segunda-feira, 10 de outubro de 2011

Festival de cupcakes para a criançada

Tem coisa melhor do que reunir a criançada para uma farra gastronômica?! Os cupcakes cobertos com pasta americana são lindos mas estão longe de serem gostosos e acriançada não perdoa joga logo a arte de açúcar fora e mete o bocão no bolinho. Então em homenagem as crianças o festival de cupcake. Para montar é bem fácil e tem muita gente ganhando uma graninha bacana fazendo festival, ou oficina de cupcakes,  nas festinhas e para quem não tá nem aí para vender e só quer se divertir a receita é a mesma. Você pode montar em paralelo a vários eventos como churrascos, festas, tarde no clube.... e depois a criançada ainda serve os cupcakes de sobremesa. O mote é o seguinte incentivar a criançada a produzir os cupcakes recheando, cobrindo e enfeitando.
Vamos raciocinar com 10 crianças, ok?!
Você vai precisar
- Espaço físico
- Uma mesa bem grande (a minha tem 2 metros e meio e dois bancos, tipo mesa de pic-nic)
- Uma toalha de plástico (depois da bagunça você vai me agradecer)
-  Avental e touquinha fofa (esse é opcional mas se você que oferecer um serviço acho bacana ter)
- Embalagens diversas, fitas e adesivos
- Wrappers para cupcakes

- Bisnagas com recheios diversos. Nesse caso a melhor maneira de rechear um cupcake é com a bisnaga. Vimos aqui. Ex. brigadeiro branco e brigadeiro tradicional. Para 10 crianças 10 bisnagas 5 com um tipo de recheio e 5 com outro tipo de recheio (meu conselho é sempre trabalhar com dois tipo de recheio, quanto mais tipos mais bagunça e disputas e maior diversidade de cupcakes).

- Sacos de confeitar com cobertura. Coloque a cobertura no saquinho, amarre com um elástico e deixe para cortar a ponta na hora que for utilizar. (aprendemos aqui). Use sacos descartáveis sem bico com a ponta cortada em V, dá um efeito bacana e dispensa o uso de bicos. Aqui podemos nos valer de 2 dinâmicas: Na primeira o sabor da cobertura é único, cada um com o seu e pronto. Na segunda distribuímos 2 coberturas uma de chocolate outra de morango (por exemplo) e após confeitarmos o primeiro cupcake incentivamos as crianças a trocarem com o coleguinha ao lado. Tenha  sempre alguns saquinhos de reserva para as crianças mais exageradas e um de outro sabor caso a criança não goste de chocolate.

- Confeitinhos diversos: compre confeitos de coração, lua estrela, granulados, bolinhas prateadas e tudo mais e disponha em potinhos pela mesa. Se quiser coloque toppers coloridos para enfeitar os cupcakes também.

- 35 cupcakes: 3 para cada e mais uns de reserva para os mais afoitos. Não vou mentir eu levo 40 mas sempre sobra.
- Toalhas de papel, lenços umedecidos, sabonete liquido. Afinal precisaremos limpar a criançada depois.
- Água, muita água para hidratar a criançada.
- Som com uma musiquinha bacana.

E a farra começa assim...
1) Paramentamos as crianças, pedimos para que elas lavem as mãos e sentem na mesa.
2) Uma Tia fofinha pega um cupcake e ensina a rechear, e pede que as crianças a acompanhem.
3) Depois ensine as crianças a cobrir o cupcake e a enfeitar.
4) Libere as crianças para fazerem os cupcakes como quiserem e fique só orientando e supervisionando a farra.
5) Terminado a farra é a hora de se limpar, colocar as sainhas nos cupcakes e embalar as delícias. Aqui tem duas sugestões bacanas: você pode fazer um livrinho de receitas para cada criança ou depois fazer um livro de receitas em pdf incluindo as fotos e mandar para cada pai. Outra sugestão e deixar que as crianças levem o avental e a touquinha para a casa para incentivar essa veia gastronômica que foi plantada.
A farra geralmente dura uma hora e meia.

Coisas que você deve fazer
- Tire muitas fotos espontâneas. Nada de ficar mandando as crianças fazerem poses o tempo inteiro.
- Estabeleça limite de idade para participar da brincadeira
- Fique de atenta o tempo todo. 
- Incentive as crianças a participarem do dia a dia na cozinha, esclareça os perigos de mexer no fogão, ofereça degustação de tudo o que estão manuseando e explique como foi feito.
- Seja organizada e tenha em mente exatamente o que fazer.

Coisas que você não deve fazer
- Competição de que cupcake. Ex. Qual o cupcake mais bonito? 
- Não dispor na mesa objetos cortantes ou potencialmente perigosos como palitos, faquinhas e etc.
- Não use velas individuais nos cupcakes se as crianças forem pequenas. Uma mãe, contra a minha advertência, colocou velinhas em todos os cupcakes e o resultado foram 3 franjinhas queimadas!!!! É muita vela, muito fogo e muita criança e pouco olho, ou seja, a combinação nunca vai ser legal!!!


15 comentários:

  1. Nossa Sam! Eu adorei essa ideia e farei com os meus aluninhos para celebrar o dia das crianças! O seu blog é uma luz! beijos e sucessos!

    ResponderExcluir
  2. AMEIIIIIIIIIII
    QUERO PARA A FESTA DA MINHA FILHA EM JANEIRO. VC FAZ? ME MANDE O ORÇAMENTO COM E SEM OS AVENTAIS, POR FAVOR
    clarag@hotmail.com.br
    OBRIGADA!
    CLARA

    ResponderExcluir
  3. Que idéia legal né. Muito bom.

    ResponderExcluir
  4. Você é maravilhosa mesmo! Como sempre, pensando em todas as ocasiões :)
    Um beijo, Queila

    ResponderExcluir
  5. adoro esse blog, bíblia dos cupcakes.. ehhehe
    beijões Lola
    PS: Ta rolando um sorteio lá no blog, vale para dar de presente para alguem querido...
    http://antonellaesuaboneca.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Sam, Foférrimaaaaa... Fala sério, me segurei enquanto deu, mas essa idéia acabou comigo, estou aqui pensando no meu filhote que sempre pede para me ajudar na cozinha: Vai amar!!! Obrigada, muito, muito mesmo...

    ResponderExcluir
  7. Sam, moooorro de vontade de fazer isso nos aniversários dos meus filhos!!! Mas aí é muita coisa pra minha cabecinha, fazer a comida, servir os adultos, ajudar as crianças... rsss... Mas um dia vou conseguir!!! Me diga uma coisa, por favor: vc acha que meninos gostam da ideia??? Pq a grande maioria das minhas crianças são meninos e, pra ajudar, as idades variam de 2 a 8 anos... Esse seu post me deixou doida pra fazer, pena que festa lá em casa, agora, só em maio... :( rsss...
    Bjinhos e por favor, continue trazendo sempre essas ideias geniais pra nós!!!

    ResponderExcluir
  8. Letícia, quando tem muito menino eu opto por ter wrappers diferentes camuflados, com carrinhos, faço toppers de "pirocóptero", com eles já percebi que a farra dura menos porque eles não perdem tanto tempo confeitando e tal. Mas eles gostam sim. Bjks

    ResponderExcluir
  9. Adorei a ideia Sam! :)

    ResponderExcluir
  10. Legal, Sam! Vou amadurecer a ideia e tentar me organizar pra fazer pelo menos uma experiência... Essas dicas dos wrappers e toppers "diferenciados" foram super úteis!!! Valeu mesmo! Bjs!

    ResponderExcluir
  11. Sam, você é muito criativa mesmo!!
    Sou fãzoca sua!!
    beijosss

    ResponderExcluir
  12. Sam eu fiz com os meus alunos uma "cooking class" onde o tema o "Cupcakes Festival"! Foi muito, muito legal tenho que confessar que me divertir tanto quanto os pequeninos! Obrigada pela dica! beijoca!

    ResponderExcluir
  13. Adorei a dica. Gostaria muito de trabalhar com capcake e não sabia como , mas essa dica foi uma ótima ideia. Obrigada

    ResponderExcluir
  14. Oi, gostaria de saber, que tipo de cobertura vc acha que deve levar? Ganache de chocolate e merengue é uma boa opção?
    Obrigada pelas dicas
    Viviane

    ResponderExcluir
  15. Vivi, ganache bem macia de chocolate ao leite e marshmallow são as mais pedidas junto com o buttercream de chocolate pela facilidade de se trabalhar com ele. Bjks

    ResponderExcluir

Comentários fofinhos!!!