terça-feira, 3 de agosto de 2010

Cupcake de baunilha com lemon curd

Vou confessar uma das maiores frustrações da minha vida de casada: meu marido não gosta de doce, em especial de chocolate! Isso mata uma pessoa como eu! Para não mentir ele gosta somente de duas coisas bolo de baunilha, sem recheio e cobertura, e pudim. E só! Por isso eu vivo correndo atrás de receitas de bolos de baunilha para ver se eu encontro aquela receita poderosa para agradar meu maridão porque eu quero ouvir dele que está gostoso! É muito triste fazer uma receita elaboradérrima e depois ficar toda pomposa querendo aprovação e elogios e ele olha e fala "Mozão tá lindo mas eu não gostei!". Arrrrrrrrrgh!!! Enfim, olhando um livro resolvi fazer mais uma receita de bolo de baunilha e recebi o seguinte elogio: "Mozão, foi um dos melhores que você já fez!" Êeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeee!!!! Tô sorrindo até agora! Fiz purinho para ele e com recheio de lemon curd pra mim!

Cupcake de Baunilha
Adaptado do livro Rose´s Heavenly Cakes
Rendimento 16 cupcakes na forminha 0
Ingredientes
- 2 ovos
- 2/3 de xícara de creme de leite fresco misturado com 1 colher de sobremesa de limão (sour cream)
- 2 xícaras de farinha de trigo
- 2 colheres de sopa maisena
- 1 xícara de açúcar
- 1/2 colher de sobremesa de bicarbonato de sódio
- 1/2 colher de sobremesa de fermento
- 1 pitada de sal
- 1 xícara de manteiga sem sal (a receita pede 1 e 1/2 mas só tinha uma xícara e foi 1 mesmo!)
- 1 colher de sopa de extrato de baunilha

Modo de preparo
1) Pré-aqueça o forno a 180°. Coloque as forminhas de papel na assadeira. Peneire a farinha de trigo com a maisena 2 vezes.
2) Misture os ovos, a baunilha e 3 colheres de sopa de sour cream. Bata levemente até que os ingredientes estejam misturados. Reserve.
3) Na batedeira usando o batedor de folha e em velocidade baixa misture todos os ingredientes secos por 30 segundos (aconselho a cobrir a batedeira com um pano de prato para evitar que o pozinho espalhe). Acrescente a manteiga e o sour cream e bata por mais 30 segundos para misturar bem, passe uma espátula nas laterais e bata por 1 minuto e meio em velocidade média alta. Junte o restante a mistura de ovos e bata por mais 2 minutos. Rape as laterais e o fundo do bowl e bata por mais 30 segundos.
4) Preencha 2/3 das forminhas e leve para assar na grade do meio no meio do forno. (O livro fala para colocar na mais baixa mas eu não tive sucesso fazendo isso). O cupcake estará bom quando enfiar um palito e sair limpinho ou quando o seu sexto sentido indicar.
5) Retire do forno e deixe esfriar na própria forminha por 3 minutos. Transfira logo depois para uma grade deixando-os resfriarem completamente.
Confesso que quando lí a receita e esse modo diferente de fazer fiquei muito cabreira pensando (esse trem não vai dar certo!) mas o resultado foi surpreendente!

Recheio
Para rechear, só a minha parte, os cupcakes de baunilha eu fiz meia receita de lemon curd da Patrícia do Technicolor Kitchen. E usei as claras para fazer um merengue.

Cobertura de Merengue Italiano
Ingredientes
- 2 claras
- 1/2 xícara de açúcar
- 1/4 xícara de água
- 2 colheres de açúcar
- 2 colheres de suco de limão
- raspinhas de limão

Modo de preparo
1) Junte a água e a 1/2 xícara de açúcar e leve ao fogo baixo até dissolver. Mantenha o fogo baixo e deixe ferver até atingir 110° ou ponto de bala mole. Se você não tiver o termômetro demora uns 10 minutinhos e você pode testar colocando um pouco da calda em um copo com água fria. Com a ajuda dos dedos faça uma bolinha com a calda que deve ser bem macia.
2) Enquanto isso bata as claras em neve com as 2 colheres de açúcar até obter picos. Bata bem por uns 7 minutos.
3) Ainda com a batedeira ligada adicione a calda de uma só vez batendo em velocidade alta até o merengue esfriar.
4) Acrescente o limão e as raspinhas. Bata um pouquinho só para misturar.

Montagem
Esperei esfriar, cortei o miolinho e recheei os cupcakes. Com a ajuda do bico 2C da wilton fiz as voltinhas e depois queimei com o maçarico. Você pode obter um resultado parecido deixando os cupcakes por 3 minutos sob o grill bem quente.

Se você quer aprender mais um pouquinho sobre sour cream, buttercream... visite o La Cucinetta. É um blog fantástico e que eu amo de paixão! Se você ainda não o conhece dá um pulinho lá! Bjs

22 comentários:

  1. Oi Sam....

    Jesus!!!!!!!!!! Estou aqui no pc agora as 14:48h, olhando essa maravilha, é para matar a gente de tanta vontade....
    Deve ter ficado maravilhoso, como tudo que vc faz.
    Meu maridex, tbém não gosta de doce....arghhh.... só do pão de mel, cupcake nem chega perto...buá...rsrs
    Querida um super beijooo
    Dayane Bastos

    ResponderExcluir
  2. Menina do céu!!! Virei sua fã... rsrsrsrs... devoro seu blog e me apaixonei pelos cupcakes delicados, deliciosos e fofos! Além da sua forma alegre de escrever... enfim... Sam, sou sua fã... hahahaha.
    Meu marido ama doce... não tem nem graça pq ele gosta de tudo que eu faço. Até o que não dá certo ele come. Eu brinco que a opinião dele não conta.
    Mas me conta... como eu consigo esse efeito no grill??? Não entendi...
    Obrigada por compartilhar generosamente seus conhecimentos.
    Beijo
    Com carinho
    Elis

    ResponderExcluir
  3. Dayane, a minha sorte é meus vizinhos adoram doces. E no meu trabalho meu chefe é uma formiguinha! Então eu sinto meus sentimentos um pouco compensados. As vezes eu fico pensando que é melhor assim... a minha dieta agradece! Bjs
    Elis, eu fiz um teste com um cupcake. Liguei o grill do forno no máximo deixei esquentar bem e coloquei a grade no alto do forno. Deixei o cupcake 4 minutinhos e deu uma tostadinha bacana no merengue. Aliás antes de 4 minutinhos já tinha ficado tostado. É interessante não deixar muito tempo no forno para não ressecar. Essa dica serve para forno elétrico ou forno a gás com grill. Agradeço o carinho! Bjks

    ResponderExcluir
  4. Haha, Sam, meu marido é "gêmeo" do seu, sofro o mesmo aqui em casa!!! Posso pedir uma dica, se souberes?! Você sabe fazer estes tops de merengue/marshmallow com cobertura de chocolate? Tipo dan top, sabe? Se souber, poderia nos ensinar aqui?

    Beijocas!

    ResponderExcluir
  5. Oi, Mari! Pois é eu não sei que graça tem o pudim de leite! É bonzinho mas tão sem graça! Ôooo tristeza esses maridos lights! Sei fazer o top de nhá benta sim! Vou preparar um passo a passo bem legal! Bjks

    ResponderExcluir
  6. Ô louco, Sam!!! Me tortura que eu mereço!...rsrs...Nem diante desse recheio de lemon curd seu marido se dobrou? Esse cupcake ficou divino, só de olhar já encheu minha boca d'água! Aliás, os blogs Technicolor Kitchen e La Cucinetta são maravilhosos, também estão entre os meus favoritos, além do seu, claro! Acho que um blog culinário deve ter fotos bem cuidadas, nítidas e textos que faz com que a gente se sinta como se estivesse na cozinha com a dona do blog. É assim que eu me sinto quando vejo no meu e-mail que chegou mais novidades aqui. Obrigada, Sam!
    * Já vi que vc vai fazer um PAP do top de Nhá Benta...Uhuuuu! Vou esperar!!! Beijos!

    ResponderExcluir
  7. Lu, não vou mentir, não! Estava uma delícia e nem assim meu marido gostou!!! E quando ele leu o post ainda falou: "Samantha coloca na sua cabeça que pudim é sobremesa de macho!". Vê se eu güento um trem desses??? E agradeço muito os elogios e queria que todo mundo de fato estivesse na minha cozinha pois adoro cozinhar batendo um bom papo, tomando um vinho bacana e morrendo de rir! Adoro essa energia na cozinha! Vou preparar o passo a passo da Nhá-benta que é bem fácil mas tem um pulinho do gato aqui e acolá! É uma produção de final de semana! Bjks

    ResponderExcluir
  8. Sam...
    Onde vc compra o Callebaut??? Eles enviam ou vc vai buscar???
    Beijos

    ResponderExcluir
  9. Elisangela, eu dou muita sorte pois compro junto com uma loja de chocolates que fica na cidade vizinha a minha. Quando meus pedidos não batem com a data deles eu compro na central do sabor e eles enviam via sedex. Em São Paulo sei que tem uma série de lojas que vendem e no Rio vende no Atelier da gula mas o preço nessa loja é uma facada! Como moro entre as duas cidades só sei te informar sobre elas mas qualquer dúvida você pode ligar na Callebaut de São Paulo que eles informam onde comprar. Bjks

    ResponderExcluir
  10. Obaaaa! To no aguardo! Obrigada Sam, você é muito querida!!
    Beijo grande!

    ResponderExcluir
  11. Olá Sam, vim conhecer seu blog. Menina, você só faz coisas boas, deliciosas! Um perigo!!!
    beijos

    ResponderExcluir
  12. Sam... mais uma vez muitooooooo obrigada!!! Achei no site da central do sabor. Uma maravilha. Agora vou tentar ligar na Callebault pra descobrir se tem em algum lugar mais perto. Senão... é de lá mesmo...
    Beijosssss

    ResponderExcluir
  13. Não sou boleira e nem cozinheira, mas sou curiosa e achei seu blog que me deixou toda animada pra testar cupcake com recheio e cobertura de ganache no bico de estrela. Vou tentar mesmo.
    Adorei saber que tem alguém tão disposta pra ensinar tudo tintim por tintim. Obrigada mesmo!
    Estarei te seguindo.
    Beijos

    ResponderExcluir
  14. Olá Sam, hoje tive a oportunidade de me "deparar" com esse blog. Muuuiiitoooo legal!!! Cupcakes é um assunto que me interessa muito nesse momento de minha doce vida.
    E como quase todo mundo procura uma dica, eu também não haveria de ser diferente.
    Gostaria de obter uma dica de onde comprar as forminhas fornáveis para a fabricação dos cupckes? (que esplanação maravilhosa sobre as forminhas!)
    Já tô sabendo que na loja virtual Barra Doce eu encontro, mas gostaria de mais uma ou outra dica.
    Abraços cupcakecados, Queila

    ResponderExcluir
  15. Queila, procure pelas forminhas da Mago Greasypel pois são fáceis de encontra e bem comuns. Lojas virtuais tem a Celebrate, Cinara´s place e só sei dessas pois sei que são de confiança. Bjks

    ResponderExcluir
  16. Sam,
    esse merengue italiano pode mergulhar no chocolate(igual ao que você fez no cupcake fudge?

    obrigada

    ResponderExcluir
  17. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  18. Simone Fuentes28/5/11 1:02 PM

    Olá Sam, queria dizer que eu fiz esse bolinho e foi um sucesso, ficou maravilhoso esse recheio é dos Deuses mas parece que é meio viciante vc come e quer comer mais e mais rsrs obrigada

    ResponderExcluir
  19. São 22:30 aqui no Rio !!! Vou testar essa receita amanhã !!! Meus pais serão as cobaias, já que me esposo está em outro estado. Amanhã volto para contar !!!

    ResponderExcluir
  20. Ana disse: Oi!Fiz e não foi só o seu marido q adorou não...rs...Parabéns, é uma delícia! E tô falando só do bolinho pq não coloquei recheio nem cobertura. Mas amanhã devo colocar a cobertura de doce de leite...rs
    Bjs

    ResponderExcluir
  21. Oi Sam! Vc poderia me dizer quanto tempo dura os cupcakes com essa cobertura já prontos fora da geladeira? Se eu for congelar o merengue e depois descongelar para utilizá-lo, esse deve ser consumido imediatamente? Obrigada, não vejo a hora em fazer essa receita!! Bjs

    ResponderExcluir
  22. Oi, Maíra. Esse cupcake dura no máximo 3 dias fora da geladeira, no máximo! O merengue após descongelamento deve ser utilizado imediatamente e a durabilidade diminui para 2 dias. Bjks

    ResponderExcluir

Comentários fofinhos!!!