sexta-feira, 6 de maio de 2011

Broinha de fubá

Agora que aprendemos a fazer a massa choux que tal variarmos um pouquinho a massa? O princípio é o mesmo  só mudam alguns ingredientes. Fica um charme fazer uma fornada de broinhas para servir com um cafezinho aos vizinhos. Aliás isso é uma prática bem frequente aqui na minha rua. Vez ou outra cada vizinho faz uma gostosura, dispomos no muro as delicias com um cafézinho bem esperto feito pelo meu vizinho ultra mineiro e ali passamos do fim de tarde até altas horas da noite conversando, sentados no meio fio e comendo uns belisquetes gostosinhos. Em algumas noites o café no muro evolui para um churrasco com direito a jogos de mímica e tudo mais. Adoro meu interiorzão! Tenta aí um approach com a vizinhança. Faça uma fornada de broinhas embale de maneira bem fofinha e leve para o seu vizinho de presente. Pra quem mora longe da família, como eu, os vizinhos se tornam nossos parentes, não é uma verdade?

Broinha de fubá
Rendimento 25 broinhas de 6cm de diâmetro

- 1 xícara de leite
- 1 xícara de água
- 1 xícara de açúcar
- 3/4 xícara de óleo de canola (eu coloco só 1/2)
- 1 colher de chá de sal
- 1 xícara de fubá de milho (tipo fino, bem fininho)
- 1 xícara de farinha de trigo
- 1 colher de sopa de semente de erva doce
- 4 ovos grandes
Fubá grosso para decorar// Silpat ou papel manteiga para forrar a assadeira// Bico 1M e saco de confeitar

Modo de preparo
1) Pré aqueça o forno a 200°C. Forre a assadeira com silpat ou papel manteiga.
2) Em uma panela de fundo grosso coloque o leite, o óleo, a água, o sal e o açúcar e leve ao fogo alto até ferver. Retire do fogo e junte de uma só vez a farinha e o fubá. Volte ao fogo e misture bem até formar uma bola bem lisinha sem nenhum carocinho de farinha. Tire do fogo, coloque a bola numa tigela para não cozinhar demais. Deixe descansar por 5 minutos e então adicione a erva doce, misture bem e deixe descansar por mais 20 minutos.
3) Junte os ovos 1 a um mexendo com uma espátula firme, muita vontade e muque firme até deixar a massa bem lisa. Repita o processo com cada ovo e bata bem a massa até que esteja homogenea e brilhante (pode ser feito na batedeira com o batedor folha). O ponto certo da massa é fácil de achar, coloque uma quantidade na ponta dos dedos indicador e polegar, a massa não pode escorrer e tem que formar um fio grosso.
4) Coloque o bico 1M em um saco grande e descartável de confeitar, faça vontinhas de 5cm de diâmetro no papel manteiga (ou silpat) deixe um espacinho entre as voltinhas. Molhe a pontinha do dedo na água e achate a pontinha (para não queimar a broa). Salpique fubá grosso por cima das broinhas.
5) Leve ao forno obedecendo a seguinte ordem:
5 minutos: Aumente a temperatura para 230°C.
15-20 minutos: Baixe a temperatura para 200°C e asse até que estejam douradas.
10 minutos: Baixe a temperatura para 180°C para que as bombinhas sequem.
6) Deixe esfriar dentro do forno. Sirva morninha com um bom café!

quinta-feira, 5 de maio de 2011

Voltinha de creme de chocolate no cupcake da Anninha minha ajudante favorita!

Anninha é a minha ajudante mega falante. Do auto de seus 5 anos ela as vezes resolve dar o ar da graça  aqui nesse universo de gigantes "ajudando" a cozinhar, brincando com a Ramona ou decorando a casa para alguns eventos especiais. Nesse sábado ela estava empolgada para fazer o bolo de baunilha para o Tio Pudim. Farinha pra cá, baunilha prá lá e o seguinte papo rolou:
- O tiiiiiiiiiiiiiiiaaaaaaaaaaaa esse bolo é branco?
- Pois é... seu Tio só gosta de bolo de baunilha.
- Mas eu não gosto de bolo de baumilha! Eu gosto só de chocolate. Não dá para fazer de chocolate, não?
- Podemos sim. Vou derreter um chocolate e a gente coloca na metade da receita. Tudo bem?
- Tudo.
Um tempinho depois... A Anninha enfia o dedo no chocolate derretido e leva a boca. E diz:
- Tiiiiiiaaaaaaaaaa pensando bem o Tio deve ser um doido, né? Como pode não gostar de chocolate? Eu acho que ainda não provei de tudo mas tudo o que que eu provei de chocolate... hum... eu acho que eu amo chocolate! É, é sim... eu amo tudo de chocolate!
- Eu também e o Tio é doido mesmo.
- Muito doido, Tiiiiiiiiiaaaaaaaaaa!rs

Nesse dia a Anninha confeitou todos os cupcakes de chocolate, para a cobertura usamos o creme de chocolate que recheia a bomba (post anterior). Ele fica firme para confeitar com bico porém é muito, muito mais cremoso que a ganache de chocolate.

quarta-feira, 4 de maio de 2011

Uma bomba "rústica" de chocolate

Tem gente que conhece como eclair e tem gente que conhece como bomba, no meu caso é bomba mesmo! Bomba é uma palavra engraçada, né? O significado as vezes nem tanto... algumas palavras me fazem rir como farfalhar que tem som exato do significado, assim como bomba, outras me fazem gargalhar como a feia  palavra FRONHA! Hahahaha.... não consigo falar essa palavra sem rir. Que palavra fanha e estranha para um artigo tão fofo que suporta nossos sonhos! Fronha! Hahahaha... devaneios a parte....Por muitos anos a bomba figurou como uma das minhas sobremesas favoritas muito provavelmente porque antigamente as docerias não tinham essa diversidade de doces chocoláticos, tinha apenas um rocambole, um canudinho com fios de ovos, fatias de bolo, petit fours, brigadeiro e a bomba recheada com creme, chantilly, doce de leite ou creme de chocolate e coberta com fondant. A massa da bombinha que é conhecida como patê à choux, ou massa choux é bem fácil de fazer e é o tipo de sobremesa que faz a maior presença e é muito, muito, muito, muito, muito simples de fazer. Eu já fiz várias receitas mas a que mais me agradou foi essa que eu aprendi no Prato Fundo. Aliás quem não conhece o blog vale a visita pois o mocinho do blog é ótimo, sincero e as receitas são tiro e queda.

Massa Choux
Rendimento 15 bombinhas de 10cm
Ingredientes
- 1 xícara de água (eu profano a receita e uso 1/2 de água e 1/2 de leite acho que fica mais gostoso;)
- 1/2 xícara de manteiga sem sal
- 1 xícara de farinha de trigo peneirada
- 1 colher de chá de sal
- 1 colher de chá de açúcar
- 4 ovos
- Silpat ou papel manteiga, saco de confeitar, garfo e água

Modo de preparo
1) Pré aqueça o forno a 200°C. Forre a assadeira com silpat ou papel manteiga.
2) Em uma panela de fundo grosso coloque a água e a manteiga e leve ao fogo alto até ferver. Retire do fogo e junte de uma só vez a farinha, o açúcar e o sal. Volte ao fogo e misture bem até formar uma bola bem lisinha sem nenhum carocinho de farinha. Tire do fogo, coloque a bola numa tigela para não cozinhar demais. Deixe descansar por 5 minutos.
3) Junte os ovos 1 a um mexendo com uma espátula firme, muita vontade e muque firme até deixar a massa bem lisa. Repita o processo com cada ovo e bata bem a massa até que esteja homogenea e brilhante (pode ser feito na batedeira com o batedor folha). O ponto certo da massa é fácil de achar, coloque uma quantidade na ponta dos dedos indicador e polegar, a massa não pode escorrer e tem que formar um fio grosso. Dá uma olhada (tirei a foto daqui)
(Foto do blog Croque-Camille)
4) Coloque a massa num saco de confeitar descartável, corte a ponta e faça tiras de 10cm, deixe um espacinho entre as bombinhas. Molhe o garfo na água e achate, levemente, a massa passando o garfo por toda a extensão.
5) Leve ao forno obedecendo a seguinte ordem:
- 5 minutos: Aumente a temperatura para 230°C.
- 15-20 minutos: Baixe a temperatura para 200°C e asse até que estejam douradas.
- 10 minutos: Baixe a temperatura para 180°C para que as bombinhas sequem.
6) Deixe esfriar dentro do forno.
7) Recheie, cubra se quiser com fondant, chocolate ou outra cobertura e sirva em seguida. Sirva ainda crocante se deixar recheado por muito tempo perde a graça!rs
Congelamento: As bombinhas podem ser congeladas por até 1 mês. Bastando apenas tirá-las do freezer e colocá-las no forno pré-aquecido a 200°C por 5 minutos antes de serví-las.

Creme de chocolate
Esse creme é o mais coringa de todos, serve até para fazer voltinha no cupcake. Muito bom, mesmo!
Ingredientes
- 200ml de leite condensado
- 200ml de leite integral
- 3 gemas peneiradas
- 1 colher de sopa de extrato de baunilha
- 1 colher de sopa de amido de milho
- 200g de chocolate amargo 70%

Modo de preparo
1) Em uma panela de fundo grosso misture todos os ingredientes exceto o chocolate. leve ao fogo baixo mexendo bem até formar um creme tipo mingau molinho. Junte o chocolate amargo e mexa bem até derreter.
2) Transfira o creme para uma tigela, cubra com plástico filme e leve a geladeira por 3 horas. O creme vai estar firme e muito macio.
3) Corte as bombinhas ao meio e recheie ou faça furinhos no fundo e recheie com bico.

Para essa coberturinha mas rústica eu misturei 1/4 de xícara de chocolate amargo 70% derretido com 2 colheres de sopa de açúcar de confeiteiro. Formou uma papinha bem grossa e crocante. Passei por cima das bombinhas e alisei com um garfo. Bem simples e bem gostosa.


Metade da maldade


terça-feira, 3 de maio de 2011

Uma rosa para a mamãe em 2 minutos


Já contei para vocês que a vida é linda? Não?! Então vou contar! A vida é linda, charmosa e fofa! Hoje um belo arco-íris pintou o céu da minha tarde e eu que estava com a testa muito franzida de tanta preocupação fiquei namorando aquele coloridão e lembrando da minha irmã caçula, a Marcelinha, que assistiu mais de mil vezes "O mágico de Oz" (somewhere over the rainbow... daí o flashback) e D.E.C.O.R.O.U. todas as falas e dancinhas do filme e vez ou outra cita uma frase e caímos na gargalhada. Dei uma boa risada lembrando da peça rara!!! E logo minha testa já estava "desenrugada". Devaneios de uma terça sem graça!
Vamos ao material necessário para fazer a rosa:
- Bico 126 da wilton
- Saco de confeitar
- Cupcakes para decorar
- Paciência e coordenação motora (Há-Há-Há)

Olha o arco-íris aí...

segunda-feira, 2 de maio de 2011

Como montar um buquê de cupcake charmosinho para a mamãe!!!

Como fazer um buquê de cupcake
Eu faço parte de uma pequena parte de felizardos que tem o privilégio de almoçar todos os dias em casa com o marido. Morar em cidade pequena tem suas vantagens, né? Eis que, ultimamente, tenho vivido um "revival" na hora do almoço promovido pelo canal viva. Almoço todos os dias com Heleninha e Odete Roitman!!! Luxo puro!!! E no domingão a noite quando eu estava super de bobeira zapeando em frente a TV dei de cara com o primeiro episódio de Armação Ilimitada!!! Céus!!! Foi demais para os meus cabelos pseudo brancos que cismam em povoar a minha cabeça! Como eu era pequena não entendia direito o seriado só lembrava que eu era afim do "Bacana"! Hahahahahahahahaha.... muito bom! Muito bom... aquela musiquinha da abertura me transportou para uma época maravilhosa da minha vida. Excelente! Falando sobre o nosso buquê ... seis coisas que você precisa saber para não querer me proferir xingamentos a minha fofa pessoa:
1) O vaso precisa ser pesado pois depois de montado o topo fica pesadérrimo depois de confeitado. Entõnces, querida. O lance é investir no modelo pesadinho para não tombar depois.
2) O cupcake não pode estar recheado. Eu sei, eu sei... A gente gosta de recheio, né? Mas não dá pois o recheio atrapalha na "segurança" do cupcake.
3) São dois palitos por cupcake e não tem choro nem vela! Um só palito faz o cupcake girar, ficar pesado e  as vezes abre um rombo no nosso bolinho fofo!
4) Se você não gosta de buttercream, pode até tentar o merengue mas tem que ser uma cobertura bem leve senão cai!
5) Cubra a bola de ispor! Pelamorrrrrrrrrrr!!! Não tem coisa mais feia do que aquela bola branca aparecendo no fundo. Se você quiser pode cobrir com folhas secas ou de plástico e ornamentar os espaços com folhas, flores e borboletinhas.
6) Se você não quiser usar o isopor use espuma floral que, diga-se de passagem, é bem melhor do que o isopor.

Como diria a D. Yara a hóspede mais figura dos últimos tempos (do hotel em que eu trabalho)... (Com voz e tom de Clodovil) Você gostou docinho? Você gostou? Porque eu... amei!
Link para os truques do Buttercream Perfeito aqui.
Vídeo do buquê bem tremido, I´m sorry! A sonoplastia ambiente vem direto do interior, grilos, passarinhos e a Ramano, é claro! Amanhã vem um novo vídeo com a tão famosa rosa feita com bico de pétala! Bjks e agora vou curtir o aniversário do Sr. Pudim!!!
P.s. Usei uma bola de isopor com 16cm de diâmetro e bico da wilton 1M.

domingo, 1 de maio de 2011

Um buquê para a mamãe...

É só um preview....tô finalizando o vídeo dessa belezura!!! Atendendo ao pedido precioso de uma leitora e resolvi fazer o passo a passo desse buquê gostosérrimo!!! Daqui a pouco o vídeo estará por aqui.... Bjks, boa noite e até logo!