil ou convencional - Possuem duas pás que giram em tordo do próprio eixo e podem ter a base fixa ou portátil
Prós: Pode ser portátil, é fácil de armazenar, é leve e o preço é bem bacana.
Contra: Bate a massa em diversas direções  (deixa a massa mais pesada), o motor não bate massas mais pesadas, geralmente não possui diversos níveis de velocidade. No caso da batedeira portátil fica difícil agregar ingredientes ao mesmo tempo em sua mão está ocupada batendo a massa.

Batedeira planetária - Possui três tipos de batedores balão, folha e gancho. Os batedores rotacionam em sistema orbital e a base é fixa.
Prós: O motor é forte e aguenta bater massas mais pesadas como massa de pão, possui 3 diferentes tipos de batedores balão, folha e gancho, a rotação é em sentido único o que confere mais leveza a massa, possui diferentes níveis de velocidade, você pode deixar a batedeira trabalhando sozinha e se ocupar de outros afazeres na cozinha. É batedeira batedeira para uma vida toda, do tipo que sua neta vai usar.
Contra: É cara, por possuir o motor maior é mais pesada, é grandona e precisa de espaço para ser armazenada.

O lance é o seguinte se você é apaixonada por cozinhar ou faz delícias para vender a sua opção é comprar a batedeira planetária. Se você quer bater um bolinho de vez em quando, bater um chantilly e coisa e tal o seu caso é comprar uma portátil ou convencional. No meu caso eu tenho as duas pois eu acho que quebra um galhão. As vezes eu tô batendo o bolo em uma e preciso bater uma clara em neve. Ou não quero usar a planetária para bater uma coisinha pequena, ou quero bater em outras tigelas daí uso a portátil. A maior e mais importante diferença fica na qualidade da massa que a planetária produz, é a informação crucial pra quem deseja fazer bolos com qualidade.
Dicas
- Procure comprar batedeiras que possuem tigelas de inox pois facilita o uso de substancias quentes como no merengue italiano, por exemplo.
- Tenha sempre mais de uma tigela e batedor. É uma mão na roda para dias de tumulto. Não precisa parar e lavar é só substituir.
- Depois de usar a batedeira limpe-a completamente, depois de lavar todos os utensílios passe álcool para deixar livre de qualquer sujeirinha.
- Antes de comprar a sua batedeira pesquise bastante as marcas e tente conversar com pessoas que já tem determinado tipo de batedeira para tirar todas as suas dúvidas.

43 comentários:

  1. Não vivo sem minha planetária!!!! É a boa e velha ARNO. Ta guentando anos de tranco!

    ResponderExcluir
  2. O que eu acho contra a batedeira planetária é o fato de ela vir só com uma tigela. Quando a receita pede clara em neve, tenho que fazer isso antes de tudo, colocar em outra tigela pra fazer a massa. Se bem que agora eu pensei que talvez a gente encontre só a vasilha pra vender nessas lojas especializadas, né? Vou procurar.

    Sam, acho um sonho esse tipo de bolo que você fez. Em minha cidade só vi pessoas que fazem maquete(será que escreve assim?), fico frustrada. Quero demais ter um bolo de andares e no aniversário de 15 anos de minha filha, também.
    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Carol, vai treinando que você consegue. Os meus primeiros eram horr´veis daí fui treinando, treinando... até conseguir fazer bem retinho e lisinho. Bjks
    Sweet, a minha é aquela arno antiga também e no ano passado comprei uma tigela de inox para ela e fiquei feliz da vida. Tenho uma poupança kitchen aid... daqui há uns anos (hahahaha) eu compro uma companheira para a minha batedeira velha de guerra. Bjks

    ResponderExcluir
  4. E eu não caí na besteira de comprar uma convencional?
    Culpa da minha mãe! Ela ficou falando que a planetária só serve pra pão e massa pesada e agora me arrependo horrores.
    Pague 140,00 na minha convencional, podia ter guardado mais um pouco e comprado a planetária.
    Já to fazendo uma poupança pra reforma da minha cozinha e a planetária está incluidíssima xD
    Beiju :)
    PS: Seu bolo está Lindooo!
    Não consigo fazer de andares ainda =/ eu tenho um medo de desmoronar..

    ResponderExcluir
  5. Primeiro quero dizer que o bolo ficou maravilhoso.
    Sobre a batedeira, minha mãe tem uma planetária. Eu, quando casei não pude comprar uma $$$, e fui ficando com a simples mesmo, mas me tortura, elas são horríveis rs, a minha demora quase 20 minutos para bater chantilly e mesmo assim não fica muito consistente !! Meu sonho é uma kitchen-aid !!!!!
    bjsssssss
    Vivian
    AOS 30
    www.vvdavivian.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Sam,

    Seu bolo está tão lindo que quase não prestei atenção no texto da batedeira (brincadeira)!

    Tb tenho minha poupança kitchen aid, mas não me conformo com os preços aqui no Brasil... e em pensar que já deixei de comprar fora pq era pesada demais para a bagagem que eu já tinha...

    Na próxima viagem ela vem, com certeza! Até lá, fico rezando para que os bolos saiam direitinho...

    Parabéns pelo bolo incrível!

    ResponderExcluir
  7. O bolo ficou lindíssimo! Como você faz pra montar os andares. Ainda não testei nenhum bolo de andar. Medo! A minha é uma panetária, mas os batedores são mais parecidos com a da primeira foto. Tem esses convencionais e mais dois que parecem dois ganchinhos.Também sonho com uma kitchen-aid.
    beijocas

    ResponderExcluir
  8. Lindo bolo Sam!
    Com relação a pasta, eu compro pronta msm. Como uso ocasionalmente nos meus cups, não acho q vale o trabalho.
    Batedeiras: tb tenho as duas. Uma básica da Arno acho, pretinha linda e o a tão sonhada KitchenAid dada pela irmã no Natal. É, morar em Miami tem suas vantagens! =) Lindaaaaa vermelha e super pontente, AMO!
    Bju bju bju

    ResponderExcluir
  9. Sam Fofinha, Fofinha, Fofinha ( entonação meio Felícia com o pobre gatinho na mão, rs ) me segurei até onde pude mas hoje não resisti e vou postar aqui todo meu agradecimento a Deus por ter colocado no mundo, Real e virtual, uma criatura como vc : talentosérrima, foférrima, bacanérrima, generosérrima, e todos os " érrimas " que puderem avacalhar o nosso bom e velho português. Este post da batedeira era tudo que eu precisava para gastar o meu suado ( suado mesmo, aqui em VV é quente como o que, na cozinha então ) dinheirinho para comprar uma planetária que até hoje eu achava que só facilitava o trabalho, então minha pão-durice falava mais alto, mas já que também melhora a qualidade dos bolos, agora vai. Obrigada mesmo, acho melhor postar com mais frequência do que escrever esta carta estilo " Caminha " né? Beiiiiijoooooooooooossss FOFA!!!

    ResponderExcluir
  10. Andrea, eu cometi o mesmo erro! Não trouxe pois achei muito pesada e também queria trazê-la no colo!?! Já viu, né?! E os preços da kitchenaid aqui no Brasil são impraticáveis!!! Bjks

    ResponderExcluir
  11. Liv, sua irmã aceita suborno doce? Eu juro, juradinho mesmo que eu faço muitos bolinhos para ela. Hahahaha... meus dias sem batedeira kitchenaid estão contados em Novembro eu irei a NY e então eu trarei a minha batedeira nem que eu tenha que pagar uma passagem só para ela! Hahahaha... Bjks

    ResponderExcluir
  12. Danee, montar andares é fácil e requer apenas paciência e uns pilares posicionados estrategicamente para apoiar cada andar. Qualquer dia ensino aqui. Bjks

    ResponderExcluir
  13. Êeeeeeeeee!!! Adriana! Que bom! Você não vai se arrepender! Depois que a bonitona chegar me conta o resultado do primeiro bolo! Bjks

    ResponderExcluir
  14. Sam, esse post tem tudo a ver com o meu dilema! Estou querendo comprar outra batedeira, pois só tenho uma basicona que uso bastante e tenho medo que um dia me deixe na mão... Vc acha que a Planetária da Arno é tão boa quanto a Kitchen aid?

    ResponderExcluir
  15. Sam, que coisa mais fofa ficou esse bolo! Todo feminino, cheio de lacinhos! E eu adoro essa sua coragem de arriscar na cozinha, tentando novas alternativas.
    Quanto aos tipos de batedeira, esse tópico certamente vai ser uma mão na roda prá muita gente que fica na dúvida sobre qual comprar. Mas assim como a maioria, meu sonho de consumo é mesmo uma Kitchen Aid! Em outros tempos até ficaria assim, assim, se ganhasse de presente uma batedeira ou um fogão (que é isso, tá me achando com cara de Amélia?). Mas hoje, eu adoooro! Coisas pessoais, para eu usar, gosto de escolher e comprar eu mesma. Depois do fogão Brastemp Gourmand novinho em folha que eu ganhei, pode me chamar de Amélia que eu não ligo...rsrs...
    Continue a postar sobre os utensílios que podem nos ajudar na cozinha. É maravilhoso como tudo o que vc posta aqui prá gente. Super beijo!

    ResponderExcluir
  16. Thalita, a batedeira da Arno é muito boa mas peca quando o assunto é acessório pois a kitchen aid tem um zilhão de acessórios que servem para a batedeira diversos tipos de tigela feitos de materiais e volumes diferentes, tem acessório para fazer macarrão, para fazer sorvete... e por aí vai. Um luxo só!

    ResponderExcluir
  17. Lu, essa linha de fogão da brastemp é um encanto! Eu tô de olho no modelinho que tem vapor no forno. E me conta uma coisa?!?! Você já está 100%?!?! Bjks

    ResponderExcluir
  18. Sam, ainda não estou 100%, não! Estou com um machucado no dedinho do pé que nem sei como apareceu. Já fiz vários exames, fui em especialistas mas até agora, só estou a base de antibióticos, analgésicos e vasodilatadores e nada de melhorar. Já estou com consulta marcada com outro médico, vamos ver no que vai dar. Enquanto isso, tenho que ficar de repouso, não ficar zanzando por aí (mas quem disse que eu aguento?). O que me faz sossegar um pouco é navegar na net, nos "trocentos" blogs que eu sigo...rsrs...Obrigada pela preocupação, vc é mesmo uma fofura! Beijinho!

    ResponderExcluir
  19. Sam!! Seu bolo está lindo!!! Ainda uso minha batedeira basiquinha, quem sabe um dia, o sonho da Kitchen Aid cor de rosa vira realidade. Bjka querida!!! Suas dicas são mega preciosas!!!
    Karin
    adonaidoces.blogspot.com

    ResponderExcluir
  20. Lu, minha querida! Desejo do fundinho do meu coração que você fique bem logo! E ai, ai, ai... vai descansar, hein?!? Fica quietinha que já, já você vai estar batendo perna por aí! Fico aqui mandando energias positivas! Bjks

    ResponderExcluir
  21. Tenho uma batedeira que era da minha mãe,tem uns 30 anos
    ate que funciona mais a batedeira dos meus sonhos,vai demorar um pouquinho.Enquanto isto sofro mais um pouco com a antiga.bjs

    ResponderExcluir
  22. Mara Luonghi11/7/11 11:51 PM

    Sam, sou nova por aqui, sempre amei todo tipo de trabalhos manuais e sempre amei doces, então estou estudando muito e te descobri e amei, cada vez que chega um e mail novo seu abro correndo para ver a novidade, amei a ramona ela é lindinha demais, estou tentando começar uma nova profissão, depois que tive uma bebe que agora esta com quase 3 aninhos, parei de trabalhar e agora estou desesperada, tanto psicologicamente quanto financeira, e buscando coisas novas achei seu blog e adorei tudo, vou tentar fazer meu primeiro bolo de verdade 5 feira que sera o aniversario da Clara minha filha, vou tentar fazer um castelo e vou fazer a pasta na minha querida planetaria que tem 11 anos mas funciona como zerinho, são pessoas como voce que o mundo precisa para podermos acreditar no ser humano ainda, um grande beijo!!
    Mara Luonghi

    ResponderExcluir
  23. Kitchen Aid, Putz, U$ 340,00, sem contar o frete... uiiiiiii, essa doeu! Mas um dia eu chego lá...

    ResponderExcluir
  24. Sweet, ainda assim é melhor do que pagar 1.600+ frete aqui no Brasil por um modelo que nem é tão bacana assim... Bjks
    Mara, força aí amiga! Tenho certeza que o bolo vai ficar lindão!!! Depois me conta como ficou! Bjks

    ResponderExcluir
  25. Sam ,que bolo fofo!!!!Amei...Qualquer hora vou me arriscar a fazer a pasta na planetária...bjs

    ResponderExcluir
  26. Sam...minha amada mestra.....primeiro QUE BOLO LINDOOOO!!!!!!...menina ainda tenho q treinar laços...o meu ultimo nao deu certo aaaffffff....mas os seus sao perfeitos....e ja estou esperando vc nos ensinar bolo de andar eheheheheh...
    E quanto a batedeira...nossa ... meu sonho ainda é a planetaria....depois vou sonhar mais alto como vc(apesar q tenho uma tia nos EUA até andei pedindo uns orçamentos de produtos la pra ela..mas o frete q mata ne??!!)...vamos subir um degrau de cada vez...kkkkkkkkkkkkk..é a realidade...eheheh
    BEijos e parabens queridona!!!!

    ResponderExcluir
  27. Ai amiga, que lindo o post *_*
    Eu tô viajando agora no mes que vem e vou trazer uma kitchenaid pra mim, com fé!!! Tô juntando todo o dinehririnho da Maria pra isso!!!!
    Mas ainda tenho dúvidas, queria investir numa dessas pra ficar pra neta mesmo!!! tem um milhao aki oh, e eu ainda naum sei qual seria uma top, qual vc acha???
    http://www.target.com/Mixers-KitchenAid/b/346742011/ref=sc_fe_l_1_13017081_2?node=346742011

    Eu tenho uma batedeira wallita muito boazinha, tadinha, que tah trabalhando horrores ateh a substituta chegar
    http://www.philips.com.br/c/preparacao-de-alimentos-e-bolos/300-w-ri7110_93/prd/

    Akiii, vc sumiu heeein!!! E nossos projetuchos????

    ResponderExcluir
  28. Descobri hoje o blog e estou para lá de encantada. Tudo lindo, lindo. E da forma que faz até parece simplss :)

    ResponderExcluir
  29. Ana, minha querida! Minha vida está muito corrida vou te mandar um e-mail com as novidades e vou te mandar uma pesquisa dos modelinhos de kitchen aid que andei fofocando por aí... Bjks

    ResponderExcluir
  30. Sam , vc poderia indicar um modelo bom para nós que trabalhamos com bolos da kitchen aid?
    Beiju :)

    ResponderExcluir
  31. PRECISO de uma planetária..srsrsrs

    adorei as explicações, depois podia dar alguma ajuda sobre fogões? acho importante comprar um bom fogão, mas confesso q fico perdida.

    bjs!

    ResponderExcluir
  32. Oiiii Sam,tdoo bem??? Eu respondi aquele email seu, recebeu????Vou reenviar!!!rsrsrs Vê a caixa de spam!rsrsrs
    Esse bolo é lindooo!!!!é todo verdadeiroo????

    Beijosss Thá

    ResponderExcluir
  33. Sam, adorei o suborno doce! Foi mais ou menos assim q eu agradeci ela - com mtos bolos e cups kkkkkk O q eu tenho pra dizer é q deu um trabalho... a bichinha é um trambolho e pesa 12kg! Ela é MUITO MAIS PESADA do q a da Arno. Se prepara! Como pesa + do q o permitido em mala de mão, então tem q despachar. Mas o carinha do despache acho q foi com a cara dela e ela não pagou excesso de bagagem kkkkkkk
    Ela agora está em Buenos Aires então deu certinho pra trazer minha batedeira c/ a mudança - por isso do trabalho ela tinha todas as coisas dela pra trazer tb. E faz o q vc falou msm, compra + 1 tigela pq é uma mão na roda! Os batedores nem tanto pois são de louça e podem ir na máquina de lavar ou na mão c/ água quente desengordura em 2 palitos!
    Arrasa em NY! Cidade incrível! Ainda voltarei - fui com 15, nem aproveitei tanto kkkkkk
    Bju bju bju

    ResponderExcluir
  34. Olá, tudo a ver esse seu post!!!Estou pesquisando, pois minha portátil quebrou (depois de 14 anos de uso..ufa!) Agora quero uma planetária, acho que vou comprar a arno, mas a mondial tem uma preta liiiinda! Alguém já usou essa marca? É boa??

    Daniela

    ResponderExcluir
  35. ótimas dicas sobre batedeiras! Depois que comprei minha planetária fui bem mais feliz, sem falar no resultado das massas e bolos!
    bjo

    ResponderExcluir
  36. Adorei a explicação! Preciso de uma batedeira planetária, mas nem sabia que se chamava assim. Obrigada! A propósito, adoro o seu blog!

    ResponderExcluir
  37. Amamos o seu blog! Sempre passamos por aqui para dar uma "espiadinha"!
    Como você fez os cupcakes que decoram o bolo?
    Estão lindos!
    Parabéns pelo seu trabalho!

    ResponderExcluir
  38. manda para mim tbb.. o mail com as pesquisas dos modelinhos de kitchen aid que vc andou fofocando por ai!!1 beijos .

    ResponderExcluir
  39. Oi Sam
    Como vc fez a pasta na batedeira? Tem alguma técnica? ou é só colocar e bater? Fiquei curiosa... Dá p tingir na batedeira também? Faz um vídeozinho mostrando.. rsrs Bjss

    ResponderExcluir
  40. Doce fashion, eu sigo a mesma ordem que eu dei na receita a única diferença é que ao invés da mão eu uso a batedeira planetária com o batedor gancho. Bjks

    ResponderExcluir
  41. A MINHA MÃE FICOU COM A PLANETARIA DA MINHA NONA,É DAQUELA COR DO CORPO BEGE,É BEM ANTIGA,
    DEPOIS VAI SER MINHA.MINHA NONA FAZIA UMA CUCA QUE SÓ ELA FAZIA,MINHA MÃE TENTOU E CONSEGUIU UMA VEZ IGUAL,MESMA TEXTURA E SABOR,TALVEZ COM UMA FORCINHA DA MINHA NONINHA.SÓ COM A PLANETARIA MESMO!!!

    ResponderExcluir
  42. Hummmmmm.... eu amo cuca! Me ensina a fazer a receita da nona?! Hahahaha... toda receita que pego para fazer é extremamente doce ou seca. Bjks

    ResponderExcluir
  43. Sam você é mesmo uma fofurice, acabei de fazer minha primeira pasta americana e na planetária, e tcharam, deu certo, fiquei tão feliz, pois nunca gostei daquelas massas compradas prontas, álias não gosto de nada comprado pronto, aqui em casa procuro fazer tudo saudável..... Obrigada

    ResponderExcluir

Comentários fofinhos!!!